Discurso durante a 185ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a suspensão da greve dos policiais civis de São Paulo com o objetivo de um entendimento com o governo estadual.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • Registra a suspensão da greve dos policiais civis de São Paulo com o objetivo de um entendimento com o governo estadual.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2008 - Página 39217
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • REGISTRO, SUSPENSÃO, GREVE, POLICIA CIVIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), VIABILIDADE, BUSCA, ENTENDIMENTO, GOVERNO ESTADUAL, COMENTARIO, INFORMAÇÃO, ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL, DELEGADO DE POLICIA, REALIZAÇÃO, NEGOCIAÇÃO.
  • COMENTARIO, ACEITAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, PARTE, REIVINDICAÇÃO, POLICIA CIVIL, FALTA, ENTENDIMENTO, REAJUSTE, REMUNERAÇÃO, ADVERTENCIA, IMPORTANCIA, ATENÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA, NECESSIDADE, BENEFICIO, RESULTADO, NEGOCIAÇÃO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Da mesma forma, reitero aos Senadores do PT que venham ao Plenário para completar o quórum, Sr. Presidente.

            Eu gostaria também de informar que, desde a manhã desta quarta-feira, as delegacias de polícia no Estado de São Paulo voltaram a funcionar normalmente. Os policiais civis suspenderam a greve por 48 horas para um entendimento com o Governo José Serra. Desde 16 de setembro, as delegacias estavam apenas atendendo os casos de emergência, como prisão em flagrante e remoção de cadáver.

            A Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo informa que as negociações entre o Governo e os policiais civis começaram a andar novamente nesta terça-feira. Após a proposta apresentada pelo Governo, os policiais elaboraram uma contraproposta com seis pontos principais. Dois já foram aceitos pelo Governo, quais sejam, a aposentadoria especial, cujo projeto deve ser encaminhado à Assembléia Legislativa, e a extinção das 4ª e 5ª classes da Polícia Civil.

            Um dos entraves está na proposta de aumento linear de 6,2%, apresentada pelo Governo, enquanto os policiais reivindicam 15%. Além disso, também demandam que seja criada uma diferença salarial de no máximo 20% entre um e outro nível da carreira de policial civil.

            Cabe ressaltar que inicialmente os policiais reivindicavam um reajuste de 60%, pois eles alegam ter tido uma perda salarial de 96% entre abril de 1995 e julho de 2008. Após uma reunião do TRT de São Paulo, a reivindicação passou a ser de uma escala de reajustes que comece a vigorar já a partir deste ano, com 15%, seguido de 12% para 2009 e 12% em 2010.

            É importante que essas negociações cheguem a um bom termo. Hoje um policial civil solicitou que essas conversas sejam conduzidas por representantes de todas as categorias da Polícia Civil do Estado de São Paulo e não apenas pelos delegados.

            Acho muito importante que o Governo de São Paulo promova um entendimento com todas as categorias de trabalhadores da Polícia Civil. O exemplo dado pelos delegados pode também ser seguido pelas demais categorias da Polícia Civil, pois a segurança é um assunto muito sério e não se pode permitir que mágoas decorrentes de uma negociação que não deu bons resultados afetem a política da segurança do Estado. De outra maneira, se prosseguir o desentendimento, os que vão acabar se aproveitando disso são aqueles que estão à margem da lei, que estariam aproveitando o movimento de paralisação para realizar ações que contrariam os objetivos de segurança em meu Estado.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2008 - Página 39217