Pronunciamento de Mão Santa em 14/10/2008
Discurso durante a 189ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Saúda o lançamento do livro Piauhy - das Origens à Nova Capital do engenheiro Dr. Cid de Castro Dias.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Saúda o lançamento do livro Piauhy - das Origens à Nova Capital do engenheiro Dr. Cid de Castro Dias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/10/2008 - Página 39620
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, LANÇAMENTO, LIVRO, HISTORIA, ESTADO DO PIAUI (PI).
O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Paulo Paim, eu só queria aproveitar o momento e a sensibilidade de V. Exª para anunciar que, neste instante, no Carpe Diem, está sendo lançado um livro sobre o Piauí, com ortografia antiga, grafando o título: Piauhy - das Origens à Nova Capital.
O livro é escrito por engenheiro de grande valor, nascido em São Raimundo Nonato, Dr. Cid de Castro Dias. Ele foi muito tempo funcionário do Estado, engenheiro, tendo ocupado a Secretaria de Obras. É realmente uma obra que enriquece a história do Brasil e do Piauí.
No livro, ele fala do desbravamento, da colonização, da Casa da Torre, de Domingos Jorge Velho, de Afonso Mafrense, da Batalha do Jenipapo, da Balaiada, de Palmares, de Mandu Ladino, de Oeiras, de Visconde da Parnaíba, de Saraiva e da mudança da capital. Ou seja, ele vai do descobrimento até a fundação de Teresina, que aconteceu em 1858. Por trinta anos, depois da independência do Brasil, foi a capital Oeiras. Essa mudança foi feita pelo baiano Saraiva.
Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil. Ela foi fonte de inspiração para Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Palmas.