Discurso durante a 190ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do Dia da Criança, com objetivo de se discutir e encontrar meios para inclusão social das crianças do nosso País, e do Dia do Professor.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.:
  • Comemoração do Dia da Criança, com objetivo de se discutir e encontrar meios para inclusão social das crianças do nosso País, e do Dia do Professor.
Publicação
Publicação no DSF de 16/10/2008 - Página 39794
Assunto
Outros > HOMENAGEM. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, PROFESSOR, CRIANÇA, COMENTARIO, EXPERIENCIA, ORADOR, MAGISTERIO, IMPORTANCIA, BUSCA, ENSINO, ETICA, JUSTIÇA, REGISTRO, DECLARAÇÃO, GANHADOR, PREMIO, AMBITO INTERNACIONAL, ECONOMIA, VALORIZAÇÃO, PROFISSÃO.
  • SAUDAÇÃO, EXPERIENCIA, MUNICIPIO, TABOÃO DA SERRA (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INICIATIVA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, INCENTIVO, PROFESSOR, VISITA, RESIDENCIA, CRIANÇA, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, RENDIMENTO, ESTUDANTE.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, quero aqui me solidarizar com a iniciativa do Professor Cristovam Buarque de saudar todos os professores e todas as crianças neste dia. Como professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, quero aqui dizer a todas as crianças, a todos os estudantes e a todos os professores como é importante que estejamos sempre a estimulá-los a buscar, sobretudo, a ética, a verdade e a realização da justiça.

            Anteontem, o professor que ganhou o Prêmio Nobel de Economia, Paul Krugman, divulgou alguma coisa sobre a sua vida e falou de seus ideais como professor: sempre procurar a verdade, a beleza e, obviamente, o sucesso em sua vida.

            Na conclusão, gostaria de saudar aqui uma experiência muito simples, mas muito positiva.

            Em Taboão da Serra, o Secretário de Educação César Calegari, que foi Deputado Estadual, tomou a iniciativa de fazer com que todos os professores da rede pública passassem a fazer uma visita, pelo menos uma vez ao ano, a cada uma das residências para saber como as crianças estavam, em que ambiente viviam, dialogando com seus pais e com as crianças.

            Isso resultou num aumento muito significativo da participação das crianças nas escolas. A vista dos professores, em média por cinqüenta minutos, às residências das crianças, seus alunos, despertou um enorme interesse nas próprias crianças, fez com que tivessem um melhor aproveitamento na escola.

            Registro, portanto, essa experiência de integração da escola com a família, que, inclusive, foi premiada por ter conseguido elevar o grau de aproveitamento e as notas dos alunos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/10/2008 - Página 39794