Discurso durante a 203ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Reeleição de seu filho, João Henrique, para Prefeito de Salvador, capital do Estado da Bahia.

Autor
João Durval (PDT - Partido Democrático Trabalhista/BA)
Nome completo: João Durval Carneiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Reeleição de seu filho, João Henrique, para Prefeito de Salvador, capital do Estado da Bahia.
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2008 - Página 42423
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, REELEIÇÃO, FILHO, ORADOR, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DA BAHIA (BA), AGRADECIMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ISENÇÃO, PROCESSO ELEITORAL, DISPUTA, ADVERSARIO, PARTIDO POLITICO, BANCADA, GOVERNO, ELOGIO, NIVEL, CAMPANHA.
  • AGRADECIMENTO, APOIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, SENADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), UNIÃO, CAMPANHA, BENEFICIO, INTERESSE PUBLICO, VITORIA, DEMOCRACIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           O SR. JOÃO DURVAL (PDT - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, meu querido amigo, Srs. Senadores, volto a esta tribuna para registrar aqui um momento muito especial e significativo, a reeleição do meu filho João Henrique, para exercer o cargo de Prefeito de Salvador.

           Especial, porque esta é a comemoração de um pai orgulhoso. Significativo pela maneira como a vitória foi construída e conquistada. Pela importância dessa vitória é preciso comemorar e fazer aqui alguns agradecimentos: ao Presidente Lula, que soube manter a distância e reserva quando estavam na disputa dois candidatos da sua base política. Atitude que não nos surpreendeu, porque é o que se espera de um estadista.

           Um agradecimento ao Ministro Geddel Vieira Lima, que desde o princípio acreditou no projeto de reeleição de João Henrique, que o levou para o seu Partido e cujo apoio foi fundamental para a vitória.

           Para os agradecimentos a seguir, Sr. Presidente, Srs. Senadores, é imprescindível mostrar um fato que se mostrou de vital importância para a nossa vitória.

           Com a decisão de apoio do Deputado ACM Neto e do ex-Governador Paulo Souto, tivemos a satisfação de estar no mesmo palanque, este pai orgulhoso, o Senador Antônio Carlos Júnior - não menos orgulhoso - e o Senador César Borges.

           A união desses políticos em torno de um projeto comum bem demonstra o alto espírito público dos representantes do povo baiano aqui neste Senado Federal. Quando o que mais importa são os interesses da Capital, ou do Estado da Bahia, cessam as nossas dificuldades políticas. Todos os obstáculos são removidos em prol dos cidadãos baianos.

           Essa união se deu em torno de propostas que foram absorvidas pelo candidato João Henrique, disposto a fazer um governo voltado para o que espera a maioria dos cidadãos soteropolitanos.

           Sem citar nomes, agradeço a todos que integraram a ampla aliança montada por João Henrique para disputar a reeleição. Muito obrigado àqueles que, ao vislumbrarem a disputa definitiva do segundo turno, resolveram se unir em um mesmo projeto e que, portanto, comemoraram a vitória conosco.

           A política não é e nunca foi ciência exata, Sr. Presidente. A democracia é a nossa escola. Por isso, resolvi comemorar essa demonstração tão eloqüente de vivência e convivência democrática.

           Tantos partidos, tantos políticos, tantas idéias diferentes somadas em benefício de um só povo, neste caso, o cidadão da Capital, mas que representa o povo da Bahia.

           Não é sem emoção que agradeço a todos do fundo do meu coração.

           Muito obrigado, Sr. Presidente. Agradeço a V. Exª também pelas palavras elogiosas que proferiu à nossa vitória em Salvador.

           Agradeço também ao Senador Paim as palavras elogiosas à minha pessoa e ao João Henrique.

           Muito obrigado.

           O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador João Durval, V. Exª me permite um aparte?

           O SR. JOÃO DURVAL (PDT - BA) - Pois não. 

           O Sr. Paulo Paim (PSDB - AP) - O Senador Mão Santa me convidou, vou assumir a Presidência, em seguida vão falar ele e o Senador Geraldo Mesquita Júnior, mas eu não poderia deixar de fazer um aparte a V. Exª, inclusive pela forma diplomática com que V. Exª foi à tribuna, elogiando inclusive o Presidente Lula, falando da importância do processo democrático e da vitória do seu filho, que foi no primeiro e no segundo turno, demonstrando que essa é a grandeza que o povo espera dos seus governantes. E tenho certeza que V. Exª, que foi ex-Governador, como eu disse eu estive na Bahia um tempo atrás junto com o Senador Geraldo Mesquita Júnior, sei do carinho do povo da Bahia por V. Exª e sei que V. Exª não foi vitorioso apenas na Capital, na sua humildade, V. Exª nem comentou as outras cidades, mas percebi o carinho do povo por V. Exª. Então, faço este aparte muito mais para cumprimentá-lo, não pelo resultado somente eleitoral. Para mim, eram dois grandes candidatos, e V. Exª eu sei que reconhece e só podia ganhar um dos dois. E para felicidade de V. Exª, ganhou o candidato que V. Exª apoiou, e fez um belíssimo trabalho. Mas sei que ambos saíram, no meu entendimento, vitoriosos das urnas. Com certeza o Walter Pinheiro também saiu vitorioso. Sei que ele se apresenta provavelmente como o candidato a outros postos no futuro, como tenho certeza absoluta de que o seu filho sai desse processo com a reeleição muito mais forte do que começou. Parabéns a V. Exª, ao seu filho e ao nosso querido Walter Pinheiro, a quem apoiei, mas que infelizmente o resultado não foi aquele que eu gostaria, mas sei que elegemos também um grande Prefeito que foi o seu filho. Parabéns a V. Exª e ao Prefeito que reassume o cargo no dia 1º de janeiro. Meus cumprimentos.

           O SR. JOÃO DURVAL (PDT - BA) - Muito obrigado, Senador Paulo Paim.

           Quero ressalvar também que o nosso amigo Walter Pinheiro foi efetivamente um grande adversário. A campanha, toda ela, foi desenvolvida em alto nível, foi desenvolvida democraticamente, de maneira que ninguém saiu com arranhões. Foi muito bonita.

           Muito obrigado a V. Exª.


Modelo1 4/24/2410:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2008 - Página 42423