Discurso durante a 202ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre audiência pública que está sendo realizada na Comissão de Assuntos Econômicos, com a presença do Ministro da Fazenda e do Presidente do Banco Central. Referência aos diálogos e debates entre os candidatos nas eleições para Presidente da República dos EUA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA SOCIAL. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Considerações sobre audiência pública que está sendo realizada na Comissão de Assuntos Econômicos, com a presença do Ministro da Fazenda e do Presidente do Banco Central. Referência aos diálogos e debates entre os candidatos nas eleições para Presidente da República dos EUA.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2008 - Página 42318
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA SOCIAL. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO, ESCLARECIMENTOS, ATENÇÃO, AUTORIDADE, ECONOMIA, EFEITO, CRISE, MERCADO INTERNACIONAL, PROVIDENCIA, GOVERNO, GARANTIA, LIQUIDEZ, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, EMPRESA, CONSTRUÇÃO CIVIL, AGRICULTURA, COOPERATIVA, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA.
  • REGISTRO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INAUGURAÇÃO, EXPOSIÇÃO, INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), EMPENHO, GOVERNO FEDERAL, MANUTENÇÃO, NIVEL, ATIVIDADE ECONOMICA, EMPREGO, BRASIL.
  • COMENTARIO, ACOMPANHAMENTO, ORADOR, DEBATE, CAMPANHA ELEITORAL, PRESIDENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), INFORMAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, CARTA, ENDEREÇAMENTO, CANDIDATO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, REGISTRO, APOIO, OBJETIVO, CAMPANHA, SUGESTÃO, ATENÇÃO, EXPERIENCIA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA ASSISTENCIAL, RENDA MINIMA, AMERICA DO NORTE.
  • ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REPRESENTANTE, SENADO, SEMINARIO, PAIS ESTRANGEIRO, PORTUGAL, ESPANHA, AMERICA LATINA, RENDA MINIMA, MUNDO, DIREITOS, CIDADANIA.
  • REGISTRO, CONVITE, ENDEREÇAMENTO, ORADOR, PARTICIPAÇÃO, CONFERENCIA INTERNACIONAL, BANCO MUNDIAL, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA.
  • RECOMENDAÇÃO, SENADOR, FILME, DEPOIMENTO, AGENTE PENITENCIARIO, RESPONSAVEL, NELSON MANDELA, LIDER, COMBATE, APARTHEID, PERIODO, PRISÃO.
  • REGISTRO, ENCAMINHAMENTO, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATENÇÃO, BUSCA, ATENDIMENTO, DECISÃO JUDICIAL, CONCESSÃO, APOSENTADORIA, AEROVIARIO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Sr. Presidente, Senador Gerson Camata, agradeço a atenção do Senador Pedro Simon, que fez a inversão comigo, uma vez que, há pouco, eu fiz argüição ao Ministro Guido Mantega e ao Ministro - Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Eu precisava, portanto, estar ali presente quando da resposta do Ministro Guido Mantega e ainda, bem agora, deve estar o Presidente Henrique Meirelles a responder algumas das minhas indagações, mas eu tive de estar aqui presente, para não perder a oportunidade da minha inscrição.

Eu gostaria, primeiro, de enaltecer a maneira como ambos, Guido Mantega e Henrique Meirelles, estão conduzindo audiência tão importante, realizada desde às 10 e pouco da manhã na Comissão de Assuntos Econômicos.

S. Exªs esclarecem como as autoridades econômicas têm estado muito atentas às repercussões da crise econômica mundial e têm tomado as medidas necessárias para prover a liquidez para as instituições financeiras, para as empresas da construção civil e da agricultura, para as cooperativas, para a indústria automobilística.

Ainda ontem, o Presidente Lula, quando da inauguração do Salão do Automóvel, onde foi muito aplaudido pelos empresários brasileiros ligados à indústria automobilística, assegurou que o Governo está muito atento para que seja mantido o nível de atividade econômica, o nível de emprego. Ainda que seja normal que haja repercussão com respeito à diminuição da demanda por automóveis no mundo, em especial no mundo mais desenvolvido, é importante que a economia brasileira, conforme ressaltaram os Ministros Guido Mantega e Henrique Meirelles, esteja em boas condições, seja pela diminuição da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro por causa do alto volume de reservas externas, seja pela atenção que o Governo está dando a cada dia à questão, também colocando em prática medidas como a maior operacionalização do redesconto para enfrentar esse problema de liquidez.

Ressalto que uma das preocupações maiores que tenho é relativa à forma como deve o Governo brasileiro, de acordo até com os objetivos maiores do Presidente Lula, estar atento não apenas ao nível da atividade, ao nível de emprego, mas também ao conteúdo do emprego. Aqui, refiro-me àquilo que, em 1971, tive a oportunidade de assistir, quando a economista Joan Robinson, convidada pelo Presidente da Associação Americana de Economistas, fez a palestra de honra do encontro da Associação Americana de Economistas, já ressaltando que a segunda grande crise da teoria econômica se referia exatamente a esta questão: o conteúdo do emprego, a distribuição da renda dentro de cada País e entre os diversos países do mundo. Esse tema continua atual. Naquela oportunidade, Joan Robinson, uma das contemporâneas e discípulas de John Maynard Keynes, observou que o grande avanço de John Maynard Keynes na Teoria Geral, ao demonstrar que por meio de maiores gastos governamentais seria possível manter o nível de emprego e de atividade, infelizmente, aconteceu depois de uma tragédia, pois já havia sido demonstrado isso por Hitler. Só que a tragédia foi que Hitler resolveu aumentar os gastos de governo para fins bélicos, e isso, obviamente, não é saudável.

Caro Senador Pedro Simon e queridos Senadores, o Senador Paulo Paim está muito atento a um dos acontecimentos mais notáveis que está por vir no próximo dia 4 de novembro: as eleições nos Estados Unidos da América. Tenho acompanhando pari passu os diálogos e os debates entre o Senador John McCain e o Senador Barack Obama. Sobretudo nessas últimas semanas, o Senador John McCain, na sua campanha, juntamente com Srª Sarah Palin, Governadora do Estado do Alasca, tem criticado o Senador Barack Obama como um homem que quer distribuir a renda, enquanto ele, John McCain, quer produzir riqueza. John McCain diz que Barack Obama quer distribuir a riqueza, como se ele fosse um perigoso socialista.

V. Exª deve ter visto, hoje, nos jornais, que, ontem, o Senador Barack Obama disse que, no próximo fim de semana, o Senador John McCain vai acusá-lo de ser um perigoso agente comunista por que, quando Obama estava no jardim de infância, ele dividiu seus brinquedos. Imaginem!

Sr. Presidente, acabo de escrever uma carta para Barack Obama. Eu a encaminhei nesta manhã ao Embaixador dos Estados Unidos, Clifford Sobel, esperando que ele a entregue ao gabinete do Senador Barack Obama. Eu a escrevi originalmente em inglês, mas, aqui, farei a tradução, nos seguintes termos:

Prezado Senador Barack Obama, gostaria de expressar meu total apoio aos objetivos principais de sua campanha presidencial e de desejar-lhe todo o sucesso. Estou seguindo todos os debates e seus argumentos para responder ao Senador John McCain, que, em suas palavras, está dizendo que o senhor quer distribuir a riqueza, enquanto ele quer produzir a riqueza.

O senhor agiu bem quando mencionou que, no próximo fim de semana, o Senador McCain vai acusá-lo de ser um perigoso agente secreto comunista por que, quando o senhor era criança, o senhor havia dividido seus brinquedos no jardim de infância. Deixe-me sugerir [é o que digo para o Senador Barack Obama, Senador Mão Santa] ao Senador Barack Obama que ele observe que a Governadora Sarah Palin, que foi escolhida pelo Senador McCain como candidata a Vice-Presidente, anunciou, setembro último, a maior distribuição de renda na história do Alasca, pois todos os 611 mil habitantes que residem lá há um ano ou mais acabaram de receber, por decisão do Alaska Permanent Fum, US$2.069 de dividendo mais US$1.200, que a Governadora Sarah Palin distribuiu, do Tesouro do Alasca, para todos os habitantes, para enfrentarem custos mais altos de energia naquele Estado.

É importante ressaltar que o sistema de dividendos do Fundo Permanente do Alasca é tão bem-sucedido que fez do Alasca o mais igualitário dos 50 Estados americanos. Durante os anos 90, distribuiu 6% do produto doméstico do Alasca para todos os seus habitantes em igual forma.

O Fundo Permanente do Alasca é um exemplo bem-sucedido, que existe no mundo, de uma renda básica incondicional como um direito à cidadania, como o formulado por Thomas Paine, em 1795, e defendido por James Tobin, nos anos 70, e hoje pelo Professor Philippe van Parijs, da Universidade de Harvard e da Universidade Católica de Louvain.

Sr. Presidente, faço também o registro de requerimento de minha autoria segundo o qual comunico que devo viajar, na próxima semana, para participar, representando o Senado Federal, do Seminário Ibero-Americano: Renda Básica Universal: Direito de Cidadania? Perspectivas européias e latino-americanas, que ocorrerá em Montevidéu e em Buenos Aires. Isso será feito sem ônus para o Senado. Aqui, anexo o programa. Estarão presentes os membros do Governo da República do Uruguai, o Vice-Presidente, Rodolpho Nin Novoa; a Ministra Marina Arismendi e o Reitor da Udelar, Rodrigo Arocena. Também estarão presentes os principais conhecedores do tema: da Espanha, irão Daniel Raventós e David Casassas; da Argentina e do México, Rubén Lo Vuolo, Pablo Yanes, Corina Rodríguez Enriquez; do Brasil, eu próprio.

Também registro o convite para representar o Senado Federal na Oitava Conferência Anual da Rede Parlamentar do Banco Mundial, que ocorrerá em Paris, na Assembléia Nacional Francesa, entre os dias 19 a 21 de novembro próximo. Aqui está o convite, o requerimento anexo.

Sr. Presidente, muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Gerson Camata. PMDB - ES) - A Presidência agradece a V. Exª, Senador Eduardo Suplicy.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Sr. Presidente, há mais um...

O SR. PRESIDENTE (Gerson Camata. PMDB - ES) - Tem a palavra V. Exª.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Eu gostaria de fazer uma recomendação aos Srs. Senadores que, inclusive, fiz ontem ao Presidente Lula. Ao viajar de Brasília para São Paulo, para acompanhá-lo ao Salão do Automóvel, perguntei ao Presidente Lula como é que se encontrava o Presidente Nelson Mandela, da África do Sul, pois ele teve a oportunidade de encontrá-lo em Moçambique. Todos sabemos que o Presidente Nelson Mandela casou-se, em segunda núpcias, com a Srª Graça Machel, que era esposa do ex-Presidente Samora Machel. O Presidente me respondeu que Nelson Mandela, aos 91 anos, encontra-se consciente, muito amigável, e que tiveram um excelente diálogo.

O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Permite V. Exª um aparte?

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Deixe-me só completar o que estava dizendo.

O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - Eu também quero o aparte.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Deixe-me só completar.

O SR. PRESIDENTE (Gerson Camata. PMDB - ES) - Os apartes não podem mais ser solicitados por causa do tempo.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - O Presidente disse-me que Mandela, às vezes, está com dificuldade de andar, mas que se encontra muito bem.

Prezado Senador Paulo Paim, que muito gosta do Nelson Mandela, quero fazer uma recomendação a todos. Há poucos dias, assisti ao filme Mandela - Luta pela Liberdade. Quero recomendá-lo a todos e, por isso, pedi a palavra. Trata-se do depoimento do Sr. Gregory, a pessoa que foi designada pelo Governo da África do Sul para tomar conta de Nelson Mandela na prisão durante 27 anos, mesmo que ele mudasse de prisão, porque ele sabia tudo de Nelson Mandela, aprendeu a conhecê-lo de perto. Quando menino, na fazenda de seus pais, ele brincava com os meninos da região e aprendeu a língua nativa. Por isso, ele compreendia o dialeto que Nelson Mandela falava e foi encarregado de ser guarda e espião. Ele tinha de reportar tudo o que fazia Nelson Mandela. Mas por que o filme é tão bonito? É o exemplo de como um homem, pelo seu caráter, pelas suas palavras, pelas suas atitudes, acaba transformando as pessoas que estão ao seu redor, inclusive a nação, a África do Sul. Portanto, trata-se de um filme muito bonito. Recomendo a todos a história Mandela - Luta pela liberdade.

Muito obrigado.


Modelo1 3/29/2410:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2008 - Página 42318