Discurso durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Realização, a partir de hoje, do VII Congresso Nacional dos Defensores Públicos, em Cuiabá/MT. (como Líder)

Autor
José Nery (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/PA)
Nome completo: José Nery Azevedo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO.:
  • Realização, a partir de hoje, do VII Congresso Nacional dos Defensores Públicos, em Cuiabá/MT. (como Líder)
Aparteantes
Romero Jucá.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2008 - Página 41993
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, OCORRENCIA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), CONGRESSO BRASILEIRO, DEFENSOR PUBLICO, ORGANIZAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DE CLASSE, IMPORTANCIA, AMPLIAÇÃO, ATUAÇÃO, DEFENSORIA PUBLICA, DEMOCRACIA, ACESSO, JUSTIÇA, POPULAÇÃO, BAIXA RENDA, DEFESA, DIREITOS HUMANOS, PROGRAMA, PROTEÇÃO, TESTEMUNHA, VITIMA, AMEAÇA, APOIO, CRIANÇA, ADOLESCENTE, CUMPRIMENTO, ESFORÇO, DEFENSOR, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Mão Santa, Srs. Senadores Romero Jucá, Flávio Arns e Jayme Campos, quero neste momento usar a tribuna para cumprimentar os defensores públicos brasileiros, que se reúnem, a partir de hoje até sexta-feira, em Cuiabá, capital do Mato Grosso, pela realização do VII Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que tem patrocínio e organização da Associação Nacional dos Defensores Públicos - Anadep, da Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso e da Associação Mato-Grossense de Defensores Públicos - Amdep.

Esse Congresso realiza-se no Centro de Convenções de Cuiabá no momento em que a Defensoria Pública amplia o seu papel na defesa dos mais pobres, especialmente das pessoas mais carentes que têm dificuldade de acesso à Justiça.

Eu deveria, Sr. Presidente, participar da importante cerimônia de abertura do congresso que se realiza em Mato Grosso, na data de hoje. Em razão de motivo superior, não foi possível me deslocar até à capital Cuiabá, mas quero aqui, neste momento, levar uma palavra de estímulo, de incentivo e de parabéns a todos os defensores públicos do Brasil que participam desse importante evento em que procuram organizar os membros da carreira da Defensoria Pública nos Estados. Procuram, de certa forma, adotar e melhorar os mecanismos de funcionamento da Defensoria.

Quero registrar especialmente o esforço que vem sendo feito pela Defensoria Pública do Estado do Pará, coordenada pelo Dr. Antonio Cardoso, que vem modernizando e ampliando o trabalho da Defensoria no Estado do Pará, que, neste momento, encontra-se em Cuiabá, ao lado de uma numerosa delegação paraense, junto das demais delegações brasileiras, participando desse VII Congresso Nacional dos Defensores Públicos. 

Além de cuidar da Justiça para os mais pobres - V. Exª foi governador de Estado e sabe o quanto a Defensoria Pública é importante para a população mais pobre -, a Defensoria Pública também vem tratando de questões relacionadas à defesa dos direitos humanos, razão por que vem ampliando a sua atuação com a participação - como é o caso do Estado do Pará e de outros Estados - em programas de defesa de testemunhas ameaçadas, programa de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Por essas razões, quero cumprimentar e parabenizar os defensores públicos do Brasil por esse importante evento e desejar que suas decisões, emanadas de seu congresso nacional, tornem-se, cada vez mais, realidade nas comarcas, nos municípios em que atuam e nos diversos Estados brasileiros.

É com satisfação que concedo ao Senador Romero Jucá um breve aparte.

O Sr. Romero Jucá (PMDB - RR) - Meu caro Senador José Nery, eu pedi esse aparte para somar minha voz à voz de V. Exª, que saúda o encontro dos defensores públicos. Quero, também, registrar meu apreço e meu apoio. Tenho procurado, durante toda a minha vida pública, apoiar a Defensoria Pública. Acredito que é um instrumento importante, leva justiça à população mais pobre de nosso País. Tenho procurado ampliar a condição de trabalho das defensorias públicas. A Defensoria Pública de Roraima é um exemplo, está estruturada, tem uma legislação própria, tem autonomia. Enfim, nós temos procurado, no Estado de Roraima, investir nessa atividade, que é tão importante para a população. Então, eu quero, somando minha voz à de V. Exª, parabenizar também todos os defensores públicos e registrar aqui o nosso apreço, o nosso respeito e o nosso apoio a uma categoria que presta relevante serviço a toda população.

O SR. JOSÉ NERY (PSOL - PA) - Muito obrigado, Senador Romero Jucá, por seu aparte, em que se congratula com os defensores públicos do Brasil. É um importante respaldo para essa categoria de profissionais que exerce um papel fundamental na defesa, na garantia da cidadania. O convite que recebi da Anadep, Associação Nacional dos Defensores Públicos, que tem à frente o Dr. Fernando Calmon, o seu Presidente nacional, para nós, motivo de grande satisfação.

Gostaríamos, Sr. Presidente, de estar compartilhando, neste momento, da abertura do encontro lá em Cuiabá. Como não é possível, faço um requerimento a V. Exª para que possamos enviar votos de congratulações por esse importante evento dos defensores públicos do Brasil.

Muito obrigado.


Modelo1 7/18/248:31



Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2008 - Página 41993