Discurso durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento do ex-Senador Mattos Leão e do Deputado Federal Max Rosenmann.

Autor
Roseana Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Roseana Sarney Murad
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento do ex-Senador Mattos Leão e do Deputado Federal Max Rosenmann.
Publicação
Publicação no DSF de 29/10/2008 - Página 42006
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MATTOS LEÃO, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, DEFESA, CONSTRUÇÃO, ITAIPU BINACIONAL (ITAIPU), INVESTIMENTO, DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero registrar aqui meu pesar pelo falecimento do ex-Senador Mattos Leão, ocorrido na quinta-feira passada, e também pelo passamento do deputado Max Rosenmann, companheiro do PMDB, ocorrido ontem. Em menos de uma semana o Paraná perdeu dois de seus ilustres políticos, grandes defensores do Estado.

Mattos Leão marcou sua vida na militância política, onde começou como vereador, sendo duas vezes Deputado Estadual e depois Senador nos difíceis anos 60 e 70, quando o Brasil vivia tempos de obscurantismo e a arte de fazer política exigia coragem, como atividade de risco e de imensas dificuldades.

Empresário empreendedor, Mattos Leão, foi fundador da Cimentos Itambé, que ainda hoje é uma das maiores empresas do ramo. Na política presidiu dois partidos no Paraná - Arena e o então PFL, hoje DEM. Foi também o coordenador político do Governo de Paulo Pimentel, no Paraná, onde mostrou seus dotes que somavam delicadeza com firmeza e grande capacidade de conciliar diferenças. No Senado foi um ferrenho defensor da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e da importância dos investimentos no desenvolvimento da nossa Agricultura. O tempo revelou a assertiva dessas lutas. O Brasil, certamente, seria menor sem Itaipu e sem a força da nossa Agricultura, hoje um dos carros chefes da economia brasileira.

O tempo, Sr. Presidente, sempre repõe a História e os seus personagens em seus devidos lugares. Mattos Leão, sério, competente, também delicado e atencioso, merece homenagens pelo brasileiro que soube ser, e por sua trajetória na política nacional. Não é diferente com o deputado Max Rosenmann, cuja perda é também muito sentida no nosso PMDB e aqui neste Congresso.

Assim, desta tribuna envio meus sinceros pêsames às famílias enlutadas e ao povo do Paraná. Mattos Leão e Max Rosenmann são grandes perdas. Farão falta no cenário político brasileiro.

Muito obrigada.


Modelo1 5/16/244:10



Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/10/2008 - Página 42006