Discurso durante a 206ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da solenidade de assinatura, hoje, no Palácio do Planalto, de cinco decretos que alteraram o Estatuto do Sistema S.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO PROFISSIONALIZANTE.:
  • Registro da solenidade de assinatura, hoje, no Palácio do Planalto, de cinco decretos que alteraram o Estatuto do Sistema S.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2008 - Página 44223
Assunto
Outros > ENSINO PROFISSIONALIZANTE.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SOLENIDADE, ASSINATURA, DECRETO LEI FEDERAL, ALTERAÇÃO, ESTATUTO, SISTEMA, SERVIÇO SOCIAL, ENTIDADE PATRONAL, VIABILIDADE, GRATUIDADE, CURSO TECNICO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, CIDADÃO, BAIXA RENDA, AMPLIAÇÃO, CARGA HORARIA, CURSOS, COMENTARIO, PRESENÇA, SAUDAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE).
  • APRESENTAÇÃO, DADOS, AMPLIAÇÃO, INVESTIMENTO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, ESPECIFICAÇÃO, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI), SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA (SESI), AUMENTO, NUMERO, VAGA, CURSO TECNICO, ANALISE, CRESCIMENTO, SETOR, PERIODO, ATUALIDADE, GESTÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXPECTATIVA, MELHORIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, pela manhã, no Palácio do Planalto, na presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do Vice-Presidente José Alencar e também do Presidente Lula, foram assinados cinco decretos que alteraram o Estatuto do Sistema S. Essa alteração visa permitir a gratuidade nos cursos do Sistema S para os trabalhadores de baixa renda e também para aumentar a carga horária dos cursos.

Vai ser implantada essa alteração em 2.800 Municípios do Brasil. Entre 2009 e 2014, serão investidos R$4,8 bilhões das contribuições compulsórias do Sistema S.

No Senai, dois terços das contribuições serão utilizados para as vagas gratuitas nos programas de formação inicial continuada e nos programas de formação de nível médio. A carga horária dos cursos de formação inicial será, obrigatoriamente, no mínimo, de sessenta horas. As de formação continuada não terão limite de horas.

No Sesi, vai-se destinar um terço da receita líquida da contribuição compulsória para as vagas dos estudantes de baixa renda. Isso é uma oferta de mais cursos técnicos para muitos brasileiros, e também faz parte da complementação do Bolsa Família, como faz parte também o aumento das escolas técnicas. Até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas federais. De 2003 até hoje, já foram entregues 45 escolas técnicas no Brasil, e até 2010 serão entregues 214 escolas técnicas. No final, o investimento nessas 214 escolas - no total serão 354 escolas - será de R$836 milhões.

A matrícula de alunos em cursos nas escolas técnicas, em 2003, era de 160 mil vagas, Senador Valter; em 2010, serão 500 mil vagas. Se a gente for somar essas vagas que vão surgir no Sistema S, vai passar de um milhão o número de vagas no ensino técnico até 2010.

Pedi essa comunicação inadiável porque acredito que o ensino técnico, de forma mais rápida e eficaz, melhora a qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros.

Por isso, meus parabéns ao Sistema S, ao Presidente Lula, ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, e ao Ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Modelo1 7/18/248:22



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2008 - Página 44223