Discurso durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a dois cidadãos roraimenses: o poeta Eliakim Rufino, autor do poema Uakti, que deu nome a um projeto cultural Uakti 2008, e Roseane Pereira Cabral, responsável pelo Projeto Leitura na Praça.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem a dois cidadãos roraimenses: o poeta Eliakim Rufino, autor do poema Uakti, que deu nome a um projeto cultural Uakti 2008, e Roseane Pereira Cabral, responsável pelo Projeto Leitura na Praça.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2008 - Página 45569
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, POETA, ESTADO DE RORAIMA (RR), IMPORTANCIA, REGIÃO, REGISTRO, OBRA LITERARIA, DENOMINAÇÃO, PROJETO, CULTURA, COMENTARIO, HISTORIA, REUNIÃO, ARTISTA, FUNCIONARIOS, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZONIA (INPA), EXPECTATIVA, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, ASSOCIAÇÕES, ENCONTRO, NATUREZA CULTURAL.
  • HOMENAGEM, PROJETO, INCENTIVO, CULTURA, MUNICIPIO, IRACEMA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), OCORRENCIA, LEITURA, PRAÇA PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, PROFESSOR, ESTUDANTE, VOLUNTARIO, FAMILIA, POLICIA MILITAR, FUNCIONARIOS, PREFEITURA MUNICIPAL, CUMPRIMENTO, CIDADÃO, REALIZAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, Srª Senadora Lúcia Vânia, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, quero aproveitar este momento para homenagear dois cidadãos roraimenses que orgulham nosso Estado.

O poeta roraimense Eliakin Rufino, autor do poema Uakti, que deu nome, Senador Jefferson Praia, a um projeto cultural que reuniu 200 artistas amazonenses em 1989, agora se tornou um dos convidados especiais da nova temporada do Projeto que começou no último dia 31, em Manaus.

Esse projeto ocorre lá na sua cidade, Senador Jefferson Praia, mas o nome de um poema dele é que foi usado para intitular o projeto.

O Projeto Uakti 2008 é um misto de confraternização e show musical, poético e de artes plásticas e foi o pano de fundo da reunião preparatória para a festa de 20 anos do Projeto Uakti.

O projeto realizou-se pela primeira vez entre 1988 e 1990 e reuniu o pessoal da Associação dos Servidores do Inpa. Durante 21 semanas, reuniram-se cerca de 200 artistas de diversas expressões culturais, como música, pintura, poesia falada, dança, performances teatrais e circenses, teatro de revista, capoeira e maculelê. Houve exposições de fotos, charges, desenhos científicos, artísticos e colagens.

A festa de comemoração dos 20 anos do projeto está programada para acontecer em 2009. Junto com o aniversário do projeto também serão comemorados os 21 anos da Associação dos Servidores do Inpa, que tem sede tanto no seu Estado como no meu, e os 22 anos da Associação dos Pesquisadores do Inpa, existente tanto no Estado do Amazonas como no Estado de Roraima - associações essas que foram as produtoras do evento em 1989.

A outra pessoa que quero homenagear hoje desta tribuna é responsável por um projeto interessantíssimo, finalista do Prêmio Viva Leitura 2008, realizado pelo Ministério da Educação.

Esse projeto é desenvolvido num município pequeno de Roraima, o Município de Iracema.O Projeto Leitura na Praça foi desenvolvido pela roraimense Roseane Pereira Cabral. O objetivo era sensibilizar a comunidade para a importância da literatura na vida dos cidadãos.

Por isso mesmo, o projeto realiza rodas de leitura na praça da cidade a cada dois meses. Participam professores, estudantes de escolas públicas, voluntários, membros das famílias, membros da Polícia Militar e funcionários da Prefeitura do Município de Iracema, em Roraima.

Fico feliz em trazer o nome desses dois roraimenses aqui para a tribuna do Senado Federal. São pessoas que melhoram a vida de seus conterrâneos com ações simples que envolvem educação e cultura. O Brasil precisa de mais exemplos assim.

Parabéns, Eliakin Rufino! Parabéns, Roseane Cabral! Em nome do povo de Roraima, agradeço o empenho de vocês para tornar Roraima e o Brasil um lugar melhor.

Era isso que tinha a dizer, Senador. Apenas homenagear o nosso maior poeta vivo, o Eliakin Rufino. Inclusive, há um poema chamado Cavalo Selvagem, que puxa a alma do lavrado roraimense para a poesia.

Muito obrigado pela oportunidade, Senador Mão Santa.


Modelo1 5/17/244:01



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2008 - Página 45569