Discurso durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pelo transcurso dos 62 anos do jornal O Liberal, no próximo dia 15 de novembro.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração pelo transcurso dos 62 anos do jornal O Liberal, no próximo dia 15 de novembro.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2008 - Página 45675
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, IMPRENSA, HOMENAGEM POSTUMA, EMPRESARIO, FUNDADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Mão Santa, quero, primeiro, agradecer a V. Exª, que, sempre que assume essa Presidência, nunca nega a seus Pares a oportunidade de usarem da tribuna. Sempre paciente, acata os pedidos e as solicitações que chegam até a Presidência, ocupada, como disse, interinamente por V. Exª.

Venho hoje falar de um evento muito importante para o Estado do Pará, a comemoração dos 62 anos do jornal O Liberal, no próximo dia 15 de novembro.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Permita-me só uma interrupção. Já houve requerimento para prestarmos essa homenagem. O seu companheiro, tão brilhante como V. Exª, Mário Couto, fez um pronunciamento sobre o sistema de comunicação Liberal, cujo valor maior é sempre a busca da verdade.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - É esse reconhecimento que quero trazer aqui também da parte do Senador Flexa Ribeiro, como fizeram os demais Senadores da nossa bancada, dizendo que o grupo Liberal atinge mais uma nova marca considerável, digna de admiração e aplauso dos brasileiros e dos paraenses.

Há 62 anos, o empresário pernambucano de nascimento, mas paraense de coração, Romulo Maiorana apostava alto em um jornal que não tirava mais de quinhentos exemplares por dia.

É importante, Senador Mão Santa, que se diga que Romulo Maiorana era um empreendedor. Levou, inicialmente, a modernidade ao comércio lojista de Belém. Fundou o CDL de Belém. Todas as suas ações empresariais, todas elas, eram voltadas para o desenvolvimento e eram sempre, sempre, de iniciativa pioneira.

Então, Belém teve em Romulo Maiorana uma figura ímpar, que possibilitou, sem sombra de dúvida, um crescimento muito importante para a nossa cidade.

Como eu disse, quando ele adquiriu O Liberal, esse jornal tinha uma tiragem de quinhentos exemplares/dia. Com coragem, confiança, determinação e apostando no Pará, ele começou a construir uma das marcas mais fortes e de credibilidade no Pará e no Brasil.

Este ano, o saudoso Romulo Maiorana completaria 86 anos de idade e faz 22 anos que o empresário e patriarca do jornal partiu. A melhor homenagem que os sete filhos que Romulo teve com sua esposa, Dona Déia, puderam prestar a seu pai foi a de conduzirem com competência e seriedade o jornal que o pai fundou e de que cuidava com tanto empenho.

A família Maiorana colocou o jornal O Liberal em posição de destaque e, com isso, levou junto o nome do Pará, mostrando ao País nossas riquezas, nossas virtudes e a força do nosso povo.

O Pará, nos 62 anos de O Liberal, sempre foi prioridade. Campanhas de valorização da nossa terra estiveram sempre estampadas em suas páginas. Mais que isso: cada matéria, cada reportagem é uma demonstração de respeito e amor ao Pará.

Em todos esses anos, O Liberal cresceu, expandiu suas ações. Hoje, as Organizações Romulo Maiorana são formadas pelo próprio jornal O Liberal, a TV Liberal, as Rádios Liberal AM e FM, a ORM Cabo e o Portal ORM, além do jornal Amazônia. A TV Liberal tem afiliadas em vários Municípios do Estado do Pará, abrange o Estado por inteiro como retransmissora afiliada da Rede Globo.

Além de contar com um quadro de jornalistas e profissionais de alta competência amplamente comprovada, inclusive com prêmios nacionais, o jornal sempre foi pioneiro em relação à tecnologia e à inovação. Recentemente, investiu em uma impressora que é das mais modernas da América Latina. Investiu no design do jornal. Modernizou toda a estrutura e redação da TV Liberal e tem agora a tecnologia de rádio digital nas rádios Liberal AM e FM. 

Foi também pioneiro ao criar no Pará um portal de notícias na Internet com conteúdo regional. Isso é ser empreendedor. E todas essas ações beneficiam diretamente todos os paraenses.

A seriedade da família Maiorana é seguida com firmeza e competência pelos jornalistas e centenas de funcionários do grupo. O jornal chega diretamente, como disse, aos 143 Municípios do Pará. Para todos os paraenses essa marca é de grande credibilidade. Afinal, sabemos que credibilidade é fundamental para que um jornal se mantenha tanto tempo no mercado e cada dia conquiste mais e mais leitores e respeito desse público. Por todo esse trabalho feito ao longo dos 62 anos de existência quero aqui cumprimentar D. Déia Maiorana, nossa amiga, Presidente do Jornal O Liberal e viúva do falecido Romulo Maiorana, que soube conduzir, com tanta firmeza e competência O Liberal.

Quero cumprimentar também o presidente executivo Rômulo Maiorana Júnior , jovem, porém já bastante premiado por seu comprovado empreendedorismo em favor do grupo e do Pará e os irmãos Ronaldo Maiorana, diretor-editor corporativo de O Liberal, Rosângela Maiorana Kzan, diretora administrativa, e Rose Maiorana, diretora comercial, que sempre conta com o apoio das irmãs Rosana e Ângela Maiorana.

Outra filha de Romulo e Déia Maiorana, amiga Roberta, dirigi a Fundação Rômulo Maiorana, criou o hoje já reconhecido Arte Pará, que é o maior evento de arte do Norte e Nordeste do nosso País, e estimula a arte e a cultura no nosso Estado. Com isso, cumpre um papel importante, assim como o Troféu Romulo Maiorana, que premia os destaques do esporte amador e profissional paraense.

Por todas essas qualidades que mencionei da Bela Marca, de 62 anos de existência, e seus relevantes serviços prestados ao Estado do Pará e aos paraenses, aproveito hoje para parabenizar a família Maiorana e todos os profissionais e leitores desse jornal que é de fundamental importância, não só para os paraenses, mas também para os brasileiros.

Encaminho à Mesa, Presidente Mão Santa, requerimento de aplausos às Organizações Romulo Maiorana, a sua Diretora-Presidente Srª Lucidéia Maiorana, a seu Diretor-Presidente Executivo, Sr. Romulo Maiorana Júnior, a todos os seus irmãos, a seu corpo de jornalistas e a todos os seus funcionários pela grande marca, que é a comemoração do 62º aniversário deste grande jornal que é orgulho para todos nós do Estado do Pará.

Muito obrigado.


Modelo1 12/20/241:15



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2008 - Página 45675