Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do lançamento, na quinquagésima quarta Feira do Livro de Porto Alegre, do livro "O Canto dos Pássaros nas Manhãs do Brasil - Diário dos Direitos Humanos", de autoria de S.Exa.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro do lançamento, na quinquagésima quarta Feira do Livro de Porto Alegre, do livro "O Canto dos Pássaros nas Manhãs do Brasil - Diário dos Direitos Humanos", de autoria de S.Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2008 - Página 45528
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ANUNCIO, LANÇAMENTO, FEIRA, LIVRO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), AUTORIA, ORADOR, EDIÇÃO, SENADO, UTILIZAÇÃO, VERBA, GABINETE, REGISTRO, ATUAÇÃO, LUTA, DEFESA, DIREITOS HUMANOS, ESPECIFICAÇÃO, TRABALHO, COMISSÃO, EXPECTATIVA, MELHORIA, SITUAÇÃO, BRASIL, GRATUIDADE, DISTRIBUIÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. PAULO PAIM (PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pronunciamento sobre o lançamento do livro O Canto dos Pássaros nas Manhãs do Brasil - Diário dos Direitos Humanos.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é com satisfação que anuncio que no próximo sábado (15), data da Proclamação da República, a partir das 14h, no pavilhão central, da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, estarei autografando o livro O Canto dos Pássaros nas Manhãs do Brasil - Diário dos Direitos Humanos.

A publicação, em forma de diário, surgiu do pedido de alguns queridos amigos para que eu deixasse registrado um pouco dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, a qual eu tenho a honra de presidir.

E confesso, senhoras e senhores senadores, que o fiz empolgadíssimo, todo coração, baseando-me em lembranças, audiências, cartas, notícias, pensamentos, abraços, conversas, olhares, onde eu pude extrair a minha visão sobre os direitos humanos.

Nas “Breves Palavras” eu digo que é simplesmente o viver por inteiro. É a vida plena pelo direito à saúde, à educação, ao trabalho, à terra, à moradia, à segurança, a um salário mínimo decente, à dignidade para os aposentados e pensionistas, ao meio ambiente, ao esporte, ao lazer, às liberdades individual, religiosa e sexual.

É claro, Sr. Presidente, que não foi uma tarefa fácil escrever sobre este tema, haja vista que as violações de direitos em nosso país acontecem todos os dias.

Mas, não há como negar que várias ações governamentais e da sociedade estão ajudando a mudar esta situação. A tarefa é árdua, mas estamos no caminho certo.

O Canto dos Pássaros nas Manhãs do Brasil é uma referência ao novo momento que o país está vivendo e simboliza um horizonte abençoado e cheio de esperança, com direitos e oportunidades para todos os brasileiros.

É uma canção que toca nosso espírito naquilo que ele tem de mais sublime, a fé com a qual somos capazes de criar coisas que só existem em nosso pensamento e que ganham vida com nossas ações.

Meus nobres Pares, o sociólogo e cantor, Dante Ramon Ledesma, escreveu um pequeno texto de apresentação, onde diz: “...Que um novo alvorecer apague preconceitos e discriminações no amanhã da nossa pátria. Se quisermos festejar a democracia pela qual lutamos diuturnamente, é necessário honrarmos a vida e glorificarmos a verdade e a justiça...”.

E ele prossegue, “...O canto dos pássaros nas manhãs do Brasil, em seu resumo, ensina e alerta para um novo caminho. Isso para não tropeçarmos nas incoerências da história. sem dignidade humana, é impossível a democracia. E o nosso sacrifício é pleno e consciente”.

Para finalizar, Sr. Presidente, Informo que o livro, em formato pocket (livro de bolso), 150 páginas, foi editado pelo Senado, com minha verba de gabinete, e terá distribuição gratuita.

E amanhã, quinta-feira, às 19 horas e 30 minutos, teremos um pré-lançamento, no Chalé da Praça XV, em Porto Alegre, onde haverá uma apresentação do Dante Ledesma, que é conhecido no meio como “a voz das américas”.

Era o que tinha a dizer.


Modelo1 1/3/256:08



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2008 - Página 45528