Discurso durante a 211ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do sexagésimo aniversário da fundação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SAUDE. :
  • Comemoração do sexagésimo aniversário da fundação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2008 - Página 44975
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SAUDE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RECUPERAÇÃO, SAUDE, HERACLITO FORTES, SENADOR.
  • PRONUNCIAMENTO, QUALIDADE, REPRESENTANTE, TIÃO VIANA, SENADOR, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ENTIDADE, AMBITO NACIONAL, CIRURGIA, REPARAÇÃO, HOMENAGEM, IVO PITANGUY, MEDICO, PATRONO.
  • ELOGIO, ENTIDADE, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO, INCENTIVO, FORMAÇÃO, ESPECIALISTA, MELHORIA, QUALIDADE, IMPORTANCIA, ATENDIMENTO, CIRURGIA, CONTRIBUIÇÃO, INCLUSÃO, PESSOAS, COMPROMISSO, ETICA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente Heráclito Fortes, em primeiro lugar, permita-me aqui dizer que gostaria de tê-lo visitado quando esteve na minha cidade, em São Paulo. Soube que V. Exª foi muito bem cuidado no Hospital Sírio-Libanês pela equipe médica responsável por sua cirurgia de emergência. Gostaria de tê-lo visitado, mas apenas pude lhe telefonar - andei viajando tanto nesses últimos dias, que pouco fiquei na minha cidade. Que bom estar V. Exª de volta ao convívio conosco. Cumprimento-o, ainda, pela iniciativa de homenagear a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica por ocasião dos sessenta anos de sua fundação. Tendo ouvido o pronunciamento de V. Exª, gostaria de manifestar a minha solidariedade à homenagem que V. Exª prestou.

O Senador Tião Viana, que presidiu esta sessão em seu início, pediu-me que, em seu nome e em meu nome, fizesse este pronunciamento que ele havia preparado.

Quero cumprimentar o Dr. José Tariki, Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; o Dr. Carlos Oscar Uebel, 1º Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Liacyr Ribeiro, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Ognev Meireles Cosac, Presidente da Regional do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Srªs e Srs. Membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, cumprimento-os por ser essa Sociedade a segunda maior entidade no mundo dessa natureza, o que não surpreende, pois o Brasil é uma referência internacional fantástica pelo trabalho de todos os senhores e de todas as senhoras, como o Presidente desta sessão, Senador Heráclito Fortes, bem os homenageou.

Quero aproveitar a oportunidade - segundo me informaram, o Dr. Ivo Pitanguy está se recuperando num dos quartos do Hospital Samaritano, está consciente, e queira Deus que logo fique bem - para mandar um abraço amigo ao Dr. Ivo Pitanguy e homenageá-lo como Patrono da Cirurgia Plástica no Brasil, reconhecido mundialmente. Desejo que continue por muito tempo contribuindo para o prestígio do País nesse importante ramo da atividade médica.

Quem sabe o Dr. Ivo Pitanguy está nos assistindo pela TV Senado e encontrando aqui os rostos de todos os seus amigos e de suas amigas.

Fundada em 1948, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem, entre seus objetivos principais, zelar pelo conceito da cirurgia plástica; contribuir para o seu progresso; promover o aperfeiçoamento dos conhecimentos dessa atividade; e incentivar a formação de especialistas.

Desenvolve, para tanto, intensa agenda de eventos, como o que hoje se realiza em Brasília, e mantém publicações técnicas.

O rigor nos critérios para ingresso na Instituição ajuda a compreender o nível de excelência da cirurgia plástica no Brasil.

Para ingressar na SBCP, o médico deve ter especialização de dois anos em cirurgia geral, três anos de cirurgia plástica em serviço credenciado pelo MEC, além de ser aprovado em prova escrita e oral.

O Senador Tião Viana, médico que é, expressou o seu contentamento por ter presidido a abertura desta solenidade e verificar o alto nível de especialização e o lugar de destaque que cirurgiões plásticos brasileiros ocupam no mundo.

Não se pode reduzir a importância da cirurgia plástica, situando-a como uma especialidade de fúteis motivações.

Não podemos ainda dar sentido pejorativo à estética, que é apenas uma das muitas aplicações da cirurgia plástica.

 Se formos buscar o real sentido da estética, veremos que ela, na sua essência, sempre esteve ligada à noção do que é bom, do que é verdadeiro.

Grande parte da população talvez não saiba da contribuição da cirurgia plástica preventiva para minimizar, por exemplo, os efeitos de uma hipertrofia na coluna!

A cirurgia plástica também tem finalidades reparadoras, como há pouco o Dr. Papaléo Paes, médico e Senador, salientava, que conferem ao paciente o necessário sustentáculo emocional para superar problemas sérios de saúde, seja em decorrência de doenças ou de acidentes.

Outra área de atuação importante é nas situações cirúrgicas pós-obesidade, em que há emagrecimento proporcionado pela cirurgia bariátrica, e o paciente passa a apresentar excessos de pele na forma de flacidez localizada principalmente no abdômen, braço, pernas e mamas.

Enfim, são inúmeras as modernas aplicações da cirurgia plástica na medicina e que constituem extraordinária melhoria de bem-estar a todas as pessoas que porventura tenham necessidade de serem submetidas à cirurgia.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica organiza fóruns com o Judiciário e o Ministério Público para discutir, esclarecer e elaborar parâmetros de segurança dos procedimentos para benefício dos pacientes.

Isso demonstra que a noção de responsabilidade e responsabilização médicas estão bem presentes na SBCP. Outro exemplo de compromisso ético da SBCP se deu no integral apoio da entidade à Resolução nº 1.836, do Conselho Federal de Medicina, que veta o abuso na comercialização de procedimentos médicos.

Por tudo isso, com o Senador Tião Viana, cumprimentamos os cirurgiões plásticos de todo o Brasil, e o fazemos na pessoa do Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. José Yoshikazu Tariki, aqui presente.

Queremos manifestar a nossa certeza, Dr. Tariki, em nome do Senado Federal, na continuação desse trabalho tão criterioso que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica vem realizando há sessenta anos.

As portas do Senado Federal, como demonstra a iniciativa do Senador Heráclito Fortes, estarão sempre abertas à SPCP, sobretudo no que diz respeito ao aperfeiçoamento das normas que promovam o desenvolvimento do conhecimento médico, da saúde e dos direitos dos pacientes.

Parabéns à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica!

Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 4/26/247:07



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2008 - Página 44975