Discurso durante a 214ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Para PF, Abin teve mais que 56 agentes na Satiagraha", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 2 de outubro de 2008. Registro da matéria intitulada "Lula afasta cúpula da Abin por causa de escuta ilegal no Supremo", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 2 de setembro de 2008.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da matéria intitulada "Para PF, Abin teve mais que 56 agentes na Satiagraha", publicada no jornal Folha de S.Paulo, edição de 2 de outubro de 2008. Registro da matéria intitulada "Lula afasta cúpula da Abin por causa de escuta ilegal no Supremo", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 2 de setembro de 2008.
Publicação
Publicação no DSF de 15/11/2008 - Página 45718
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, ILEGALIDADE, ESCUTA TELEFONICA, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), COMPROVAÇÃO, SUPERIORIDADE, NUMERO, AGENTE, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), COLABORAÇÃO, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DETERMINAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, AFASTAMENTO, DIRETORIA, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), MOTIVO, OCORRENCIA, ILEGALIDADE, ESCUTA TELEFONICA, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada “Para PF, Abin teve mais que 56 agentes na Satiagraha”, publicada no jornal Folha de S.Paulo, em sua edição de 02 de outubro de 2008.

A matéria destaca que o inquérito da Polícia Federal que investiga o grampo ilegal de conversa entre o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o Senador Demóstenes Torres (DEM - GO) constatou que um número superior ao de 56 agentes, divulgado pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), trabalhou na Operação Satiagraha. Sem fechar com precisão o total de servidores, os Delegados Wiliam Morad e Rômulo Berredo, responsáveis pelo inquérito, concluíram também que, além de monitorar os investigados com fotos, os agentes acessaram e manusearam transcrições de grampos.

Sr. Presidente, para concluir, requeiro que a referida matéria passe a integrar os Anais do Senado Federal.

O segundo assunto que trago à tribuna, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, diz respeito à matéria intitulada “Lula afasta cúpula da Abin por causa de escuta ilegal no Supremo”, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, de 02 de setembro de 2008.

A matéria destaca que mesmo sem culpar o Diretor-Geral da Abin, Paulo Lacerda, pela espionagem nos telefones do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o Presidente Lula determina o afastamento temporário de toda a diretoria da agência.

Sr. Presidente, requeiro que a matéria acima citada também seja considerada parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MÁRIO COUTO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matérias referidas:

“Para PF, Abin teve mais que 56 agentes na Satiagraha”, Folha de S.Paulo;

“Lula afasta cúpula da Abin por causa de escuta ilegal no Supremo”, O Estado de S. Paulo.


Modelo1 4/28/246:45



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/11/2008 - Página 45718