Discurso durante a 215ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Solicitação de transcrição nos Anais do Senado Federal, de entrevista do economista alagoano Cícero Péricles ao jornalista Paulo Henrique Amorim.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Solicitação de transcrição nos Anais do Senado Federal, de entrevista do economista alagoano Cícero Péricles ao jornalista Paulo Henrique Amorim.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2008 - Página 45802
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, ORADOR, ASSEMBLEIA CONSTITUINTE, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), AMPLIAÇÃO, ESFORÇO, REDUÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, COMBATE, AGIOTAGEM, RECUPERAÇÃO, PODER AQUISITIVO, SALARIO MINIMO, RELATOR, PROGRAMA, BOLSA FAMILIA.
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, ENTREVISTA, ECONOMISTA, REGISTRO, SUPERIORIDADE, TRANSFERENCIA, RENDA, POPULAÇÃO, BOLSA FAMILIA, COMPARAÇÃO, CONCENTRAÇÃO DE RENDA, CANA DE AÇUCAR, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, gostaria de fazer um pedido a V. Exª. É um pedido de registro nos Anais do Senado Federal.

Desde muito cedo, quando fui Constituinte, aumentei meu interesse pelos temas sociais, pela inclusão dos menos favorecidos, pelos programas de renda mínima e por ações que ajudam a corrigir as brutais diferenças sociais do nosso País.

Murici, minha terra natal, cidade onde nasci, foi a primeira cidade do Nordeste a implantar o então Programa Bolsa-Escola, antes mesmo do Bolsa-Família.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Era Ministro o Paulo Renato.

O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL) - Era Ministro o Paulo Renato.

Quando Ministro da Justiça, na década de 90, eu já defendia o microcrédito. Naquela época, o programa era apenas uma tese que foi apresentada ao mundo pelo economista bengalês Muhammad Yunus, da República de Bangladesh, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2006 por seu esforço para retirar milhões da pobreza.

Ainda no Ministério da Justiça, combatemos, entre outras ações, a agiotagem que consumia, Sr. Presidente - V. Exª lembra muito bem -, as economias dos aposentados, Senador Marcelo Crivella, e dos servidores públicos. Tivemos a oportunidade - já disse, aqui, hoje e queria repetir - de instalar a comissão de Senadores que propôs uma política de recuperação do poder de compra do salário mínimo, e uma das conseqüências dessa comissão, que, em todos os momentos, contou com a participação do movimento sindical, das centrais sindicais, foi o convencimento do Presidente da República com relação à oportunidade histórica de recuperar, paulatinamente, o poder de compra do salário mínimo, o que afeta diretamente as pessoas mais pobres da nossa população.

Talvez, Sr. Presidente, a missão que mais me enche de orgulho tenha sido a honra de poder ter relatado, no Senado Federal, o Programa Bolsa-Família, que unificou vários programas sociais. Tive o privilégio e a satisfação, como Senador e representante do meu Partido, o PMDB, de relatar no Senado Federal o Bolsa-Família.

Aliás, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a propósito, gostaria de solicitar, como disse a V. Exª, a transcrição de uma entrevista do economista alagoano Cícero Péricles dada ao jornalista Paulo Henrique Amorim. Essa entrevista foi tão importante, que merece ficar para sempre marcada na memória desta Casa, o Senado Federal, e do País. É o que pediria a V. Exª neste momento: que V. Exª mandasse a Secretaria-Geral da Mesa transcrever essa entrevista verdadeira, histórica, cuja transcrição nos Anais da Casa só agora estou tendo a oportunidade de solicitar.

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR RENAN CALHEIROS.

************************************************************************************************

O Sr. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, desde que fui constituinte, aumentei meu interesse pelos temas sociais, pela inclusão dos menos favorecidos, pelos programas de renda mínima e por ações que ajudem a corrigir as brutais diferenças sociais do País.

      Murici, minha cidade natal, foi a primeira cidade do Nordeste a implantar o Bolsa Escola.

      Quando Ministro da Justiça, na década de 90, já defendia o microcrédito. Naquela época, o programa era apenas uma tese, que foi apresentado ao mundo pelo economista bengalês Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2006 por seu esforço para retirar milhões da pobreza.

      No Ministério, combatemos, entre outras ações, a agiotagem que consumia as economias de aposentados e servidores.

      Tivemos a oportunidade de instalar a comissão de senadores que propôs uma política de recuperação do poder de compra do salário-mínimo.

      Talvez a missão que mais me encha de orgulho tenha sido a honra de poder relatar o Bolsa Família aqui no Senado Federal.

      Aliás, a propósito, gostaria de solicitar a Vossa Excelência, Senhor Presidente, a transcrição desta entrevista do economista CÍCERO PÉRICLES ao jornalista Paulo Henrique Amorim.

      Nela, o competente estudioso alagoano registra que os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, garantem quatro vezes mais recursos para a população que o setor de cana-de-açúcar, por exemplo.

      Assim, o Senado e o País poderão conhecer melhor outro lado deste programa que - já disse aqui - é pioneiro no mundo inteiro e está sendo copiado por vários países.

      Muito obrigado!

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR RENAN CALHEIROS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************************************

        Matéria referida:

        - “Governo Federal é quem mantêm economia de Alagoas em crescimento - Programas de distribuição de renda como o Bolsa-Família garantem quatro vezes mais recursos para o povo do que o setor da cana”, entrevista publicada na Folha Urbanitária.


Modelo1 5/20/247:13



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2008 - Página 45802