Pronunciamento de Arthur Virgílio em 29/10/2008
Discurso durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Voto de pesar pelo falecimento do Sr. Katsuhiro Nagai, Sra. Izolina Gonzaga e Sra. Márcia Santa Cruz.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Voto de pesar pelo falecimento do Sr. Katsuhiro Nagai, Sra. Izolina Gonzaga e Sra. Márcia Santa Cruz.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/10/2008 - Página 42042
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, VICE-PREFEITO, MUNICIPIO, IRANDUBA (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM).
- HOMENAGEM POSTUMA, VIUVA, FUNDADOR, FESTA, MUNICIPIO, PARINTINS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), SOCIOLOGO, CRIADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), IMPORTANCIA, VIDA PUBLICA.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apresento à Mesa três votos de pesar, e os apresento com muito pesar. Um deles pelo falecimento do Sr. Katsuhiro Nagai, acontecido no dia 18 deste mês de outubro em Manaus. Nagai, uma figura muito querida, havia sido eleito Vice-Prefeito do Município de Iranduba, bem perto de Manaus.
Peço que esse voto de pesar seja levado ao conhecimento dos seus familiares, por intermédio de sua esposa, minha querida amiga Kei Nagai, e as suas filhas Tânia, Sandra e Andréia.
Voto de pesar também por uma figura muito ilustre, a Srª Izolina Gonzaga, que faleceu no dia 10 deste mês de outubro de 2008, em Parintins, Amazonas.
Ela deixa muitas saudades em Parintins e no Amazonas. Viúva do Sr. Luiz Gonzaga, um dos fundadores do Boi-Bumbá Caprichoso, de notável destaque no Festival Internacional de Folclore de Parintins. Trabalhadora, muito dedicada, era quem costurava as fantasias da Marujada de Guerra, que era basicamente a infantaria do Boi Caprichoso. Deixa muitas saudades. Faleceu cercada do carinho da sua família.
E, ao que me toca também muito de perto, o falecimento da minha querida amiga e companheira Márcia Santa Cruz, esposa do seu colega de Congresso, Deputado José Eudes de Freitas. Deixa três filhos muito queridos.
Socióloga, trabalhou a maior parte da sua vida na Prefeitura do Rio de Janeiro, fundadora do Partido dos Trabalhadores - morreu como fundadora do Partido dos Trabalhadores.
Figura de muito sofrimento, teve um irmão que está listado entre os desaparecidos políticos da ditadura militar. Muita sofrida, porém com um traço de otimismo que a todos nos marcava. Morreu com muito sofrimento, com um câncer que se arrastou por anos e que, finalmente, pela clemência divina, a levou. Foi um descanso, conforme José Eudes admite, conforme seus filhos também o fazem.
Requeiro este voto de pesar, sabendo que o Senado inteiro o apoiará com muito respeito, com muito acatamento.