Pronunciamento de Mão Santa em 29/10/2008
Discurso durante a 201ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comenta um trecho da entrevista com o ex-Presidente do Banco Central.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
- Comenta um trecho da entrevista com o ex-Presidente do Banco Central.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/10/2008 - Página 42043
- Assunto
- Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, VALOR ECONOMICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ENTREVISTA, EX PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), DEFESA, REDUÇÃO, GASTOS PUBLICOS.
O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Alvaro Dias, o pronunciamento do Senador Arthur Virgílio, há poucos instantes, quando eu estava presidindo a sessão, foi brilhante na análise que fez sobre a problemática da economia no mundo. Ao término, ele citou e pediu o registro nos Anais da Casa do artigo sobre o ex-presidente do Banco Central, Celso Pastore.
Sr. Presidente, eu queria que ele constasse não nos Anais, mas que ficasse na cabeça do Poder Executivo.
Para ele, a melhor resposta seria o corte das despesas do Governo. “Se você cortar o gasto público, ajusta a absorção, o que faz cair menos o investimento, subir menos os juros e depreciar menos o câmbio”, diz Pastore, enfatizando, porém, não acreditar que o Governo seguirá essa trilha. Com isso, o ajuste terá de recair sobre o consumo de famílias e investimentos, acredita ele.
Era isso.
Daí o Poder Executivo ter de ouvir mais o Senado da República. Há muitos e muitos anos batemos nesta tecla: reduzir o tamanho do Governo. Ele não pode ser grande demais, que nem o Titanic, que afundou.