Fala da Presidência durante a 203ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Esclarece a afirmação do Senador Geraldo Mesquita Júnior, em aparte ao Senador Mão Santa, de que há um movimento no PT para a extinção do Tribunal de Contas da União, porque este órgão condenou 56 obras do PAC.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. SENADO.:
  • Esclarece a afirmação do Senador Geraldo Mesquita Júnior, em aparte ao Senador Mão Santa, de que há um movimento no PT para a extinção do Tribunal de Contas da União, porque este órgão condenou 56 obras do PAC.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2008 - Página 42428
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, OCORRENCIA, REUNIÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), INICIATIVA, ORADOR, DEBATE, PROPOSTA, EXTINÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), UNANIMIDADE, CONFIRMAÇÃO, DIVERGENCIA, DIRETRIZ, POLITICA PARTIDARIA, AUSENCIA, APOIO, PROPOSIÇÃO, AUTORIA, SENADOR, DIVULGAÇÃO, PERIODICO, ISTOE, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • REGISTRO, VISITA, SENADO, ALUNO, ENSINO SUPERIOR, MUNICIPIO, JATAI (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Srs. Senadores, Senador Cristovam Buarque, Senador Geraldo Mesquita Júnior, que encaminharei à tribuna em seguida, permitam-me, antes, por uma questão de justiça, dizer a V. Exªs que houve uma reunião do Partido dos Trabalhadores esta semana, à qual levei esse tema do Tribunal de Contas. Estavam presentes todos os Senadores, inclusive o Presidente nacional do partido, e pedi um esclarecimento sobre o assunto, até porque o futuro presidente do Tribunal de Contas da União, que foi Deputado Federal comigo, o Ministro Ubiratan Aguiar, me ligou perguntando se era uma posição partidária ou uma posição pessoal da Senadora que ventilou essa proposta. Levei o tema ao partido, e houve uma manifestação unânime dos presentes no sentido de afirmar que a proposta de extinção do Tribunal de Contas da União não traduz a posição dos Deputados, dos Senadores ou do partido. Eu mesmo serei um adversário daqueles que quiserem agir nesse sentido.

            Como o Senador Geraldo Mesquita levantou muito bem, a matéria foi publicada na revista IstoÉ, é fato, é real, mas deixo claro a todos que não é uma posição partidária, em hipótese nenhuma. Não é a posição dos Senadores nem dos Deputados; é a posição individual de uma Senadora. Ela tem a sua posição, e que cada um assuma a responsabilidade por suas iniciativas, como cada um de nós assume a responsabilidade pelos projetos que apresenta.

            Por fim, permitam-me ainda registrar que estiveram conosco, até poucos minutos atrás, os alunos da Escola de Ensino Superior de Jataí, Goiás. Eles estiveram aqui assistindo ao debate dos Srs. Senadores.

            Com satisfação, Senador Geraldo Mesquita Júnior, passo a V. Exª a palavra neste momento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2008 - Página 42428