Fala da Presidência durante a 205ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do quarto centenário de nascimento do Padre Antônio Vieira.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do quarto centenário de nascimento do Padre Antônio Vieira.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2008 - Página 43926
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, AUTORIDADE, PARTICIPAÇÃO, SENADO, HOMENAGEM, ANTONIO VIEIRA, SACERDOTE.

            O SR. PRESIDENTE (Marco Maciel. DEM - PE) - Antes de suspender a presente sessão para os cumprimentos, eu gostaria de, mais uma vez, agradecer a presença do Sr. Embaixador de Portugal em nosso País, Dr. Francisco Seixas da Costa, e cumprimentá-lo pelo excelente discurso que acaba de proferir sobre o Padre Vieira e, de modo mais geral, sobre as relações Brasil-Portugal.

            Ao agradecer a presença de S. Exª, quero prolongar meus cumprimentos também à presença do Padre José Carlos Brandi Aleixo, um vieirólogo com livros publicados sobre o assunto, inclusive História do Futuro, e também o livro no qual exalta a personalidade de Vieira, sobretudo no que diz respeito à defesa dos direitos humanos.

            Quero também mencionar a presença do Adido Cultural Dr. Adriano Jordão, que aqui se encontra presente; agradecer também a presença do Padre Ernane Pinheiro, que representou aqui a CNBB e é Secretário de Assuntos Políticos da CNBB - por isso mesmo, interage muito com o Congresso Nacional; também quero agradecer a presença do ex-Ministro Henrique Brandão Cavalcanti e dos padres da comunidade jesuítica de Brasília.

            Antes de suspender a presente sessão, quero dizer que a TV Senado exibirá, no próximo dia 9, às 15 horas, um filme sobre a vida e obra do Padre Antonio Vieira. É uma oportunidade, portanto, de aprofundarmos nossas reflexões sobre a efeméride que estamos celebrando e também uma ocasião para refletirmos sobre a obra que ele nos deixou e os exemplos que ele nos legou.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2008 - Página 43926