Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo à interferência do presidente Lula no sentido de encerrar a crise envolvendo a Polícia Federal e a ABIN. Comentários à matéria do jornalista Cláudio Humberto intitulada "Pedófilo processa Tuma e Magno Malta".

Autor
Romeu Tuma (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.:
  • Apelo à interferência do presidente Lula no sentido de encerrar a crise envolvendo a Polícia Federal e a ABIN. Comentários à matéria do jornalista Cláudio Humberto intitulada "Pedófilo processa Tuma e Magno Malta".
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2008 - Página 45944
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, SOLUÇÃO, CRISE, POLICIA FEDERAL, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), APREENSÃO, DESVALORIZAÇÃO, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, PERDA, CONFIANÇA, COMENTARIO, NOTICIARIO, INQUERITO, CORRUPÇÃO, DEFESA, PRESERVAÇÃO, MORAL, SERVIDOR, BENEFICIO, TRABALHO, SEGURANÇA PUBLICA.
  • LEITURA, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, INFORMAÇÃO, ORADOR, MAGNO MALTA, SENADOR, VITIMA, PROCESSO, AUTORIA, CRIMINOSO, EXPLORAÇÃO SEXUAL, MENOR, ALEGAÇÕES, DANOS MORAIS.
  • SAUDAÇÃO, APROVAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, DEFINIÇÃO, CRIME, POSSE, PORNOGRAFIA, EXPLORAÇÃO, MENOR, COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, PRISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CRIMINOSO, ESTRANGEIRO, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Senador Neuto de Conto. Vou ser rápido.

Primeiro, quero fazer um apelo ao Presidente da República. Eu conversava, agora, com o Senador José Nery sobre a importância de o Presidente verificar, realmente, o que está acontecendo com a Polícia Federal e com a Abin. É um trabalho que traz uma amargura profunda àqueles que já participaram da área de segurança, porque há um sentido que nos assusta de haver a perspectiva de desmoralização das instituições. Hoje, todos os membros de todos os Poderes dão palpites do que aconteceu e não aconteceu dentro da Polícia e da Abin. Claro que se deve investigar sobre algum fato que traga qualquer prejuízo a algumas pessoas, mas jamais, Senador Suplicy, se trabalhar, com afinco, no sentido de desmoralizar a Instituição. Nós não podemos permitir que isso avance mais do que já avançou. Hoje, peguei o jornal O Globo, e há dez notícias a respeito, cada uma num segmento, sobre os fatos que ocorreram no inquérito que, desculpe, Senador, mas eu chamo de “saca grana”, porque ali foi um saque de grana pra burro. Falam em 1,8 bilhão de corrupção. Eu fico assustado quando essas notícias andam, e parece que os culpados são os funcionários.

Estou fazendo um apelo, Sr. Presidente. Não vou entrar no mérito do que está sendo discutido, porque, Senador Suplicy, Senadora Ideli, não vou entrar no mérito de um inquérito que não conheço, daquilo que não vi, não estudei e não vi as peças. Mas a repercussão, o reflexo no seio da população é que se vai perdendo a confiança em órgãos da administração pública de atividades de Estado.

Estão aqui os representantes da Abin. E houve um acordo com o Senador Romero Jucá de fazer uma emenda de uma medida provisória. Estou aguardando a chegada dele para poder confirmar, como testemunha do acordo que foi feito. Mas não é isso que me preocupa. Preocupa-me o sentimento de cada um dos membros que trabalham na Polícia Federal; essa amargura profunda. Assim como eu tenho amor a essa Instituição, todos aqueles que lá trabalham também o sentem. Então, as agressões mútuas, a definição de alguns comportamentos por meio de outros Poderes da República têm trazido, sem dúvida nenhuma, uma intranqüilidade muito grande para aqueles que ainda militam lá, ou para aqueles que por lá passaram e sentem um amor profundo pela Instituição.

Senador, eu queria também elogiar o Senador Magno Malta, porque hoje eu me surpreendi. Eu estava na ONU representando o Senado, e o jornalista Cláudio Humberto, a quem conheço há muitos anos, escreve: Pedófilo processa Tuma e Magno Malta.

O médico pediatra Eugênio Chipkevitch, pedófilo condenado a 114 anos de prisão por abusar sexualmente de adolescentes, está processando criminalmente o presidente da CPI da Pedofilia, senador Magno Malta (PR - ES), e o corregedor do Senado, Romeu Tuma. Segundo Malta, o advogado do pedófilo, Lari Cobra, diz que seu cliente foi “exposto a humilhação pública”.

Pelo amor de Deus! Um homem que tem a coragem de usar medicina para a tara incurável da pedofilia, que teve filmes apreendidos na lata do lixo, trazendo a família para gozar das benesses de seu consultório e, dentro dele, abusar de crianças depois de anestesiá-las, foi exposto por nós durante uma audiência pública da CPI da Pedofilia como sendo humilhado? Pelo amor de Deus! Eu não sei se Deus pode perdoar uma pessoa dessa.

Eu vou responder tranqüilamente o processo, porque eu acho que não denigre ninguém ser processado por um pedófilo que deveria estar atrás das grades, condenado a 114 anos.

Outra coisa. Queremos agradecer à Câmara por ter aprovado um projeto iniciado no Senado. O Presidente da Câmara colocou em votação e foi aprovado a posse de filmes, fotografias e tudo o que diz respeito à pedofilia.

E li com alegria no jornal O Globo de hoje: Interpol e FBI prendem americano pedófilo que vivia escondido no Rio de Janeiro. Procurado nos Estados Unidos, criminoso usava documentos falsos.

Fizemos aqui a aprovação também da Difusão Vermelha, que são os criminoso perigosos a quem a Interpol dá prioridade, na busca e apreensão e provável pedido de extradição daqueles que são criminosos em outros países. Como é o caso desse marginal procurado nos Estados Unidos e que está sob suspeita de ter praticado a pedofilia também no Brasil.

         Eu quero dizer que a sociedade pode ter a certeza de que a CPI deste Senado não deixará de trazer à população a legislação pertinente, para punição de todos os atos que denigrem a imagem.do ser humano através da pedofilia.

Muito obrigado, Presidente.


Modelo1 8/16/246:57



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2008 - Página 45944