Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio ao primeiro Pacto Global pela Cidadania da Infância.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • Apoio ao primeiro Pacto Global pela Cidadania da Infância.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2008 - Página 46246
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • REGISTRO, ASSINATURA, SENADO, MANIFESTAÇÃO, APOIO, REALIZAÇÃO, PACTO, AMBITO INTERNACIONAL, CIDADANIA, CRIANÇA, ADOLESCENTE, COMENTARIO, IMPORTANCIA, INICIATIVA, CONCLAMAÇÃO, SOCIEDADE, AUTORIDADE, ORGANIZAÇÃO, ASSISTENCIA SOCIAL, COMPROMETIMENTO, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, INFANCIA, DEFESA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
  • NECESSIDADE, RESGATE, INFANCIA, ADOLESCENCIA, PERIODO, DESENVOLVIMENTO, FORMAÇÃO, REGISTRO, IMPORTANCIA, CONSTRUÇÃO, RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE, SETOR PUBLICO, INICIATIVA PRIVADA, OBJETIVO, PRESERVAÇÃO, DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS, ESPECIFICAÇÃO, CRIANÇA, SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, PACTO, ANAIS DO SENADO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MARCONI PERILLO (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaríamos de registrar, nesta Tribuna, que temos a honra de ser o primeiro signatário do 1º Pacto Global pela Cidadania da Infância entre 6 e 13 anos. Essa iniciativa revela-se como instrumento fundamental para a conclamação de todos os homens, mulheres e autoridades das organizações humanas a se comprometerem com os direitos humanos e a educação de nossas crianças pelo desenvolvimento sustentável.

Apesar do intuito da Carta Constitucional Brasileira e da Carta das Nações Unidas em preservar os direitos e as garantias das crianças e dos adolescentes, verificamos, não só em nossa sociedade, mas também em diversos outros países, a necessidade de se resgatar o sentido da infância e da adolescência como período de desenvolvimento e formação das gerações do por vir.

Entendemos que o mundo sob nossa responsabilidade hoje, como autoridades públicas ou privadas, precisa ser construído com o objetivo maior de preservar os direitos e as garantias individuais, em particular, das crianças. Se isso não for um dos objetivos maiores da sociedade, não haverá sentido no amanhã.

Sem dúvida, o Pacto Global pela Cidadania de 6 a 13 anos é uma dessas ações que encanta não só pela nobreza dos objetivos, mas também pela capacidade de reunir o conjunto dos cidadãos adultos numa mobilização ímpar em defesa de nossas crianças e adolescentes.

Nossa posição de apoio ao 1º Pacto Global pela Cidadania da Infância vai ao encontro de outras ações de fundamental importância, como a “Declaração das Crianças do Cerrado”, que também tornamos pública aqui neste Plenário. Portanto, solicitamos a inclusão do Pacto nos Anais do Senado, como o fizemos com a Declaração.

Desejamos ver a infância como o alicerce para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Desejamos ver as crianças como sujeitos de nossas ações e como beneficiários do esforço conjunto dos signatários, porque nos comunicaremos melhor com elas e as ouviremos com mais afinco.

Muito obrigado!


Modelo1 5/1/2410:53



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2008 - Página 46246