Discurso durante a 206ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita que seja incluído nos Anais do Senado votos de congratulações pela vitória de Barack Obama na presidência dos EUA.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Solicita que seja incluído nos Anais do Senado votos de congratulações pela vitória de Barack Obama na presidência dos EUA.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2008 - Página 44230
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, INCLUSÃO, ANAIS DO SENADO, VOTO, CONGRATULAÇÕES, CANDIDATO ELEITO, ELEIÇÕES, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PEDIDO, ENCAMINHAMENTO, DOCUMENTO, EMBAIXADOR, EMBAIXADA ESTRANGEIRA.
  • COMENTARIO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), GRADUAÇÃO, ENSINO SUPERIOR, CIENCIAS POLITICAS, DIREITO, ATUAÇÃO, LIDER, CENTRO COMUNITARIO, PROFESSOR, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, DEFESA, PROMOÇÃO, REFORMULAÇÃO, ORDEM POLITICA E SOCIAL.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o mundo todo acompanhou, no dia de ontem, as eleições nos Estados Unidos da América do Norte, que teve como vencedor o Senador Barack Obama. Estou encaminhando à Mesa um requerimento, nos termos o art. 222 do Regimento Interno, ouvido o Plenário, para que seja consignado nos Anais do Senado votos de congratulações ao Presidente eleito dos Estados Unidos da América, Senador Barack Obama.

            Requeiro, ademais, que o voto de congratulações seja levado ao conhecimento de Sua Excelência, o Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, o Sr. Clifford Sobel.

            Barak Obama graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, para depois cursar direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser Presidente da Harvard Law Review. Fez sua carreira política em Chicago, Illinois, cidade onde trabalhou, conheceu sua esposa, constituiu família e, durante anos, foi líder comunitário e professor de Direito Constitucional em uma universidade local.

            Como membro da minoria democrata, no período de 2005 e 2007, ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Surgindo na atual legislatura, contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudanças climáticas, terrorismo nuclear e assistência a militares americanos após o período de serviço.

            Surgindo como o baluarte das reformas políticas, econômicas e sociais necessárias aos Estados Unidos, foi, na madrugada de quarta-feira, dia 05 de novembro de 2008, eleito o 44º Presidente dos Estados Unidos, com uma margem de 338 contra 163 votos no Colégio Eleitoral. É o primeiro Presidente negro eleito no país.

            Então, encaminho à Mesa - e peço que seja colocado para aprovação do Senado - o voto de congratulações ao presidente eleito dos Estados Unidos, Senador Barack Obama.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2008 - Página 44230