Fala da Presidência durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a história da criação, no Piauí, de um Centro de Tratamento para as vítimas de lábio leporino, com o auxílio do Dr. Pascoal Pinheiro, da escola do Dr. Ivo Pitanguy.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Comenta a história da criação, no Piauí, de um Centro de Tratamento para as vítimas de lábio leporino, com o auxílio do Dr. Pascoal Pinheiro, da escola do Dr. Ivo Pitanguy.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2008 - Página 44980
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, HISTORIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, DESTINAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, CRIAÇÃO, CENTRO DE SAUDE, CIRURGIA, REPARAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), RECEBIMENTO, APOIO, IVO PITANGUY, MEDICO, IMPORTANCIA, RESULTADO, TRATAMENTO, POPULAÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Heráclito Fortes. DEM - PI) - Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer um registro que, para mim, é muito importante, não só pelo aspecto pessoal, mas porque é também um dos orgulhos que tenho como Parlamentar.

            Na década de 80, notei que, numa determinada região do Piauí, havia uma incidência muito grande de vítimas de lábio leporino. E soube da existência do Centrinho de Bauru. Perdia-se muito dinheiro do Orçamento naquela época, tanto que, logo em seguida, houve aquele escândalo histórico. Para me precaver e fazer o bem, destinei grande parte dessa verba para a correção desses problemas. Fiquei muito gratificado e muito emocionado ao encontrar pessoas recuperadas, que, geralmente, saíam do ambiente em que viviam, porque continuavam se sentindo marcadas.

            Essa idéia prosperou, e o Pascoal Pinheiro, da escola do Pitanguy, criou, no Estado - e ele funciona muito bem -, um pequeno centrinho, uma fundação, que funciona nesse sistema e que tem prestado um excelente serviço ao Estado e à região. O Dr. Pitanguy foi à inauguração. Foi um momento de muita alegria.

            Faço este registro com emoção pela circunstância. (Palmas.)

            Realmente, sabe o Pascoal e sabem os senhores o que significa para um cidadão, principalmente o pobre, aquele sem condições, a correção de um defeito dessa natureza.

            Faço este registro em homenagem a ele, que nos escuta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2008 - Página 44980