Fala da Presidência durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à reunião ocorrida hoje, com o Ministro da Previdência Social e Parlamentares, acerca da questão dos aposentados.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Referente à reunião ocorrida hoje, com o Ministro da Previdência Social e Parlamentares, acerca da questão dos aposentados.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2008 - Página 44774
Assunto
Outros > SENADO. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), ORADOR, SENADOR, DIFICULDADE, DELIBERAÇÃO, MOTIVO, AUSENCIA, PRESIDENTE, RELATOR, COMISSÃO MISTA, ORÇAMENTO, EXPECTATIVA, PRESENÇA, DEFINIÇÃO, DISPONIBILIDADE ORÇAMENTARIA, DECISÃO, PROJETO DE LEI, FATOR, NATUREZA PREVIDENCIARIA, REAJUSTE, APOSENTADORIA, SALARIO MINIMO, REGISTRO, PROGRESSO, DEBATE.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - É verdade, Senador Mário Couto. O que temos a dizer aos aposentados e à opinião pública brasileira é que essa questão, que vinha sendo retardada, protelada, descartada, tomou um novo rumo, a partir de entendimentos que estão sendo realizados no Gabinete da Presidência do Senado, com a presença do Ministro José Pimentel, da Previdência Social, que, em três oportunidades, nas últimas três semanas, esteve presente a essas reuniões, juntamente com a sua assessoria, disposto a esse diálogo que realmente evoluiu. Porém, eu diria que só houve essa evolução graças à fibra e à participação dos nossos Senadores, principalmente do Senador Paulo Paim, que foi sempre incansável na defesa da causa dos aposentados. Mas V. Exª, Senador Mário Couto, não fica atrás e tem sido um Senador preocupado com o desfecho desta causa juntamente com o nosso Senador, Líder do PSOL. S. Exª também tem estado no nosso Gabinete sempre atento a essa questão.

            Os dados por inteiro ainda não foram colocados na Mesa porque, infelizmente, nós não contamos ainda com a presença, nessas reuniões, do Presidente da Comissão Mista de Orçamento, Deputado Mendes Ribeiro, e com o Relator da Comissão Mista de Orçamento, Senador Delcídio Amaral.

            Compreendemos as dificuldades, tanto do Presidente como do Relator, mas não podemos entender mais um adiamento. Esse adiamento já foi difícil de ser aceito. Foi um adiamento que levou, inclusive, os Senadores a uma cobrança que eu transmiti pelo telefone, hoje, ao Presidente e ao Relator, que alegaram que estavam em Palmas, capital do Tocantins, sem ter condições, portanto, de chegar a Brasília. Mas, na terça-feira, está marcada uma nova reunião e, dessa vez, não há possibilidade de adiamento. Não há possibilidade de se ter uma nova protelação da reunião. A reunião vai ser realizada, e, para que ela alcance os seus objetivos, já pedimos todas as garantias ao Presidente da Comissão de Orçamento e ao Relator, já que o Ministro José Pimentel, nesse aspecto, tem-se mostrado absolutamente correto.

            Nas três reuniões, S. Exª esteve presente, conversou. Mas falta essa visão do orçamento do próximo ano, das perspectivas que poderão ser oferecidas, para o fechamento dos números que possam contemplar os aposentados de acordo com os projetos de reajuste, com os índices do salário mínimo e com o projeto que diz respeito ao fim do fator previdenciário - lembra-me o Senador Paulo Paim. São esses os projetos que estão na mesa, na pauta. Sabemos que existem outros projetos, mas eles não atendem a uma discussão que já foi iniciada e que está evoluindo, como assinalou o Senador Mário Couto.

            Portanto, eram esses os esclarecimentos que eu desejava prestar. Se os Senadores quiserem acrescentar mais alguma informação, concederemos a palavra a qualquer um deles.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2008 - Página 44774