Discurso durante a 223ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos dez anos de atuação da Confederação Nacional dos Jovens Empresários - CONAJE.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos dez anos de atuação da Confederação Nacional dos Jovens Empresários - CONAJE.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2008 - Página 47653
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, JUVENTUDE, EMPENHO, TRABALHO, EMPRESARIO, ANIVERSARIO, CONFEDERAÇÃO, SETOR, CONGRATULAÇÕES, DIRIGENTE, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO, MUNICIPIOS, REGISTRO, HISTORIA, CONSELHO, ESTADO DO PARA (PA), INCENTIVO, INICIATIVA PRIVADA, FORMAÇÃO, LIDERANÇA, CONSCIENTIZAÇÃO, CIDADÃO, EXCESSO, IMPOSTOS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Cafeteira, Senador Marconi Perillo, autor do requerimento desta homenagem aos 10 anos da Conaje, Dr. Marcelo Azevedo dos Santos, Presidente da Conaje, Srs. Senadores, Srªs. Senadoras, jovens empresários, jovens empresárias, um dos atributos da sociedade brasileira é a sua juventude. Todos nós, Senador Cafeteira, Senador Inácio Arruda, já fomos jovens - não me refiro ao Senador Marconi Perillo, porque ele continua jovem -, mas, na nossa juventude, sempre tivemos, como vocês fazem neste momento, a vontade de empreender, a vontade de produzir para trazer o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de todos os nossos irmãos brasileiros. E é essa juventude, um dos atributos da sociedade brasileira, que é louvada por seu dinamismo e empreendedorismo. Reflexo dessa característica é a existência no País da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, Conaje, que comemora, em 2008, 10 anos de profícuo funcionamento.

Criada sob a inspiração de associação similar francesa, a Conaje reúne mais de 20 mil jovens empresários, agrupados por núcleos espalhados em 23 Estados da Federação e no Distrito Federal.

O SR. PRESIDENTE (Epitácio Cafeteira. PTB - MA) - Nobre Senador Flexa Ribeiro, eu quero fazer uma ligeira retificação e convidar o Sr. Francisco Pinheiro, Vice-Governador do Ceará e fundador da primeira Sociedade de Jovens Empresários, para participar da Mesa.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - A sua penetração capilar atinge os Municípios de quase todo o País, não se restringindo às capitais e aos grandes centros.

Nas 24 unidades da Federação em que a Conaje está presente, cada Associação de Jovens Empresários desenvolve ações que se baseiam nos pilares da entidade. O dinamismo da organização pode ser medido por suas múltiplas atividades nos Municípios, entre as quais se destacam, por exemplo, os encontros com os empresários da região, objetivando repassar as experiências de sucesso desses jovens cruzados, ou os grupos de estudos e as reuniões periódicas, como forma de networking empresarial.

         No meu Estado do Pará, o Conselho de Jovens Empresários do Pará, o Conjove, possui significativa atuação no meio empresarial, sendo vinculado à Associação Comercial do Pará - ACP -, segunda associação comercial mais antiga do Brasil, que fará, Senador Marconi Perillo, 190 anos em 2009. Foi criada logo após a mais antiga do Brasil, a Associação Comercial da Bahia. O Conselho no Pará foi criado há vinte anos, em 1988.

Foi na gestão do então Presidente da Associação Comercial do Pará, Oziel Carneiro, que surgiu a idéia de se fundar um conselho que reunisse jovens empresários que despontavam com sucesso naquela época.

Augusto Rezende, um dos seis vice-presidentes da Associação Comercial do Pará, deu início à tarefa e mais tarde se tornou padrinho do Conjove, que hoje atua na formação do empresariado moderno, promovendo palestras, cursos, fóruns, feiras, visitas a empresas, entre outras ações que ocorrem em nível nacional com a Conaje.

Fundado em 1988 e integrado à Associação Comercial do Pará, o Conjove é hoje um dos conselhos de jovens empresários de maior projeção nacional, desenvolvendo e apoiando não apenas interesses empresariais, mas também os aspectos sociais em que está inserido.

Tem sido preocupação do Conselho - e isto é importante, Senador Cafeteira - colaborar por meio de suas atividades para elevar a auto-estima do povo paraense e já promoveu duas campanhas nesse sentido. A primeira campanha com o slogan “Pará, ajude essa estrela a brilhar” e a segunda, “Sou Pará”.

         Quero homenagear a Conaje por meio do Conjove do Pará. Temos aqui uma comitiva composta de oito jovens empresários

Temos aqui uma comitiva composta de oito jovens empresários: o Presidente atual do Conjove, Neil Henriques; o 2º Vice-Presidente, Fabrízio Guaglianone de Souza; o Diretor de Serviços, Everaldo Veloso; o Diretor de Eventos, Marcelo Loureiro; o Diretor de Marketing, Rodrigo Huhn; o Diretor de Comunicação, Kerlei Páscoa; o Diretor de Responsabilidade Social, Mauro Gonçalves, e o Diretor da Indústria, Leonardo Daher.

Levem os representantes do Conjove do Pará aqui presentes os nossos parabéns e o nosso incentivo a todos os associados do Conjove, para que vocês continuem lutando no Pará, como luta a Conaje no Brasil, pelo desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País.

Também o Conjove do Pará escolhe, já há dezoito anos, o Jovem Empresário do Ano, premiando e reconhecendo os talentos nas áreas de negócio do nosso Estado.

Ainda quinta-feira passada, foi feita a premiação em nosso Estado, sendo laureado o Diretor-Presidente do Diário do Pará, Jader Barbalho Filho.

         Nos últimos anos, o Conjove tem ampliado suas ações para o interior. Os Municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Capanema, Marabá, Santarém e Salinópolis já possuem conselhos.

Isso é importante, porque faz com que a ação do empreendedorismo da juventude chegue não só à capital, como foi dito no início, mas chegue aos Municípios ao longo de todo território, não só do Estado do Pará, como das outras unidades da nossa Federação.

O Conjove, nos seus 20 anos de existência, esteve sob a direção dos Presidentes Eduardo Melo, Geraldo Prado, Ronaldo Maiorana, João Carlos Oliveira, André Oliveira Bittencourt, Cláudio Figueiredo, João Braga da Silva e Fábio Yamada e, hoje, como disse, na atual gestão, é presidido por Neil Henriques, que, com uma diretoria atuante e com a participação dos seus 130 associados, vem escrevendo com linhas fortes a marca de grandes realizações.

Vale ressaltar que o ex-Presidente deste conselho, Sr. André Bittencourt, foi o fundador e primeiro Presidente do Conselho Nacional de Jovens Empresários da CACB.

Por essa atuação exemplar, profunda e em sintonia com a esfera nacional, não poderia deixar de citar e parabenizar também o nosso Conjove paraense.

As associações de jovens empresários dos diversos Estados promovem missões empresariais em outras unidades da Federação e em países que despertam interesse para a economia local. Organizam eventos de capacitação, estabelecem parcerias com universidades e empresas, organizam visitas e se encontram em eventos estaduais, que repercutem nos fóruns nacionais.

Portanto, com essa atuação firme em todos os Estados, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários é uma entidade comprometida com o bem-estar da sociedade, com a ética, a cidadania e a livre iniciativa, cujo objetivo maior é o aprimoramento contínuo desta Nação.

Sr. Presidente, Srs. Senadores, os mais de 20 mil jovens empresários do Brasil, hoje representados pela Conaje, compõem um forte movimento nacional, que teve início nos Municípios. Foi a partir de 1992 que passaram a se reunir como Fórum Nacional de Jovens Lideranças Empresariais. Em 1998, decidiram, então, criar a Confederação Nacional dos Jovens Empresários, constituída formalmente a partir de 2000. Desde então, a Conaje vem adaptando e melhorando a cada ano seus objetivos e formas de representação municipais e estaduais.

A gestão 2007/2009 da Conaje introduziu uma novidade: a implantação de coordenadorias de comissões temáticas. Cabe às comissões temáticas abordar as áreas de Crédito, Responsabilidade Socioambiental, Relações Internacionais, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologia, Educação, Relações Institucionais, Capacitação e Agronegócio, além das diretorias já existentes nas áreas de Pesquisa e Conteúdo, Executiva, Jurídica, Comunicação, Projetos, Eventos, Financeira e Integração.

Quero aqui parabenizar a Conaje pela feliz iniciativa de criar o Feirão do Imposto junto com a Confederação Nacional do Comércio, das associações comerciais do Brasil.

No meu Estado do Pará, o Conjove já realiza esse Feirão do Imposto há três anos, na praça principal do nosso Estado, a Praça da República, e consiste em conscientizar a população, esclarecendo a enorme carga tributária, insustentável pela sociedade brasileira, que está embutida nos produtos e nos serviços que a sociedade consome.

É evidente que, pela forma com que a carga tributária é embutida no preço que a sociedade paga, as pessoas não têm noção de que, ao adquirirem um quilo de feijão, estão pagando algo próximo a 30%, ou algo em torno, na média, de 38% de carga tributária dentro daquele produto.

E é esse Feirão do Imposto que leva à sociedade exatamente essa consciência de que é importante e necessário nós, aqui no Parlamento, no Senado e no Congresso, fazermos aquilo que a Nação brasileira espera há muito tempo, que é a tão sonhada e esperada reforma tributária, diminuindo a carga e aumentando, com isso, a competitividade dos produtos brasileiros.

Todas as diversas instâncias da Conaje têm o compromisso de dar continuidade aos projetos em andamento na entidade, hoje com três motes de atuação: representatividade, capacitação e relacionamento entre os jovens empreendedores brasileiros.

Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores empresários, jovens empresários, toda vez que a sociedade civil brasileira se organiza para dar sentido às aspirações de progresso e desenvolvimento socioeconômico do País, devemos louvar e incentivar a permanência de tais ações. A Conaje se inscreve entre as mais importantes das organizações civis brasileiras, com visíveis e significativos resultados em favor da Nação brasileira.

Por todos esses motivos, não poderia deixar passar a comemoração dos 10 anos de existência da Conaje, parabenizando todos os seus membros, na pessoa de seu Presidente, Doutor Marcelo Azevedo dos Santos, e pelos vinte anos do Conselho de Jovens Empresários do Pará, na pessoa de seu Presidente Neil Henriques, e desejando que as ações destes jovens líderes possam continuar a produzir os bons frutos que temos colhido para o Brasil.

Quero dizer, Senador Cafeteira, que preside esta sessão, que trago aqui, aos jovens empresários e às jovens empresárias, especialmente do meu Estado do Pará, também o abraço e a saudação dos Senadores Mário Couto e José Nery, que não puderam estar hoje à tarde nesta sessão por impedimentos nas suas agendas, mas me pediram que transmitisse também em seus nomes as congratulações, as felicitações ao Presidente da Conaje e aos membros da Diretoria, por intermédio do Presidente do Conjove do Pará. Sejam todos felizes e continuem ajudando o nosso País a crescer, desenvolver-se e diminuir as suas desigualdades regionais e sociais.

Parabéns! (Palmas.)


Modelo1 5/17/245:02



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2008 - Página 47653