Discurso durante a 223ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos dez anos de atuação da Confederação Nacional dos Jovens Empresários - CONAJE.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos dez anos de atuação da Confederação Nacional dos Jovens Empresários - CONAJE.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2008 - Página 47656
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, JUVENTUDE, EMPENHO, TRABALHO, EMPRESARIO, ANIVERSARIO, CONFEDERAÇÃO, SETOR, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, PAIS, PROMOÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, ASSOCIADO, PROGRAMA, BENEFICIO, COMUNIDADE, AREA, EDUCAÇÃO, QUALIFICAÇÃO.
  • DEFESA, VALORIZAÇÃO, TRABALHO, REDUÇÃO, EFEITO, BRASIL, CRISE, ECONOMIA INTERNACIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Cafeteira, demais Senadores que compõem a Mesa, Senador Arthur Virgílio, do PSDB, que se senta à mesa neste momento, eu gostaria de cumprimentar o Presidente Nacional da Conaje, Marcelo Azevedo dos Santos, o Presidente da Conaje de Rondônia, o meu Estado, Roberto Jarbas, e a Vice-Presidente, Adete Batista. Trago um abraço do Presidente de Honra da Conaje de Rondônia, Emmerson Castro, eleito jovem empreendedor e Vice-Prefeito da nossa Capital, já no primeiro turno, e que tem militado na Conaje em todo o Brasil.

Cumprimento as Srªs e os Srs. Senadores, e os jovens empreendedores.

A diferença entre a pobreza e a riqueza de uma nação - hoje não se discute - está relacionada à disposição de seus cidadãos para assumir o risco associado à aventura de abrir seus próprios negócios, de enfrentar as incertezas do mercado. É essa capacidade de fazer acontecer; é essa inquietação que impele as pessoas a não esperar que as coisas lhes caiam do céu, mas, ao invés disso, dar o necessário passo adiante, que traz o progresso material e, por conseqüência, uma possibilidade maior de que mais pessoas tenham emprego e renda.

É significativo, por isso, que comemoremos, hoje, o décimo aniversário da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), poucos dias após comemorarmos a segunda década da Constituição Democrática e quase o mesmo número de anos desde a queda do muro de Berlim.

Com efeito, ser jovem significa já ter nascido ou, pelo menos, ter atingido a idade adulta no contexto institucional da democracia e da abertura econômica. Ser jovem significa - já o dizia, em outro contexto, o saudoso Artur da Távola - estar isento de amarras e preconceitos, aberto ao que vier.

Esse espírito aventureiro da juventude se identifica integralmente com a índole empreendedora. É, também, muito animador e gratificante ver que nossos jovens empresários têm uma noção aguda do papel social do homem ou mulher de sucesso nos negócios. Assim é que, ao lado das atividades de aprimoramento técnico e profissional dos associados, a Conaje promove também, em conjunto com órgãos públicos, iniciativas visando benefícios para a comunidade, como a elaboração de políticas para a juventude em idade escolar, como o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (Projovem), voltado para o público entre 18 e 24 anos que não concluiu o nível fundamental do ensino.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, são essas, a meu ver, razões suficientes para felicitarmos os integrantes e dirigentes da Conaje e desejar à sua organização muito sucesso. Que continuem a contribuir para o engrandecimento do Brasil, com seus espíritos de iniciativa e de verdadeiro serviço.

Sr. Presidente, quero, nesta breve mensagem, dizer que, aqui, ouvi o Senador Neuto de Conto fazer um brilhante pronunciamento e, ao final, S. Exª falar da crise. Acho que a crise mundial é séria, é grave; ela está chegando ao Brasil um pouco mais leve; ela não chega com muita força ao Brasil, e menos ainda no meu Estado, um Estado novo, que está recebendo mais de R$20 bilhões de investimentos nos últimos anos.

Portanto, com os recursos que estão sendo investidos no Programa de Aceleração do Crescimento, com a força da nossa indústria, com a garra dos empreendedores, principalmente dos jovens empreendedores, eu não tenho nenhuma dúvida de que essa crise logo, logo vai ser coisa do passado.

Há um ditado muito certo que diz: “Não há crise que resista ao trabalho”. E, com a garra e a determinação dos jovens empreendedores deste País, somadas à experiência dos de idade mais avançada, ou seja, se associarmos a determinação e a garra dos jovens com a experiência dos mais velhos, não tenho dúvida de que a crise não resistirá ao trabalho dos nossos empresários, dos nossos empreendedores, principalmente os jovens.

Um abraço, e sucesso!

Muito obrigado.

(Palmas.)


Modelo1 4/29/245:35



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2008 - Página 47656