Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Critica o pequeno quorum para o votação da Ordem do Dia e defende o destravamento da pauta com a rápida votação das medidas provisórias. Comenta a reunião que debateu a questão das aposentadorias.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Critica o pequeno quorum para o votação da Ordem do Dia e defende o destravamento da pauta com a rápida votação das medidas provisórias. Comenta a reunião que debateu a questão das aposentadorias.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2008 - Página 44775
Assunto
Outros > SENADO. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • CRITICA, INSUFICIENCIA, QUORUM, VOTAÇÃO, ORDEM DO DIA, DIFICULDADE, ACELERAÇÃO, LEGISLAÇÃO, RELEVANCIA, SOCIEDADE, REPUDIO, EXCESSO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), ATRASO, TRAMITAÇÃO, PROJETO.
  • CUMPRIMENTO, PRESIDENCIA, SENADO, ESFORÇO, DEBATE, GOVERNO FEDERAL, SITUAÇÃO, APOSENTADO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), SENADOR, CRITICA, AUSENCIA, PRESIDENTE, RELATOR, COMISSÃO MISTA, ORÇAMENTO.
  • EXPECTATIVA, AGILIZAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, TRAMITAÇÃO, PROJETO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, APOSENTADO.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, só queria obter um esclarecimento: a Ordem do Dia foi aberta e foi encerrada?

O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Com a permissão de V. Exª, será aberta agora.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - E será encerrada imediatamente?

O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Será encerrada, acredito, para alegria de V. Exª, imediatamente.

O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Sr. Presidente Garibaldi, se eu fosse do bloco de apoio ao Governo, eu estaria muito feliz de que não houvesse Ordem do Dia, porque, aqui, não há comparecimento para que possamos votar. Nós, da Oposição, estamos aqui permanentemente, quase em vigília cívica, cumprindo sua determinação como Presidente do Senado Federal, que quer que a pauta seja destravada, que votemos os projetos de interesse da sociedade brasileira.

Quero solidarizar-me com V. Exª e dizer que comungo dos mesmos ideais de V. Exª. Lamento que as medidas provisórias que V. Exª tanto combate cheguem a fazer com que V. Exª seja obrigado a abrir a Ordem do Dia e a encerrá-la imediatamente, para tristeza, não alegria, de todos nós, Senadores, que estamos no plenário prontos para fazer nosso trabalho parlamentar.

Quero, em seguida, parabenizá-lo, Sr. Presidente Garibaldi Alves, porque V. Exª tem proporcionado um avanço muito grande para que possamos fazer justiça aos aposentados e aos pensionistas do nosso País. O Senador Mário Couto me relatou - eu estava numa audiência fora e não pude ir ao seu gabinete - a rápida entrevista com o Ministro Pimentel, que, instado por V. Exª, tem demonstrado boa vontade em fazer aquilo que o Senador Paulo Paim acabou de falar, ou seja, juntar os projetos, sentar à mesa e tentar uma negociação. O que não se pode permitir é que não se avance. E temos avançado. Pelo menos, o Ministro da Previdência esteve em seu gabinete por três vezes. Espero que isso não seja uma manobra do Governo, porque sempre estará faltando o Presidente da Comissão ou o Relator da Comissão, e não se evolui.

Mas tive a informação de que V. Exª - quero parabenizá-lo por isso - decidiu que, se não houver a reunião na próxima terça-feira, tomará, então, as providências necessárias para que o projeto realmente seja votado na Câmara, porque ele já foi votado aqui e aprovado por unanimidade.

Torcemos para que ele tenha na Câmara Federal o andamento que se espera, porque todos os aposentados e pensionistas do Brasil estão aguardando que nós - Senadores, V. Exª e, agora, os Deputados Federais - possamos trabalhar no sentido de fazer justiça àqueles que trabalharam a vida toda para que o nosso País chegasse ao estágio de desenvolvimento em que se encontra hoje.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2008 - Página 44775