Discurso durante a 223ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos dez anos de atuação da Confederação Nacional dos Jovens Empresários - CONAJE.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos dez anos de atuação da Confederação Nacional dos Jovens Empresários - CONAJE.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2008 - Página 47663
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, JUVENTUDE, EMPENHO, TRABALHO, EMPRESARIO, ANIVERSARIO, CONFEDERAÇÃO, SETOR, CONCLAMAÇÃO, ORADOR, AUMENTO, PARTICIPAÇÃO, POLITICA NACIONAL, RENOVAÇÃO, LEGISLATIVO, UNIÃO FEDERAL, ESTADOS, MUNICIPIOS, AMPLIAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, meu caro Tasso Jereissati, feliz é o país jovem, como o Brasil, que pode reunir, neste plenário envelhecido pela história, os jovens empreendedores.

Inicio minhas palavras dirigindo-me a Tasso Jereissati exatamente porque deu um pulo de jovem empreendedor para jovem político, deixando no Ceará suas atividades empresariais e abraçando a vida pública num momento de escassez de vocações. Naquele tempo, desafiou estruturas e - quem sabe - até a própria lei da gravidade. Vencendo uma eleição, foi Governador. E, de Governador, tornou-se um exemplo para uma geração toda. Governou o Ceará várias vezes e indicou Governadores, todos no mesmo padrão de juventude e de empreendedorismo.

Acho que essa iniciativa partida também de um jovem político, que é o Marconi Perillo, deve ser incentivada, meu caro Cafeteira, e deve ser estimulada.

Como na minha vida inteira limitei-me ao empreendimento eleitoral, buscando votos em lugares distantes, pois não tenho vocação empresarial, infelizmente, quero me juntar a vocês. Juntar a vocês para fazer um apelo: melhorem as representações políticas dos Estados de vocês, candidatem-se. Façam com que o Congresso, por meio da renovação de um jovem empreendedor, seja também transformada em uma jovem casa de debates. Pensem no que digo.

O Brasil está precisando, mais do que nunca, de renovação também nas duas Casas do Congresso, nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores. Não virem as costas para os que estão lá. Dêem as mãos. Tire o de bom que cada um tem e promovam uma renovação lenta e gradual, mas promovam, contribuam. Façam diferentemente dos que só criticam o Legislativo, dos que só denigrem a imagem do Legislativo, mas que não têm propostas. Esses são parceiros do golpismo, e não da democracia, o que não é um bom caminho, não é exatamente aquilo que o jovem empreendedor deseja.

Portanto, minhas palavras são poucas, são curtas, mas faço um apelo aos que me ouvem para que meditem.

Este país jovem, de poucos heróis, mas de homens resistentes, encontra exatamente naqueles que empreendem. E como é bonito e nos deixa feliz ver Veja ou outras revistas de circulação nacional mostrar jovens que antes dos 30 colecionam seus primeiros milhões, feito com sacrifício, enfrentando juros altos, dificuldades, adversidades, principalmente aqueles que vêm da minha região, que vêm do Nordeste, mas que lutam pela vocação, que lutam por aquilo em que têm fé, que lutam por aquilo em que crêem. Fazer política também é empreender, empreender acreditando no País e na melhoria de seu destino. Fazer política é procurar caminhos para diminuir os desníveis sociais, a condição de vida de cada ser humano.

Portanto, encerro aqui as minhas palavras com fé e com convicção de que nos veremos, nos próximos pleitos, os que têm sucesso na vida empresarial ver que chegou a hora, não importa a idade, de dar um pouco de sacrifício pela sua cidade, pelo seu Estado e pelo seu País. Só assim seremos grandes.

Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 10/5/249:40



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2008 - Página 47663