Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apela ao Ministro da Agricultura que autorize a Conab a abrir as compras da produção do Estado de Rondônia, principalmente dos municípios da região chamada de Cone Sul.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Apela ao Ministro da Agricultura que autorize a Conab a abrir as compras da produção do Estado de Rondônia, principalmente dos municípios da região chamada de Cone Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2008 - Página 45081
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), ABERTURA, AQUISIÇÃO, PRODUÇÃO AGRICOLA, MUNICIPIO, VILHENA (RO), COLORADO DO OESTE (RO), CEREJEIRAS (RO), CORUMBIARA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), INCLUSÃO, REGIÃO NORTE, PROVIDENCIA, BENEFICIO, REGIÃO CENTRO OESTE, MOTIVO, IGUALDADE, PROBLEMA, AGRICULTOR.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estamos com uma preocupação no Estado de Rondônia, e eu gostaria de fazer um apelo ao Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para que autorize a Conab a abrir as compras da produção do Estado de Rondônia, principalmente do nosso Cone Sul.

            O Cone Sul, que compreende o Município de Vilhena, o Município de Colorado, o Município de Cerejeiras, o Município de Corumbiara, é responsável por 90% da produção de grãos do Estado de Rondônia, e, até agora, a Conab não abriu a compra da produção do Estado de Rondônia.

            Então, faço um apelo ao Ministro da Agricultura para que sinalize com a possibilidade de a Conab iniciar, de imediato, a compra da produção do Estado de Rondônia.

         Com a permissão do Senador Renato Casagrande, quero manifestar uma preocupação. Recebi hoje do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena, assinada pelo seu presidente, uma grande preocupação. Amanhã, o Ministro Reinhold Stephanes deverá fazer uma reunião com o Ministro Guido Mantega, em que eles estão buscando recursos para as tradings, aquelas empresas que compram os produtos. Também temos o mesmo problema no Estado de Rondônia, mas estão solucionando o problema de Goiás, estão solucionando o problema do Mato Grosso, e não se está dando a mesma atenção para o Estado de Rondônia.

         Então, faço um apelo ao Ministro Reinhold Stephanes para que aquilo que vai ser aprovado para a Região Centro-Oeste, que seja também para a Região Norte, que seja também para a região da Amazônia e para o Brasil inteiro, porque temos brasileiros nos quatro cantos deste País, e não é possível que se salvem aqui produtores de Goiás, que se salvem produtores do Centro-Oeste, que se salvem produtores do Mato Grosso e que não se dê a mesma atenção aos produtores do Estado de Rondônia.

         Faço um apelo ao Senador Mão Santa para que interceda, como nosso Líder, nosso Presidente em exercício, junto ao Ministro da Agricultura, para que estenda a mesma legislação do Centro-Oeste para a Região Norte.

         Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2008 - Página 45081