Discurso durante a 212ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Atesta aos aposentados e pensionistas da Aeros que a informação anteriormente transmitida por S.Exa. não é verdadeira, tratava-se da enganação de um governo incompetente e insensível.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Atesta aos aposentados e pensionistas da Aeros que a informação anteriormente transmitida por S.Exa. não é verdadeira, tratava-se da enganação de um governo incompetente e insensível.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2008 - Página 45095
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • REPUDIO, DESCUMPRIMENTO, GOVERNO, ACORDO, ATENDIMENTO, APOSENTADO, PENSIONISTA, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, RETIFICAÇÃO, INFORMAÇÃO, ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (AGU), DETERMINAÇÃO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, SIMULTANEIDADE, DECISÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), CASSAÇÃO, LIMINAR, INICIATIVA, PREJUIZO, GARANTIA, QUITAÇÃO.

           O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, serão só dois minutos.

           Sr. Presidente, há pouco, durante a realização da Ordem do Dia, comuniquei, da Presidência do Senado, aos Senadores, especialmente àqueles que participaram de uma audiência com o Ministro Toffoli, Advogado-Geral da União, sobre os aposentados do Aerus.

           Comuniquei que o Ministro ligou para esta Casa e informou que a Advocacia-Geral da União havia decidido - e já estava encaminhando ao Ministério da Previdência determinação para isso - que o Ministério da Previdência, cumprindo ordem judicial, efetuasse o pagamento dos benefícios devidos aos aposentados e pensionistas do Aerus. Enquanto isso, Sr. Presidente, o Supremo Tribunal Federal, por iniciativa da mesma AGU, cassava a liminar que garantia esse pagamento.

            Foi um desrespeito a esta Casa. Não é um desrespeito a este Senador ou àqueles que participaram da audiência com o Ministro Toffoli. O Ministro agrediu esta Instituição, o Ministro brincou conosco. Este é um Governo de brincalhões, de espertalhões? É um Governo de mestres da encenação? A AGU informa que está determinando o pagamento e, ao mesmo tempo, a liminar está sendo cassada por iniciativa da AGU? A quem pensam que enganam? A nós, Senadores? Ao Senado Federal? Enganam, Senador Mão Santa, aposentados, idosos, muitos doentes e abandonados, depois de uma vida toda de trabalho duro, pagando contribuição social, sendo enganados.

            Presidente Mão Santa, venho para transmitir desta tribuna, através da TV Senado, aos aposentados e pensionistas do Aerus que aquela informação não era verdadeira, que nos enganaram, que este é um Governo incompetente, insensível e desumano. É um Governo brincalhão, que brinca, inclusive, com uma instituição como é o Poder Legislativo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2008 - Página 45095