Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminha requerimento solicitando esclarecimentos sobre a utilização de recursos pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Encaminha requerimento solicitando esclarecimentos sobre a utilização de recursos pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2008 - Página 44882
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • ENCAMINHAMENTO, REQUERIMENTO, SOLICITAÇÃO, INFORMAÇÕES, MINISTERIO DO ESPORTE, REPASSE, DINHEIRO, COMITE OLIMPICO BRASILEIRO (COB), NECESSIDADE, DETALHAMENTO, DESTINAÇÃO, RECURSOS, LEGISLAÇÃO, INCENTIVO, ESPORTE.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ADMINISTRAÇÃO, RECURSOS, COMITE OLIMPICO BRASILEIRO (COB), AUSENCIA, IGUALDADE, DIVISÃO, DINHEIRO, FAVORECIMENTO, GRUPO, ESPORTE, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, DISTRIBUIÇÃO, QUANTIDADE, SETOR PRIVADO, FORMAÇÃO, ATLETAS.
  • DEFESA, INVESTIGAÇÃO, SITUAÇÃO, NECESSIDADE, MELHORIA, INVESTIMENTO, DISTRIBUIÇÃO, QUANTIDADE, RECURSOS, INCENTIVO, ESPORTE, IMPEDIMENTO, INFERIORIDADE, RESULTADO, BRASIL, OLIMPIADAS, ESPECIFICAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, COMPARAÇÃO, GRECIA.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Já que V. Exª submeteu à votação requerimentos, eu gostaria de encaminhar à Mesa um requerimento que solicita informações ao Ministro do Esporte, para que providencie, no prazo constitucional, as seguintes informações:

1)     Todos os recursos repassados ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos últimos oito anos;

2)     A destinação detalhada destes recursos no mesmo período (incluindo as despesas administrativas);

3)     Os recursos destinados ao esporte como resultado da “Lei de Incentivo ao Esporte” no mesmo período (origens e destinos).

            Matéria recente do jornal Correio Braziliense do último domingo, chamou a atenção pela forma arbitrária e pouco transparente como estão sendo distribuídos os recursos obtidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

            Ficou evidente, nessa matéria, que os presidentes de confederações esportivas nacionais de pequeno porte acabam por ser preteridos de forma radical na hora de obter os recursos.

         O COB deveria utilizar seus recursos para democratização do esporte e não para concentração em alguns grupos de interesse já bem beneficiados com recursos privados.

         No último PAN, muitas medalhas foram conquistadas por atletas formados em clubes, como o Flamengo e outros. O investimento na formação desses atletas foi todo bancado com recursos próprios, sem nenhum apoio do COB. Esse esforço sequer pode ser recompensado, pois os atletas não podem usar a marca dos patrocinadores nessas competições oficiais.

            A chamada meritocracia, metodologia criada pelo COB para premiar bons resultados, é de fato um jogo de cartas marcadas. Alguns dirigentes fazem a tradicional analogia com a “Belíndia” para ressaltar que, enquanto alguns esportes vivem em condições financeiras compatíveis com a Bélgica, outros são compatíveis com a Índia. Tal situação denota o abismo existente entre as confederações mais ricas e as que dispõem de menos recursos.

            Sr. Presidente, já encaminhei à Mesa o requerimento.

            Recentemente, o Presidente do Flamengo, Márcio Braga, publicou no jornal O Globo um artigo que aborda essa questão. São milhões de reais destinados ao esporte. Na última Olimpíada, não alcançamos um resultado à altura do nosso País, em que pese ao fato de termos utilizado recursos públicos em valores significativamente superiores àqueles utilizados nas Olimpíadas de Atenas, quando o Brasil alcançou performance melhor.

         É preciso investigar, é preciso transparência. Estamos solicitando informações para que não só os esportistas do Brasil, mas o povo brasileiro possa ter noção da aplicação dos recursos públicos no esporte nacional.

            Esperamos que a Mesa do Senado, da qual eu faço parte, possa deliberar rapidamente sobre esse requerimento para que, no prazo constitucional, o Ministro dos Esportes possa oferecer respostas ao Senado Federal.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2008 - Página 44882