Discurso durante a 224ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade à luta dos aposentados. Leitura da redação vencedora do primeiro Concurso de Redação do Senado Federal, intitulada "Um Símbolo, Uma Nação", em homenagem à sua autora, a estudante Ana Clara Ferreira, de 14 anos, da cidade de Jacarezinho, Paraná. (como Líder)

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL. EDUCAÇÃO.:
  • Solidariedade à luta dos aposentados. Leitura da redação vencedora do primeiro Concurso de Redação do Senado Federal, intitulada "Um Símbolo, Uma Nação", em homenagem à sua autora, a estudante Ana Clara Ferreira, de 14 anos, da cidade de Jacarezinho, Paraná. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2008 - Página 47970
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, LUTA, APOSENTADO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, NECESSIDADE, VALORIZAÇÃO, POPULAÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, EXTINÇÃO, FATOR, NATUREZA PREVIDENCIARIA, RECUPERAÇÃO, ATUALIZAÇÃO, SALARIO MINIMO, APOSENTADORIA.
  • LEITURA, TEXTO, VITORIA, CONCURSO, SENADO, AUTORIA, ESTUDANTE, MUNICIPIO, JACAREZINHO (PR), ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, BANDEIRA NACIONAL, POPULAÇÃO, BRASIL, DEMONSTRAÇÃO, IMPORTANCIA, EDUCAÇÃO, CIDADÃO, LUTA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero, em primeiro lugar, saudar os aposentados e pensionistas de todos os Estados que, freqüentemente e quase permanentemente, estão aqui no Senado Federal, confiando nos encaminhamentos que esta Casa vem dando para os grandes desafios desses milhões de brasileiros que deram o melhor de si durante a vida e que precisam, no momento da aposentadoria, do respeito, da dignidade e da valorização, particularmente nos três aspectos que vêm sendo abordados aqui no Senado, que são, respectivamente, o término do fator previdenciário, a recuperação das perdas no decorrer desses anos e a atualização anual, conforme os índices do salário mínimo.

Inclusive, os aposentados e pensionistas, em muitas ocasiões, perguntam-se por que contribuir sobre quatro, cinco, seis, sete, oito salários mínimos se, no período da aposentadoria, receberão a aposentadoria ou a pensão em função de um salário mínimo.

Mas posso assegurar, como tenho dito a todos os aposentados, que a quase totalidade deste Senado Federal está solidária à luta, à caminhada, e vamos continuar empenhados para que o sucesso aconteça, e que o sucesso signifique mais dignidade, mais respeito, mais felicidade e mais segurança para esses milhões de brasileiros.

Sr. Presidente, quero lembrar que a estudante Ana Clara Ferreira foi a vencedora do 1º Concurso de Redação do Senado Federal, que teve como tema “A Bandeira Nacional”. A Ana Clara foi recebida aqui no plenário do Senado Federal, na terça-feira da semana passada, e saudada pelos Senadores. Faço novamente essa menção para enfatizar o papel fundamental da educação para o desenvolvimento do País, com vistas a, valorizando o trabalho que ela fez, valorizar os trabalhos que vêm sendo feitos por todos os estudantes, seja da educação básica ou do ensino superior em nosso País.

A Ana Clara é aluna da oitava série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, do Município de Jacarezinho, do nosso Estado, Sr. Presidente, o Paraná - V. Exª já foi Governador do Estado e enfatizou sobremaneira a educação.

A Ana Clara, que tem 14 anos de idade, venceu o concurso com a redação “Um símbolo, uma nação”. Fiz questão de mencionar isso de novo e peço licença para ler o texto que essa estudante de Jararezinho escreveu, para que esse texto sirva como reflexão para a área da educação, para os aposentados, para os pensionistas, para a sociedade organizada, que também está aqui presente, inclusive nas galerias, acompanhando a votação das medidas provisórias que são importantes para que as áreas do trabalho, do salário, da carreira tenham a preocupação e a objetividade deste Senado Federal.

A Ana Clara escreveu a seguinte redação, que passo a ler e que, como disse, foi premiada no 1º Concurso de Redação do Senado Federal:

Um símbolo, uma nação

Exuberante como o país que representa, a Bandeira Nacional é um símbolo importante da nossa Pátria. Suas cores representam muito mais que nossas matas, rios e riquezas minerais. Representam a esperança de um povo que luta por seus sonhos, que ri, chora e se emociona, porém jamais deixa de ser brasileiro.

         Nos campeonatos da vida, esse bravo povo brasileiro nunca deixa de correr para atingir seus objetivos, nadar contra os contratempos e saltar os obstáculos do dia-a-dia, para que no fim de tudo possa elevar a nossa bandeira ao alto, ao céu, ao infinito.

         Brasileiro, povo alegre, divertido, de várias etnias e regiões desse imenso país, com os mais diversificados...

         (Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - V. Exª pode continuar, pois terá mais dois ou três minutos.

 O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR) - Dois minutos serão suficientes.

Brasileiro, povo alegre e divertido, de várias etnias e regiões desse imenso país, com os mais diversificados sotaques e costumes, mas todos ávidos por conquistar de vez o tão sublime lema, escrito em verde de esperança em nossa bandeira: “Ordem e Progresso”.

         Conduzir a Bandeira Nacional é como sustentar a nação. Vê-la hasteada enche-nos de emoção e orgulho. É como se suas cores e formas nos saudassem, por fazermos parte dessa imensa e poderosa nação brasileira.

         Quero novamente cumprimentar a estudante Ana Clara Ferreira, vencedora do 1º Concurso de Redação do Senado Federal, com a redação que acabo de ler: “Um símbolo, uma nação”. Ana Clara, que tem 14 anos de idade, é natural de Jacarezinho, no Paraná, e aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental Imaculada Conceição.

         Que Ana Clara, com esta redação, nos inspire a todos para valorizarmos a educação, os aposentados, os pensionistas, as pessoas que lutam por melhores condições de vida, para que o cidadão brasileiro possa ter uma vida digna, feliz, cidadã, participativa, com muitas oportunidades de desenvolvimento para a sua felicidade e a felicidade da Nação.

Obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/2/241:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2008 - Página 47970