Discurso durante a 224ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "A maldição do petróleo", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 31 de agosto último.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro do artigo intitulado "A maldição do petróleo", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 31 de agosto último.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2008 - Página 48181
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ANALISE, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, GARANTIA, AUSENCIA, PERDA, RECURSOS, AQUISIÇÃO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, RESERVATORIO, PERFURAÇÃO, SAL, ALEGAÇÕES, POSSIBILIDADE, OCORRENCIA, DESVIO, LUCRO, HIPOTESE, CRIAÇÃO, EMPRESA ESTATAL, ALTERAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, neste momento, para fazer o registro do artigo intitulado “A maldição do petróleo”, publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, de 31 de agosto de 2008.

O artigo do ex-Ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega analisa as declarações da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre as riquezas do pré-sal. Rousseff declarou que “o Brasil não será vitima da maldição do petróleo”, em referencia ao fato de os países ricos em recursos naturais crescem menos que os que não possuem recursos em abundancia. Dando a entender que o petróleo extraído da camada de pré-sal não será desperdiçado. “Se, todavia vingarem as propostas em curso, criação da Petrosal e mudanças no marco regulatório, a ministra poderá ser desmentida pelos fatos.

Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MÁRIO COUTO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“A maldição do petróleo.”


Modelo1 4/28/2412:44



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2008 - Página 48181