Discurso durante a 227ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do manifesto aberto á Nação, intitulado "Fome de saber: a escola pública, os negros (as) e indígenas pedem passagem para a universidade pública", assinado por 15 entidades organizadas.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro do manifesto aberto á Nação, intitulado "Fome de saber: a escola pública, os negros (as) e indígenas pedem passagem para a universidade pública", assinado por 15 entidades organizadas.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2008 - Página 48661
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, MANIFESTO, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, TRAMITAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, RESERVA, PERCENTAGEM, VAGA, ESCOLA PUBLICA, RESPEITO, PROPORCIONALIDADE, NEGRO, INDIO, CRITERIOS, RENDA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente. O documento é grande, mas não vou ler. Peço apenas que fique registrado nos Anais. Amanhã, com certeza, faremos um discursos a respeito.

Trata-se de um manifesto aberto à Nação pela aprovação do projeto de reserva de 50% das vagas para a escola pública, respeitando a proporção de negros(as), indígenas e o critério de renda aprovado em 20.11.2008.

O título do manifesto é “Fome de saber: a escola pública, os negros(as) e indígenas pedem passagem para a universidade pública”.

É a fome de saber. Vem assinado por quinze entidades organizadas: MSU - Movimento dos Sem Universidade; Companhia Nacional pelo Direito à Educação; Educafro - Educação para Afrodescendentes; Coiab - Coordenação Indígena da Amazônia Brasileira; Cimi - Conselho Indígena Missionário; CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Conen - Coordenação Nacional das Entidades Negras; CMS - Coordenação dos Movimentos Sociais; CMP - Coordenação dos Movimentos Populares; CUT - Central Única dos Trabalhadores; CGTB - Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; CTB - Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Força Sindical; UGT - União Geral dos Trabalhadores; e NCST - Nova Central Sindical dos Trabalhadores.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

Amanhã, vou ler este documento.

O projeto de lei já está na CCJ, e acreditamos que será, de forma urgente, tratado para ser aprovado, porque é de muita importância para brasileiros e brasileiras.

Muito obrigada.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA SERYS SLHESSARENKO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

***************************************************************************

Matéria referida:

- Manifesto aberto à Nação.


Modelo1 4/24/2412:49



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2008 - Página 48661