Pronunciamento de Serys Slhessarenko em 01/12/2008
Discurso durante a 227ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro do manifesto aberto á Nação, intitulado "Fome de saber: a escola pública, os negros (as) e indígenas pedem passagem para a universidade pública", assinado por 15 entidades organizadas.
- Autor
- Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
- Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EDUCAÇÃO.:
- Registro do manifesto aberto á Nação, intitulado "Fome de saber: a escola pública, os negros (as) e indígenas pedem passagem para a universidade pública", assinado por 15 entidades organizadas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/12/2008 - Página 48661
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, MANIFESTO, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, TRAMITAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, RESERVA, PERCENTAGEM, VAGA, ESCOLA PUBLICA, RESPEITO, PROPORCIONALIDADE, NEGRO, INDIO, CRITERIOS, RENDA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente. O documento é grande, mas não vou ler. Peço apenas que fique registrado nos Anais. Amanhã, com certeza, faremos um discursos a respeito.
Trata-se de um manifesto aberto à Nação pela aprovação do projeto de reserva de 50% das vagas para a escola pública, respeitando a proporção de negros(as), indígenas e o critério de renda aprovado em 20.11.2008.
O título do manifesto é “Fome de saber: a escola pública, os negros(as) e indígenas pedem passagem para a universidade pública”.
É a fome de saber. Vem assinado por quinze entidades organizadas: MSU - Movimento dos Sem Universidade; Companhia Nacional pelo Direito à Educação; Educafro - Educação para Afrodescendentes; Coiab - Coordenação Indígena da Amazônia Brasileira; Cimi - Conselho Indígena Missionário; CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Conen - Coordenação Nacional das Entidades Negras; CMS - Coordenação dos Movimentos Sociais; CMP - Coordenação dos Movimentos Populares; CUT - Central Única dos Trabalhadores; CGTB - Central Geral dos Trabalhadores do Brasil; CTB - Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; Força Sindical; UGT - União Geral dos Trabalhadores; e NCST - Nova Central Sindical dos Trabalhadores.
Muito obrigada, Sr. Presidente.
Amanhã, vou ler este documento.
O projeto de lei já está na CCJ, e acreditamos que será, de forma urgente, tratado para ser aprovado, porque é de muita importância para brasileiros e brasileiras.
Muito obrigada.
*****************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA SERYS SLHESSARENKO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
***************************************************************************
Matéria referida:
- Manifesto aberto à Nação.
Modelo1 10/3/234:49