Fala da Presidência durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta a matéria intitulada "Sertanejos estão comprando água nas regiões mais secas do Piauí", publicada no jornal Diário do Povo.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Comenta a matéria intitulada "Sertanejos estão comprando água nas regiões mais secas do Piauí", publicada no jornal Diário do Povo.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2008 - Página 44907
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DATA, VITORIA, BRASIL, NEREU RAMOS, SENADOR, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, GARANTIA, POSSE, JUSCELINO KUBITSCHEK, CANDIDATO ELEITO, HOMENAGEM, ORADOR, ATUAÇÃO, SENADO.
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, FALTA, AGUA, MUNICIPIOS, REGIÃO SEMI ARIDA, NECESSIDADE, FAMILIA, PAGAMENTO, CANDIDATO, ABASTECIMENTO DE AGUA, INSUFICIENCIA, AUXILIO, GOVERNO FEDERAL.
  • COMENTARIO, DIVULGAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CORRUPÇÃO, FALTA, ENERGIA, POÇO ARTESIANO, ESTADO DO PIAUI (PI), SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, AUXILIO, CALAMIDADE PUBLICA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) -Senador Magno Malta, que os meus aplausos na Presidência desta Casa se somem aos aplausos do povo do Brasil por esse trabalho que V. Exª está desenvolvendo no combate à pedofilia, sem dúvida alguma, uma das piores manchas da sociedade brasileira e do mundo.

            Senador Jefferson Praia, hoje é dia 11 de novembro. Esta data me faz lembrar a grandeza deste Senado da República. Em 11 de novembro, Juscelino Kubitschek estava eleito Presidente da República.

            Getúlio suicidara-se, Café Filho havia sido afastado, Carlos Luz era o Presidente da República, porque presidia a Câmara e tentou impedir Juscelino Kubitschek de Oliveira de tomar posse. O Ministro da Guerra, General Lott, liderou o que chamou de contragolpe, mas foi o Senado da República que deu um cartão vermelho para o Deputado Federal e Presidente Carlos Luz, que, com a Marinha e o Almirante Pena Botto - tinham um torpedeiro -, queria impedir a posse de Juscelino Kubitschek.

            Mostrando a grandeza do Senado, esta Casa, o Poder Moderador, assumiu a Presidência, por meio de Nereu Ramos. Foi aí possível a posse de Juscelino Kubitschek de Oliveira. Os que faziam oposição a ele argumentavam que ele não tinha tido maioria absoluta. Não era uma lei naquela época, não havia segundo turno. Mas ele venceu as eleições, irradiando otimismo e trabalho, irradiando uma esperança de desenvolvimento, com 31 metas - a última delas, a construção de Brasília.

            Então, 11 de novembro é um dia de homenagearmos a grandeza deste Senado da República, o Poder Moderador, que permitiu a posse de Juscelino Kubitschek. Nereu Ramos, Senador da República, foi Presidente por noventa dias e deu posse a Juscelino Kubitschek de Oliveira, o maior acontecimento da história da democracia deste País. Queremos homenagear a história do Senado, que sempre foi o Poder Moderador. Ele nunca faltou a este País e não vai faltar.

            Lamento, na Presidência, ter recebido agora um fax do Jornal Diário do Povo, do Piauí, que diz “Sertanejos estão comprando água para sobreviver nas regiões mais secas do Piauí”. Reportagem é de Katya D’Angelles:

Famílias de agricultores da zona rural dos Municípios de Francisco Macedo, Capitão Gervásio Oliveira, São João do Piauí, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, Campo Alegre do Fidalgo e outros Municípios da região do Semi-árido do Piauí estão comprando o litro d’água para consumo a R$1,11.

De acordo com o secretário de política agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Piauí, José Domingos, os agricultores estão fazendo cota para pagar pela água que é trazida de carro-pipa de uma distância média de 12 quilômetros. Segundo o site G1 pelo menos 300 mil pessoas passam sede no Piauí.

‘Custa R$90,00 o carro-pipa com 7 mil litros de água. Quem pode pagar compra, e tem gente que se junta para comprar a água pra beber e dar aos animais’, explica Domingos. Segundo o agricultor a Secretaria de Defesa Civil já esteve no município e durante dois dias foi realizado o trabalho de distribuição de tickets para aquisição de água. ‘O problema é que o programa do Governo Federal não atende aos animais, é só 20 litros de água por família (...)”

            Os animais não têm condição de beber. Esse é o Piauí.

            Recentemente, a Rede Globo, no seu trabalho de reportagem, demonstrou e mostrou 6,5 mil poços artesianos construídos, mas, pela corrupção, não chegou a energia, e o povo do Piauí sofre.

            Então, neste instante, aproveitando o momento em que ocupo a Presidência desta Casa, apelo ao Ministro Geddel Vieira, Ministro extraordinário, que tem dado mais recursos ao Piauí do que toda essas emendas dos Deputados Federais e dos Senadores, do que essas migalhas, que ele demonstre sua solidariedade e sua ação peculiar como Ministro da Integração Nacional. Que o Ministro Geddel Vieira socorra os piauienses. Também solicitamos isso a Sua Excelência, o Presidente da República Luiz Inácio, que deve ter gratidão ao povo do Piauí, que sempre o prestigiou.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2008 - Página 44907