Discurso durante a 206ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Analisa a importância da vitória de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos, e as dificuldades deixados pela gestão do atual Presidente Bush.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Analisa a importância da vitória de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos, e as dificuldades deixados pela gestão do atual Presidente Bush.
Publicação
Publicação no DSF de 06/11/2008 - Página 44316
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, VITORIA, NEGRO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DEMONSTRAÇÃO, ALTERAÇÃO, COMPORTAMENTO, POPULAÇÃO, RELEVANCIA, DIVERSIDADE, GRUPO ETNICO, VALORIZAÇÃO, LIBERDADE, DIREITO A IGUALDADE, DEMOCRACIA, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
  • ADVERTENCIA, NECESSIDADE, CANDIDATO ELEITO, PRESIDENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), BUSCA, SOLUÇÃO, GRAVIDADE, PROBLEMA, ANTERIORIDADE, GESTÃO, ESPECIFICAÇÃO, CRISE, ECONOMIA INTERNACIONAL, DEFICIT, NATUREZA ORÇAMENTARIA, RECONSTRUÇÃO, METODO, FISCALIZAÇÃO, CONTROLE, POLITICA FISCAL, ORIENTE MEDIO, FORTIFICAÇÃO, EXERCITO ESTRANGEIRO, RELEVANCIA, RESGATE, RESPEITO, DIALOGO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), NEGOCIAÇÃO, TRATADO, AMBITO INTERNACIONAL, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE, CONTENÇÃO, CALOR, PLANETA.
  • EXPECTATIVA, EFICACIA, GESTÃO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), PREVISÃO, APOIO, DIVERSIDADE, PAIS, MELHORIA, DIALOGO, AMBITO INTERNACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, PAIS EM DESENVOLVIMENTO.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Quero fazer um registro, aproveitando que o Senador Magno Malta se referiu ao assunto da eleição norte-americana. Quero deixar registrada a minha posição, como parlamentar, quanto à eleição do Senador Barack Obama para a presidência do país, hoje, ainda, o mais importante do mundo.

            É lógico que a eleição de Barack Obama também estabelece uma situação já diferenciada da pluralidade que teremos no mundo, porque a fragilidade da política econômica americana e o enfrentamento político que houve lá demonstram, claramente, que outros pólos de poder, no mundo, estão-se constituindo, se consolidando - na Ásia, na América do Sul e na Europa, que já é um pólo importante. Os Estados Unidos estão perdendo, proporcionalmente, a sua importância como único pólo ou como pólo mais importante. Ainda são o mais importante, e a eleição de Barack Obama dá sinais importantes.

            O primeiro é a eleição de um negro para a presidência de um país como os Estados Unidos. Esse é um sinal, uma demonstração clara para quem ainda tem posições reacionárias com relação à cor da pessoa, à origem. Se um país como os Estados Unidos consegue eleger um negro, isso é uma pancada na discriminação, na cabeça daqueles que são reacionários. Essa é uma mudança importante, um simbolismo importante para o mundo.

            A outra mudança é um sinal importante, pois, nos últimos anos, o presidente atual desenvolveu uma política econômica muito conservadora, sem diálogo, sem democracia, sem um debate interno. Agora, há uma proposta de mudança clara, de que a sociedade será ouvida. Acho que isso é importante.

            O terceiro sinal é o de que não terão mais tanta interferência na soberania dos demais países.

            Quero deixar registrado este pronunciamento e agradecer a paciência de V. Exª por me permitir fazê-lo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/11/2008 - Página 44316