Fala da Presidência durante a 213ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Associa-se à homenagem pelo transcurso dos 62 anos do Jornal O Liberal.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Associa-se à homenagem pelo transcurso dos 62 anos do Jornal O Liberal.
Publicação
Publicação no DSF de 14/11/2008 - Página 45676
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA).
  • LEITURA, MENSAGEM (MSG), INTERNET, ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, RECLAMAÇÃO, FALTA, AGUA, ENERGIA, MUNICIPIO, PICOS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), SOLICITAÇÃO, AUXILIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), GOVERNO ESTADUAL.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Nós, da Presidência, nos associamos a esta homenagem ao sistema de comunicação O Liberal, que engrandece o Norte e todo o Brasil.

            V. Exª será atendido de acordo com o Regimento.

            Senador Wellington Salgado, as sessões, através do sistema de comunicação, chegam a todas as brasileiras e brasileiros.

            Lerei uns e-mails aqui porque me pediram, solicitaram-me. São de ontem. Após o término da sessão, quando chegamos ao gabinete, todos nós temos centenas de e-mails recebidos. Um é de Régia Silviane de Oliveira Cardoso e Gerson Guimarães. Ele é comerciante e ela, arquiteta e urbanista, de Bragança. Senador Flexa Ribeiro, ela é de Bragança, Pará, Amazônia, Brasil. Conheço. Fui à cidade como presidente do Rotary Club do Piauí. Bragança é uma importante cidade do Estado do Pará.

            É um e-mail muito interessante, que demonstra a força do Senado da República:

No dia 11 de novembro de 2008, eu e meu marido vibramos ao escutá-lo na tribuna, através da TV Senado. V. Exª traduziu toda a indignação que sentimos pela situação deplorável de nosso País. A ignorância e o atraso caminham a passos largos, e com eles a violência. E para nós que trabalhamos de sol a sol, para vivermos com dignidade, é muito difícil ver que muitos dos que estão aí nessa Casa, que deveria ser exemplar, só estão preocupados com os seus próprios interesses. Pensávamos que não existisse mais um político com coragem para dizer o que o senhor se fez ouvir.

Parabéns pela sua coragem!

E, com coragem, eu lembraria Ulysses Guimarães, que dizia sempre: “Faltando a coragem faltam todas as virtudes”.

Quem dera, existissem mais políticos como o “Mão Santa”, ou será “Boca Santa”?

Espero que a sua coragem ecoe no Senado e em todas as TVs do País. Ficaríamos muito honrados de sermos mencionados no seu próximo discurso.

Gerson e Régia Guimarães

Comerciante e arquiteta e urbanista, respectivamente.

Bragança/Pa/Amazônia/Brasil

            Mas, desses e-mails, o que mais nos interessa é um apelo do Piauí, da cidade de Picos. Quando eu governava o Estado, eu chamava Picos de São Paulo do Piauí. É onde mais se trabalha no Piauí, importante entreposto comercial e industrial. Este e-mail também é de ontem e é de Antônio Pereira Leite Neto, de Picos, Piauí.

Senador Mão Santa, uma cidade do porte de Picos está sofrendo com falta de energia e água. Isso está acontecendo todos os dias. É inadmissível o que está acontecendo. Cadê os governantes? Esperamos que providências sejam tomadas. Contamos com o nobre Senador.

            Então, fazemos um apelo ao nobre Ministro Edison Lobão, que é do nosso Partido, para que veja as precárias condições da Companhia Energética do Piauí. Que o Ministro Edison Lobão e os governantes do Piauí despertem, para atender essa gente que tem a missão de trabalhar, desenvolver e levar a riqueza para o Piauí. E que Picos continue sendo, vamos dizer, exemplo de trabalho e riqueza.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/11/2008 - Página 45676