Discurso durante a 228ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio ao comportamento de alguns prefeitos do Estado do Pará, que, por não terem sido reeleitos, estão atrasando o pagamento dos professores.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. EDUCAÇÃO.:
  • Repúdio ao comportamento de alguns prefeitos do Estado do Pará, que, por não terem sido reeleitos, estão atrasando o pagamento dos professores.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2008 - Página 48941
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REPUDIO, CONDUTA, PREFEITO, ESTADO DO PARA (PA), REPRESALIA, INSUCESSO, REELEIÇÃO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, ATRASO, PAGAMENTO, SALARIO, PROFESSOR, ENSINO PUBLICO, ANTECIPAÇÃO, ENCERRAMENTO, ANO LETIVO, IMPEDIMENTO, ESTUDANTE, CONCLUSÃO, PROGRAMA, CONTEUDO, DISCIPLINA ESCOLAR.
  • SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, EFICACIA, APLICAÇÃO, PUNIÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIO, ELDORADO DOS CARAJAS (PA), NOVO PROGRESSO (PA), ESTADO DO PARA (PA).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lamentavelmente, hoje volto a registrar neste Senado nosso repúdio ao comportamento de certos Prefeitos do Estado do Pará que, por não terem conseguido suas reeleições no último pleito, estão, como forma de vingança e castigo, atrasando o pagamento dos salários dos professores da rede pública municipal de ensino e, inacreditavelmente, estão ordenando o encerramento antecipado do ano letivo, fato que vem prejudicando toda a comunidade estudantil justamente por não ver cumprido o programa e conteúdo regular das disciplinas.

Não há outra forma de se denominar esse tipo de comportamento, Sr. Presidente, que não seja a de um “atentado terrorista contra o regime democrático e o Estado de direito”. É indispensável que providências enérgicas sejam tomadas contra políticos dessa natureza, que demonstram insensibilidade e agem de forma covarde e irresponsável, prejudicando a sociedade ou, então, ameaçando dilapidar o patrimônio público.

Hoje o nosso pedido de providências é para que os Ministérios Públicos Federal e Estadual adotem todas as providências necessárias com vistas à apuração de referidas irregularidades e punam, com rigor, os Prefeitos de Eldorado dos Carajás, que encerrou o ano letivo no dia 17 de novembro, e de Novo Progresso, que está castigando os professores e não está pagando a mensalidade dos professores.

Sr. Presidente, ante a importância do tema, solicito a V. Exª que seja inserido nos Anais da Casa este importante registro.

Muito obrigado, Sr. Presidente. Muito obrigado, Senador Tasso Jereissati.


Modelo1 4/24/2412:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2008 - Página 48941