Discurso durante a 228ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifesto voto de pesar falecimento da arquiteta Janete Costa.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Manifesto voto de pesar falecimento da arquiteta Janete Costa.
Publicação
Publicação no DSF de 03/12/2008 - Página 48964
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ARQUITETO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, CRIATIVIDADE, RELEVANCIA, TRABALHO, VALORIZAÇÃO, CULTURA, BRASIL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para tristeza minha, somente hoje tomei conhecimento do falecimento dessa extraordinária figura nordestina e nacional, que é Janete Costa.

Conheci a Janete, meu caro Senador Marco Maciel, na década de 70. A Janete abriu a arquitetura piauiense. Saímos da mesmice para o seu toque arrojado, ao lado do marido Acácio Gil Borsoi, no Governo Alberto Silva: na reforma do Hotel Piauí, depois Luxor Hotel; na reforma do Palácio Karnak; na construção do Tribunal de Justiça e, acima de tudo, ambientando e decorando residências e prédios públicos. O requintado gosto de Janete fazia uma diferença, e ela tomou conta do Nordeste. No Maranhão, com Epitácio Cafeteira, com Roseana Sarney, ela realizou obras marcantes. No Ceará, de Tasso Jereissati, também.

É lamentável uma perda prematura como a de Janete. Aos 76 anos, muito ainda poderia contribuir para Pernambuco.

Marco Maciel falou de Burle Marx, que certa vez disse que eram necessários cem anos para aparecer alguém com o dinamismo, a força e a criatividade de Janete. Não é um depoimento à toa, mas de um homem como Burle Marx, com quem ela teve vários trabalhos. Quero juntar-me não somente a Pernambuco, mas a todo o Brasil por este momento de luto para a arte brasileira. Janete foi ao Piauí, meu caro Marco Maciel, levado pelas mãos de um audacioso engenheiro que era Lourival Parente e, por seu intermédio, começou a valorizar a nossa cultura, os primitivistas piauienses, os artesãos que trabalhavam na madeira os santos e outras obras de arte.

Quero fazer este registro, juntando-me à dor de Pernambuco e do Brasil pela sua perda e fazendo votos que Acácio Borsoi continue a luta iniciada conjuntamente com Janete.

Muito obrigado.


Modelo1 10/5/248:46



Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/12/2008 - Página 48964