Discurso durante a 215ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pelo falecimento de João Negromonte Filho, Deputado Estadual de Pernambuco.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo falecimento de João Negromonte Filho, Deputado Estadual de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2008 - Página 45778
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DEPUTADO ESTADUAL, PROFESSOR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, HISTORIA, VIDA PUBLICA, LUTA, MELHORIA, REGIÃO, PESAMES, FAMILIA, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, CAMARA MUNICIPAL, MUNICIPIO, RECIFE (PE), NAZARE DA MATA (PE), PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM).

            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE . Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, na forma do disposto no Regimento Interno e de acordo com as tradições da Casa, requeremos as seguintes homenagens pelo falecimento do Deputado Estadual João Negromonte Filho, ocorrido no dia 16 de novembro na cidade de São Paulo, onde se submetia a tratamento médico: solicito seja inserido em Ata voto de profundo pesar; apresentação de condolência aos familiares, à Assembléia Legislativa de Pernambuco, à Câmara Municipal do Recife, à Câmara Municipal de Nazaré da Mata e ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

            Justificativa.

            Nascido em 16 de junho de 1948 na cidade de Vicência, no Estado de Pernambuco, o Deputado Estadual João Negromonte era Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco há 28 anos, tendo atuado em diversas empresas privadas. Ele foi também professor de Relações Públicas desde 1973, na Escola Superior de Relações Públicas.

            Sua trajetória política vem desde o movimento estudantil secundarista e, posteriormente, no movimento universitário. Aos 19 anos, ele foi eleito Vereador na cidade de Nazaré da Mata, sendo o mais jovem da cidade à época. Posteriormente, ele foi eleito Vereador na cidade do Recife por duas legislaturas e, depois, Deputado Estadual à Assembléia Legislativa do Estado, a Casa de Joaquim Nabuco, onde, como 1º Secretário por três vezes consecutivas - fato inédito na política pernambucana -, imprimiu uma gestão extremamente competente.

            Sua morte prematura deixa uma lacuna importante na vida política do meu Estado, Pernambuco, e um vazio para sua esposa Dona Vera Lúcia Vasconcelos Negromonte, para o Senador Jarbas Vasconcelos, que era cunhado do falecido, e para seus filhos, Carolina, Áurea e Gustavo - este, Vereador à Câmara Municipal de Recife, que segue as pegadas de seu pai no exercício da vereança no Recife.

            Portanto, Sr. Presidente, em face do exposto, solicito que a Mesa possa tomar, oportunamente, as providências requeridas com relação ao voto de pesar que acabo de apresentar.

            Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2008 - Página 45778