Discurso durante a 232ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da ida do Presidente Lula, amanhã, à cidade de Colinas do Tocantins, com o fim de inaugurar mais um trecho de 100 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. (como Líder)

Autor
João Ribeiro (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro da ida do Presidente Lula, amanhã, à cidade de Colinas do Tocantins, com o fim de inaugurar mais um trecho de 100 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2008 - Página 50419
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, VISITA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MUNICIPIO, ARAGUAIANA (MT), COLINAS DO TOCANTINS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), INICIO, VIDA PUBLICA, ORADOR, INAUGURAÇÃO, TRECHO, REDE FERROVIARIA, LIGAÇÃO, ESTADO DO PARA (PA), ESTADO DE GOIAS (GO), IMPORTANCIA, OBRAS, FERROVIA, REDUÇÃO, CUSTO, TRANSPORTE, PRODUÇÃO AGRICOLA, MINERIO, PRODUÇÃO INDUSTRIAL, REGISTRO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, PRIORIDADE, TRANSPORTE FERROVIARIO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Agradeço a gentileza do ilustre representante do Estado do Piauí nesta Casa, Senador Mão Santa, que preside a sessão neste momento.

Sr. Presidente, claro que eu não ficarei o resto da tarde, até porque eu sei que há outros colegas que desejam usar da palavra. A minha intenção nesta tarde é fazer um registro que considero de fundamental importância para o País e para o meu querido Estado do Tocantins, que, a exemplo de V. Exª, eu represento com muito orgulho aqui no Senado Federal e no Congresso Nacional. O mesmo ciúme que V. Exª tem do Piauí eu tenho do Tocantins.

Portanto, venho aqui para registrar, mais uma vez, a ida do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade de Colinas do Tocantins. O Presidente vai descer na cidade de Araguaína, onde fui Prefeito, aliás, onde fui Vereador e Prefeito e onde sempre tive uma votação muito grande quando me elegi Deputado Estadual, Deputado Federal duas vezes e Senador. É o meu berço político e é, portanto, a cidade que me deu quase tudo que tenho na vida, sobretudo filhos e uma história, especialmente uma história política, pois comecei como Vereador de Araguaína. O Presidente Lula vai descer amanhã na cidade de Araguaína, exatamente às 10 horas da manhã, no aeroporto local, para se deslocar para outra cidade, a 100 quilômetros de lá, para inaugurar mais um trecho de 100 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. São cem quilômetros da Ferrovia Norte-Sul.

Eu dizia agora ao Presidente Sarney, que estará na comitiva do Presidente Lula, assim como eu e o Senador Leomar, que esse é um fato extremamente importante para o Brasil e, sobretudo, para Tocantins. No momento em que o mundo vive esta crise econômica, no momento em que sabemos das dificuldades por que passam alguns Estados brasileiros, sobretudo o Estado de Santa Catarina, nós somos solidários, porque sabemos o quanto é difícil uma situação como a que viveram recentemente Santa Catarina e uma região do Rio de Janeiro. Vemos em algumas regiões do planeta as pessoas passarem por momentos de profunda dificuldade e desespero.

Nesse momento, vamos estar felizes e alegres porque vamos inaugurar mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul, de 100 quilômetros, com a plataforma multimodal na cidade de Colinas, no Tocantins. Lá nós estaremos, como eu disse, compondo a comitiva do Presidente, que vai inaugurar esse trecho dessa ferrovia preconizada, idealizada, pelo Presidente Sarney.

O Presidente Sarney, Senador Mão Santa, foi tão criticado pela imprensa nacional, quando defendia a construção da Ferrovia Norte-Sul, com palavras, com chavões quanto o foi Juscelino Kubitscheck quando iniciou a BR-153, com Bernardo Sayão. Então diziam que era a “rodovia do nada para lugar nenhum”, “a rodovia da onça”. Da Ferrovia Norte-Sul, também diziam isso, diziam que era “a ferrovia do nada para lugar nenhum”. O Presidente Sarney me confessou isso algumas vezes, já que nós estivemos juntos na inauguração do trecho da plataforma multimodal de Araguaína, que fica entre Araguaína e a cidade Babaçulândia, no Estado do Tocantins.

Então, todos nós ficamos muito orgulhosos de ver que o Presidente Lula, com referência, sobretudo, à Ferrovia Norte-Sul - daí a minha gratidão ao Presidente -, tem sido extremamente correto com o Estado do Tocantins, já que essa não é uma ferrovia apenas para a população tocantinense ou para a população do Maranhão ou do Pará, até porque existe um projeto para levá-la, a partir do Estado do Pará, para integrar a Bahia, no ramal que sairá da região de Barreiras, de Luiz Alves, e irá até, ao se integrar à Ferrovia Norte-Sul, depois de Gurupi, no Município de Alvorada, num projeto extremamente arrojado para o escoamento da produção de grãos e de alimentos dessa região da Bahia, que é muito grande.

A Ferrovia Norte-Sul, Presidente Mão Santa, amanhã recebe, portanto, a ilustre presença deste grande brasileiro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vai estar lá com a sua comitiva, com o Governador do Estado Marcelo Miranda, com o Secretariado, enfim, com os Prefeitos, todos os líderes da região - os eleitos e os que estão no cargo -, os Vice-Prefeitos, os Vereadores e a população nesse momento de festa, de comemoração da inauguração de um trecho muito importante. Alguém que está nos ouvindo pode dizer: “O Senador está falando da inauguração de 100 quilômetros de ferrovia”. Mas a construção de 100 quilômetros de ferrovia, além de ser muito cara, é muito importante. De 100 em 100 quilômetros, vamos chegar aos mais de 1,5 mil quilômetros da Ferrovia Norte-Sul - ou mais de 1 mil que ainda estão em fase de construção.

A Ferrovia Norte-Sul, Presidente Mão Santa, já está licitada até a cidade de Uruaçu, no Estado de Goiás. Está em fase de licitação, segundo as informações que a assessoria técnica do Ministério dos Transportes e da Valec me passou, até Anápolis, no Estado de Goiás. E, na última vez que fomos inaugurar esse trecho de Aguiarnópolis, no Tocantins, até Babaçulândia, foram mais de 100 quilômetros. Inauguramos a plataforma multimodal. Nessa viagem daqui para lá e no retorno, o Presidente Lula dizia a mim e ao Ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, que estará também amanhã na comitiva do Presidente - não sei quantos Ministros irão, ainda não consegui ter acesso a toda a comitiva do Presidente, mas sei do Ministro do meu Partido, o Ministro dos Transportes, já que a ferrovia está na sua Pasta e a Valec é subordinada ao Ministério dos Transportes, à Casa Civil -, e a outras autoridades presentes que pretende inaugurar a Ferrovia Norte-Sul até o final do seu mandato, toda ela completa até a Cidade de Anápolis, no Estado de Goiás, integrando, portanto, a Ferrovia Norte-Sul aos outros ramais ferroviários no restante do País.

Trata-se de uma obra extremamente importante. A obra caminha a passos largos, Sr. Presidente, e está indo muito bem, já que nós sabemos das dificuldades que existem em função da crise econômica que o País vive, que o mundo vive. Mas o Presidente Lula tem dito que ele está fazendo tudo, o possível e o impossível, todo esforço para que as obras do PAC não tenham solução de continuidade, ou seja, para que elas possam continuar dentro do seu cronograma e possamos inaugurar a Ferrovia Norte-Sul no final do ano de 2010, ainda com o Presidente Lula no seu mandato de Presidente da República, já que, no dia 1º de janeiro de 2011, ele passará o bastão para aquele que for o seu sucessor.

Portanto, o comunicado que eu queria fazer, Sr. Presidente, era exatamente esse. Não vou aqui hoje falar da importância da diferença que existe no frete, por tonelada, entre o ferroviário e o rodoviário, ou entre, também, aquele que é transportado pelas hidrovias. O preço do frete na hidrovia é mais barato ainda do que o preço do frete do que é transportado pela ferrovia. Na hidrovia ainda é mais barato.

Nós sabemos que fazer hidrovias não é fácil, tem o problema das eclusas, mas voltarei num outro dia para tratar desse assunto porque acho que é um assunto que o Brasil tem que discutir. Sabemos que a Transnordestina, que está sendo construída, também é prioridade. Há duas ferrovias prioritárias no Brasil neste momento, há outras que estão em fase de estudos e de licitação, mas sabemos que a Norte-Sul e a Transnordestina são as duas ferrovias com prioridade absoluta e constam do PAC como obras a serem executadas até o final do mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Receberemos amanhã o Presidente em Araguaína e, depois, em Colinas, no Tocantins, onde vamos brindar e comemorar a inauguração da Plataforma Multimodal da cidade de Colinas.

Colinas elegeu um Prefeito do Partido dos Trabalhadores, José Santana, que é um dos líderes mais importantes do Partido lá no Tocantins. É fundador, foi presidente várias vezes do Partido, Deputado Estadual, foi o segundo Deputado Federal mais votado. Não veio para o Congresso Nacional porque a coligação não lhe permitiu que fizesse sozinho o coeficiente eleitoral, já que o PT não se coligou nas eleições proporcionais da última eleição estadual. Mas foi eleito agora, com o meu apoio, Prefeito da cidade de Colinas e receberá, amanhã, juntamente com as demais autoridades, prefeito, líderes e o Governo do Estado, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

À população de Colinas e do Tocantins a minha homenagem por receber amanhã o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que vai inaugurar essa obra tão importante, que será, sem sombra de dúvida, a obra do século para a população tocantinense. Primeiro, foi a criação do Estado. Agora, é a Ferrovia Norte-Sul, que vai alavancar a economia, o progresso e o desenvolvimento da população tocantinense.

Eu não tenho dúvidas de que haverá um cinturão verde, Sr. Presidente, por toda a Ferrovia Norte-Sul, para se plantar arroz, soja, milho, feijão, além de promover o transporte do minério de ferro, a instalação de indústrias nos pátios multimodais que serão construídos ao longo da ferrovia, uma vez que ela está sendo construída nesse novo conceito de integrar os empresários, de integrar a produção ao transporte mais barato.

Era isso o que eu queria comunicar. Agradeço a V. Exª pela paciência. Não vou ficar a tarde toda, mas prometo voltar outra hora discutirmos mais de perto essas questões, já que sei que V. Exª briga muito por uma ferrovia que passará pelo Piauí e por aquela região. Nós já discutimos muito isso na Comissão de Infra-estrutura. Precisamos estar, sim - e o Senador Heráclito também -, na Comissão de Infra-Estrutura.

Acho que a ferrovia é, sem sombra de dúvida, a maior solução do problema de transporte no Brasil, porque é o mais barato, e nós podemos, realmente, conseguir melhorar a nossa produção, transportar por um frete mais barato e exportar para os países consumidores.

Essa é a minha fala. Vamos sempre tratar este assunto aqui na Casa porque é muito importante para o País e para todos nós.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2008 - Página 50419