Discurso durante a 232ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Manifestação sobre o pronunciamento do Senador Mão Santa, a respeito do desmatamento no sul do Piauí. Relato sobre a participação de S.Exa. ontem na festa da vitória, promovida pelo portal "180 graus", dirigido jornalista Helder Eugênio. Apelo ao Ministro Edison Lobão e ao Dr. José Antônio, Presidente da Eletrobrás, para que fiscalizem o que está ocorrendo na Cepisa do Piauí, tendo em vista a constante falta de energia elétrica no Estado.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Manifestação sobre o pronunciamento do Senador Mão Santa, a respeito do desmatamento no sul do Piauí. Relato sobre a participação de S.Exa. ontem na festa da vitória, promovida pelo portal "180 graus", dirigido jornalista Helder Eugênio. Apelo ao Ministro Edison Lobão e ao Dr. José Antônio, Presidente da Eletrobrás, para que fiscalizem o que está ocorrendo na Cepisa do Piauí, tendo em vista a constante falta de energia elétrica no Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 09/12/2008 - Página 50440
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • APOIO, PRONUNCIAMENTO, MÃO SANTA, SENADOR, DENUNCIA, VENDA, GOVERNO FEDERAL, TERRA PUBLICA, FLORESTA, ESTADO DO PIAUI (PI), EMPRESA, PRODUÇÃO, CARVÃO, CRITICA, DESMATAMENTO, REGIÃO.
  • REGISTRO, PRESENÇA, ORADOR, HOMENAGEM, CANDIDATO ELEITO, PREFEITO, ESTADO DO PIAUI (PI), PARTICIPAÇÃO, SENADOR, DEPUTADO FEDERAL, DEPUTADO ESTADUAL, VEREADOR, PREFEITURA.
  • REGISTRO, FALTA, ENERGIA ELETRICA, ESTADO DO PIAUI (PI), PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DO PIAUI S/A (CEPISA), AUSENCIA, INVESTIMENTO, MELHORIA, SISTEMA ELETRICO, SOLICITAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), PRESIDENTE, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), ANALISE, EMPRESA DE ENERGIA ELETRICA, DESRESPEITO, CONSUMIDOR, DIFICULDADE, INFORMAÇÕES, SERVIÇO, ATENDIMENTO, NECESSIDADE, AQUISIÇÃO, GERADOR, EDIFICIO, HOSPITAL.
  • CRITICA, TENTATIVA, REDUÇÃO, DELIBERAÇÃO, RECURSOS, PROJETO, BANCADA, OPOSIÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), REPUDIO, ALEGAÇÕES, GOVERNADOR, EMPENHO, OBTENÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, QUESTIONAMENTO, INICIATIVA, REFORMULAÇÃO, AEROPORTO, CAPITAL DE ESTADO, PROXIMIDADE, AÇOUGUE, SUPERIORIDADE, PRESENÇA, AVE, IMPOSSIBILIDADE, MANUTENÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, REGIÃO, NECESSIDADE, TRANSFERENCIA, LOCAL, PROTESTO, OMISSÃO, SITUAÇÃO, CENTRAIS ELETRICAS DO PIAUI S/A (CEPISA).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, Senador Mão Santa, eu quero me congratular com V. Exª sobre um tema que trouxe a esta tribuna hoje. Eu me deslocava para esta Casa e não tive oportunidade de participar do seu discurso, modéstia à parte, quando V. Exª repercutiu matéria publicada em jornal de Teresina sobre uma entrevista dada pelo Dr. Luzardo a respeito de uma região do Estado, que todos nós conhecemos, que, segundo ele, está prestes a virar carvão.

O pronunciamento de V. Exª foi corajoso, foi oportuno porque, enquanto esses fatos ocorrem no meu Estado, o que nós vemos são transações milionárias nebulosas envolvendo pessoas ligadas ao atual Governo. E V. Exª foi muito claro no seu pronunciamento, abordando este assunto. Mas eu voltarei, com a sua ajuda e o seu apoio, a trazer a esta Casa este assunto.

Eu quero fazer o registro da minha presença, ontem, num encontro bastante interessante que foi a festa da vitória promovida pelo portal 180graus, que é dirigido no Piauí pelo jornalista Helder Eugênio. Foi uma solenidade em que se reuniram vários Prefeitos eleitos, a imprensa, Senadores, Deputados Estaduais e Federais, Vereadores, inclusive um Vereador que foi eleito pelo PT de São Paulo, mas que é piauiense. Foi uma festa muito positiva. Estive lá. Não pude me demorar muito tempo. Ainda estou nessa minha recuperação lenta. Mas fiz questão de, como municipalista, participar daquela festa.

Quero me congratular com os que fazem o 180graus pela idéia magnífica de promover, através de reconhecimentos, a premiação de vários dos Prefeitos e de várias autoridades do mundo político do Piauí que se faziam presentes naquele ato.

Senador Mão Santa, ficamos aqui em Brasília e vamos somente ao nosso Estado nos fins de semana. Ontem, vi uma cena que me deixou bastante chocado. Moramos próximo, no bairro Ilhotas. Pensei que fosse um fato ligado apenas ao nosso bairro.

A energia elétrica faltou às 9 horas da manhã. Aliás, para ser preciso, faltou às 13 horas e só retornou às 21 horas; portanto, às 9 horas da noite. Hoje, às 9 horas da manhã, uma nova interrupção; essa, menor. Eu tive o cuidado de ligar para várias pessoas de outros bairros, e a situação é a mesma. É crítica e caótica a situação da nossa companhia energética. Os recursos não são injetados já faz algum tempo, mas algum tempo mesmo. Tenho a impressão, Senador Mão Santa, de que o último grande programa de investimento energético da Cepisa foi no seu Governo.

Eu me lembro - era Deputado Federal - que nós conseguimos a eletrificação rural da Serra do Quilombo. Lembra V. Exª, que beleza?! Eram 70 quilômetros àquela época. E aquilo ali foi o que viabilizou a grande produção de grãos que nós temos hoje, no Piauí, no cerrado piauiense. De lá para cá, só promessa. Só promessa e falácia. Porque, veja bem, a proteção e o apoio aos agricultores do Piauí são fundamentais, e a energia é o fator determinante. Eu me lembro de que nós éramos de Partidos diferentes, mas nós sempre trabalhamos em prol do Piauí de maneira conjunta.

Fomos à inauguração lá na Serra do Quilombo - subimos a serra. Não lembro - V. Exª tem a memória melhor do que a minha - se de lá para cá houve mais alguma inauguração, mais alguma extensão de energia elétrica no Estado do Piauí.

Promessa de luz para todos; escândalo com o programa Luz para Todos, a construtora envolvida. Eu não quero entrar muito no mérito, mas não é possível os investimentos não serem feitos em nosso Estado.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Heráclito Fortes, foi Deus que quis, mas todo mundo sabe que - eu não sei como - pensei em votar no João Vicente, em 94, no PTB, mas ele desistiu e eu acabei votando no PT. E mandaram que eu indicasse um nome para a companhia energética. E eu indiquei o irmão do Deputado João Marques. Logo no começo, Heráclito. Subi aquela Cepisa e não vi ninguém. Aí o diretor que nós tínhamos indicado me chamou para fazer como o Governador: pedir as emendas, as migalhas de emendas que nós temos. Eu olhei e perguntei: e o PCPR? Não, o Governador disse que não pode botar aqui. E as repartições? Não pagam! Então, eu antevi a falência. Ali estava o meu desânimo. Fiz a seguinte pergunta, Senador Heráclito Fortes... Estou fazendo este depoimento, porque esse caos foi antes; imagine no prédio, foi de manhã cedo à noite. Eu tive de ir para o apartamento do meu genro.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Ontem?

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - É. “Não tem elevador”. Foi, começou foi cedo.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Foi um absurdo!

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Eu tive que mudar de zona. Mas espere aí. Aí quando ele veio, eu fiquei calado. Eu tinha tido a experiência de ter governado e estudado mesmo, porque lembrei de Juscelino: energia e transporte. Então, não ia botar nenhum tostão de investimento do PCPR. Porque eu fazia era estimular o Município a botar. Nenhuma repartição pagava as contas. Entendeu? Todos os prédios públicos não pagam. Então, eu antevi essa falência. Depois, quando foi descoberto que havia mesada lá, eu quis sair do negócio. Daí, dessa tribuna, eu cutucava o José Dirceu, o Zé maligno, para ele tirar o meu indicado e eu sair fora. Depois, vieram os escândalos, que V. Exª sabe, da Gautama, da Luz para o Campo. E eu estou fora. E eu estive em Parnaíba também. O dia todo sem energia; é um caos que chegou. Por isso que nós não podemos apoiar. Agora, está aí: vamos nos unir para ver se a gente consegue resolver. Não tem mais Cristo, porque Cristo dizia: “Levanta-te, Lázaro!”. Mas vamos, com a força, com a fé e oração, soerguer, fazer uma forte união, para mostrar o caos que está o Piauí e soerguê-lo. V. Exª me desculpe.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Senador Mão Santa, eu aí me recordo da grande virada na energia do Piauí.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Não terminei, não. É que estou lendo o livro do Obama. Rapaz que gênio, que estudo! Ele diz o seguinte: “Que este país tenha menos advogado e mais engenheiro”. V. Exª se lembra da homenagem que nós fizemos aos engenheiros, aos agrônomos, aos arquitetos? Olha o que diz Obama! Aí eu perguntei lá, ao Diretor da época e ao Deputado João Marques: Quem são os amigos do Governador - engenheiro, para orientar? E eles me disseram: “Não, não tem, não”. Eu vi o caos que ia dar e que V. Exª está trazendo.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Eu quero dar um exemplo aqui para quem está nos ouvindo. V. Exª ganhou o governo, derrotando uma estrutura forte, e eu lembro que, seis meses depois, derrotados e vitoriosos - eu, derrotado, o Senador Hugo Napoleão derrotado, o Senador Freitas Neto -, nós fomos dar-lhe apoio moral numa visita que fizemos ao então Ministro do Planejamento, José Serra, para que pudesse ser feito o grande linhão de São João do Piauí a Eliseu Martins. Porque o que estava faltando no Piauí era exatamente a condução da energia para aquela área. De lá para cá, V. Exª viu ser feita mais alguma coisa? E V. Exª lembra como foi duro arrancar do Ministro Serra, num momento de economia suprema do Governo Fernando Henrique, aqueles recursos!

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - É a linha do cerrado.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Exatamente.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - São João-Eliseu Martins, 230 KW.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Duzentos e trinta! Exatamente.

Fazer política é isso. Os embates são feitos no período eleitoral. Não há essa carnificina que se tenta montar no Piauí, num momento como este, quando as liberações de recursos de quem faz oposição ao Governador não podem ser liberadas ou pelo menos eles tentam não liberá-las, porque o que se está prejudicando é o Estado do Piauí. Nós participamos - V. Exª me ajudou -, na quinta-feira, nas nossas poltronas aqui do Senado da República, e criamos um obstáculo para o Orçamento, para o crédito. Discutimos com a Senadora Roseana Sarney e com o Deputado Gilmar Machado a liberação de R$10 milhões para o TRT do Piauí. Pois veja que, no final de semana, o Governador anuncia esse recurso como um trabalho dele aqui em Brasília. Agora, virou corrupião, que se aproveita do ninho alheio. Não seria muito mais elegante, mais bonito o cidadão dizer: “Com o apoio da Bancada, eu quero dizer que também...”? Porque, desse caso, ele não participou bulhufas nenhuma. Ele tomou conhecimento disso pela imprensa. Como é que se pode acreditar num governante que usa de uma luta que travamos aqui na tribuna para defender o Estado que ele governa? Só falta, Senador Mão Santa - e falta pouco -, a escada magirus chegar lá e ele dizer que foi trabalho dele.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Mas ele tem de fazer nascerem as cinco hidrelétricas. Ontem, eu estive em Guadalupe e vi que, na única que temos, ele não fez nada - e está precisando de eclusas. Fui acompanhado do Deputado Júlio César. E os dois aeroportos internacionais. É disso que o povo quer saber.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Pois é. Aí, Senador Mão Santa, procuramos o Governador na sexta-feira. Ele estava onde? No Município de Ipiranga, brincando de inaugurar telefone, que hoje pertence à iniciativa privada. Mais uma vez, o espírito do corrupião baixa em S. Exª. Eu acho até que deve ir; é um benefício para o Estado, mas querer colocar como realização sua?! Nós participamos disso. Agora, procurei os requerimentos da época, em que pedimos à companhia telefônica - à empresa telefônica hoje - a inclusão, não só do Ipiranga, mas de vários Municípios. E fiz isso atendendo um apelo do Prefeito Antônio Moura Santos, recentemente falecido, e do ex-Prefeito Zé Maria. Vamos ser justos com essa gente. Não vamos passar uma borracha no passado nem diminuir o esforço que as pessoas fazem.

O Governador agora está distribuindo, Senador Mão Santa, lá pela burocracia, a reforma do aeroporto de Teresina.

(Interrupção do som.)

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Será o maior crime que se comete contra aquela capital. V. Exª imagine que é um remendo no atual aeroporto existente. A pista, nós não temos condições de ampliá-la; e o que é mais grave, aquele aeroporto está totalmente inviabilizado. As ruas ao seu redor, em sua grande maioria, têm pequenos açougues, granjas e abatedouros. É a maior concentração de urubu por metro quadrado que eu já vi na minha vida. Hoje, o aeroporto de Teresina, quando se olhava para o céu, na hora de decolar, estava repleto de urubus. Nós temos que tirar aquele aeroporto dali urgentemente. E, vejam bem, vamos trazer um projeto que não foi usado, mas que originalmente ia ser em Macapá. Não deu certo em Macapá e querem mandar para Teresina?! Um remendo? Para atender a empreiteiras? Paciência! É preciso respeito com o Estado do Piauí. Nós não podemos concordar com isso, Senador Mão Santa.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Mas é folclórica a situação lá, Heráclito. Ontem, ao pegar um avião com o Deputado Júlio César, vi uns foguetes e pensei que era comemoração do São Paulo. Não era. Era o negócio dos urubus.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Para espantar urubu.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Para eles saírem, tem de ter foguete.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Pois é. Vários aviões já foram acidentados. É uma brincadeira isso!

Senador João Pedro, Teresina, hoje, vive em pânico. Não há acidente grave em hospital, porque todos já estão com geradores próprios. Os edifícios são obrigados a ter gerador, pelo menos, para o elevador, a fim de evitar o pânico dos moradores. E não vejo o Governador bater a mão na mesa, ele que é tão amigo do Presidente Lula.

V. Exª foi a Teresina com o Presidente Lula, não foi? Nunca vi tanta intimidade, Senador João Pedro - achei até um pouco de desrespeito -, de um Governador com o Presidente da República. O Governador batia na barriga do Presidente para mostrar a intimidade. Eu queria que essa intimidade se transformasse em dinheiro para o Piauí. Não há um plano de investimento, de fortalecimento, para a energia elétrica do Estado.

Quero que, se nós estivermos aqui, Senador Mão Santa,...

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Mas o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é muito inteligente e perspicaz, porque, ainda no começo, ele chegou para mim e disse: “Mão Santa, ajude o meu menino”.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Disse-me a mesma coisa.

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - “O meu menino”. Ele definiu bem o Governador.

O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Disse-me a mesma coisa na casa do então Presidente do Senado, José Sarney. Eu até tomei um susto. Quem era o menino? Pensei que fosse algum parente, algum filho que tivesse ido aventurar a vida no Piauí. O menino era o Wellington. Imagino quando crescer. Digo isso com muita tristeza.

Aliás, o jornalista Zózimo Tavares, hoje, na sua coluna, faz um artigo editorial fantástico - não sei se V. Exª já teve tempo de ler -, dizendo que o PT não admite crítica. Amanhã, vão colocar dois ou três ventríloquos para falar mal de mim, porque estou fazendo este discurso aqui. Mas é um discurso de construção. E tanto é um discurso de construção, que quero fazer um apelo a duas pessoas: ao Ministro Edison Lobão, um homem muito ligado ao Piauí, sensível aos problemas daquele Estado, e também ao Dr. José Antônio. Não sei se V. Exª se lembra. José Antônio foi Presidente da Cepisa na administração Guilherme Melo. Foi quem fez a transição da Cepisa para o seu Governo. Hoje, é o Presidente da Eletrobrás. É um apelo para que eles examinem o que está acontecendo, que diabo de caveira de burro é essa que há na Cepisa do Piauí que está parada, estagnada e nada se faz. Eu queria fazer esse apelo ao Dr. José Antônio, que é um técnico brilhante, tem ligações com o Maranhão e o Piauí. É um nordestino mesmo, desses “cabras machos”, como a gente diz - embora seja pernambucano.

As queixas que fazem lá, Senador Mão Santa, é de que o Presidente da Cepisa não mora em Teresina. Estive olhando e parece-me que não é, na realidade, Presidente da Cepisa. Ele é Presidente de um pacote de empresas de energia que estão com dificuldade de caixa e que a Eletrobrás, numa política do Ministério de Minas e Energia, resolveu administrar de maneira unificada. De qualquer maneira, é preciso alguém respondendo pela empresa. Eu, ontem, Senador João Pedro, querendo informações, botei um funcionário meu, lá da minha casa, para ligar para a Cepisa, para tentar obter uma informação. E aí é uma palhaçada, é uma brincadeira. Liga-se do celular e ouve-se: “Este serviço não pode atender a telefonia móvel”. Liga-se do telefone fixo e também não atende, o telefone está fora do gancho. É um desrespeito ao consumidor, é um desrespeito ao cidadão. E ontem havia uma tristeza adicional: as pessoas querendo assistir ao jogo de futebol do seu time favorito. É o dia do descanso, o dia da semana que têm para descansar. Enquanto isso, o Governador ouvia um cantor que tem aí, parece que é um cantor moderno, lançado agora, Zé Augusto, que fazia um show privado para o Governador. É uma brincadeira, é um deboche, é uma palhaçada! Infelizmente, temos que trazer isso para esta tribuna, é o nosso dever, é a nossa obrigação.

Daí por que renovo aqui o meu apelo ao Ministro Edison Lobão e ao Dr. José Antônio, no sentido de que examinem o mais rápido possível o que está acontecendo na Cepisa no Estado do Piauí. Não é possível continuar assim. É um desrespeito.

Imaginem aquelas pessoas que têm produtos perecíveis nas suas residências, aquelas pessoas que, no comércio, têm nas suas geladeiras produtos que dependem de energia elétrica. Os prejuízos que estão sendo contabilizados. É preciso que olhemos de maneira mais determinada e positiva para essa faixa da nossa sociedade.

Daí por que encerro as minhas palavras fazendo um apelo para que essa caveira de burro, que vem azarando a Cepisa há tanto tempo, seja motivo de atenção por parte do Governo Federal.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 3/28/244:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/12/2008 - Página 50440