Discurso durante a 229ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a falta de segurança pública no Estado do Pará, especialmente no interior do Estado. Apelo em favor da demissão do Ministro da Previdência. (como Líder)

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL. POLITICA DE TRANSPORTES. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Preocupação com a falta de segurança pública no Estado do Pará, especialmente no interior do Estado. Apelo em favor da demissão do Ministro da Previdência. (como Líder)
Aparteantes
Arthur Virgílio, Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2008 - Página 49432
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL. POLITICA DE TRANSPORTES. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ELOGIO, MOBILIZAÇÃO, SENADO, LUTA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, MELHORIA, APOSENTADORIA, NECESSIDADE, AMPLIAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, ESPECIFICAÇÃO, DISTRITO FEDERAL (DF), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DO PARANA (PR), DEMONSTRAÇÃO, APOIO, APOSENTADO.
  • CRITICA, OMISSÃO, GOVERNO FEDERAL, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, APOSENTADO, ESPECIFICAÇÃO, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, REGISTRO, DESVIO, RECURSOS, PREVIDENCIA SOCIAL, REDUÇÃO, PAGAMENTO, APOSENTADORIA.
  • CRITICA, ATUAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), DIFICULDADE, ACORDO, SENADO, AUSENCIA, PROVIDENCIA, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, APOSENTADO.
  • COMENTARIO, DIFICULDADE, LICITAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, SANTAREM (PA), ESTADO DO PARA (PA), CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ALEGAÇÕES, SUPERFATURAMENTO, OBRAS, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), REGISTRO, PRESENÇA, VEREADOR.
  • CRITICA, OMISSÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), AUMENTO, VIOLENCIA, ASSALTO, HOMICIDIO, REGIÃO, REITERAÇÃO, COBRANÇA, PROVIDENCIA, GOVERNO ESTADUAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje lhe prometo que serei breve. Falamos muito ontem, fomos até às 6h30 e ainda não dormimos, mas por uma causa justa, uma causa que sensibiliza cada um de nós, uma causa que a todo momento somam-se mais Senadores e Senadoras, o que honra esta Casa e a mim também, por pertencer aos seus quadros, de estar aqui neste mandato, onde honrados Senadores ficam em vigília pedindo às autoridades que olhem para os aposentados e pensionistas deste País, que vivem hoje um drama em suas vidas, um drama em suas famílias, por não terem condição de vida, infelizmente.

Ontem, fizemos a terceira vigília. Agora, a nossa meta, passando, logicamente, Natal e Ano Novo, a nossa meta é irmos às ruas. Vamos às praças das grandes capitais. Vamos a São Paulo, vamos a Belo Horizonte, vamos ao Paraná, vamos às praças das grandes capitais, Sr. Presidente. Vamos fazer uma caminhada noturna, com velas nas mãos, até o Palácio do Planalto, para mostrar ao Presidente Lula que os aposentados já estão com velas nas mãos, prontinhos para irem à cova por falta de assistência do Governo Federal. Infelizmente, isto está acontecendo, Senador Heráclito Fortes. Obrigado por sua participação.

Presidente Alvaro, V. Exª que tem lutado pela situação dos aposentados do Aerus, causa que o Governo mostra a sua pura insensibilidade. Pura insensibilidade, Senador Alvaro, porque os direitos dos aposentados do Aerus estão adquiridos. São direitos adquiridos que têm que ser pagos, mas a insensibilidade do Governo diz para não pagar. Deixa que eles morram de fome. Não se interessa por eles, pois deles não precisa. E tem que se ir à Justiça. E V. Exª está tendo um trabalho digno e honrado de um grande Senador, de um Senador que olha para os pobres, que põe dentro do seu coração a sensibilidade e a dignidade de dizer “eu vou lutar porque estou vendo a necessidade deles; estou vendo que eles trabalharam a vida inteira e agora passam miséria, o que não deve acontecer.”

O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Permite V. Exª um aparte?

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Pois não. Ouço, com muita honra, o aparte de V. Exª.

O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Senador Mário Couto, V. Exª traz a esta tribuna um assunto que é inadmissível se imaginar - ou era inadmissível se imaginar que poderia acontecer num Governo de origem trabalhista. O Senador Alvaro Dias tem sido incansável na defesa do Aerus. S. Exª tem ido aos Ministros do STJ, tem procurado uma solução, já que se trata de um caso de humanismo, de humanidade, e o que se vê é um Governo totalmente blindado a uma questão que é justa. O Senador Alvaro Dias sabe, por exemplo, que se tem duas situações: é o Aerus/Varig e o Aerus/Vasp. O caso da Vasp é tão grave quanto porque foi administrado pelo liquidante, pelo interventor, indicado pelo próprio Governo e que deu prejuízo no seu período, fazendo investimentos inclusive de empréstimos à própria Vasp, descapitalizando o Fundo. Que culpa têm os servidores disto e qual é a segurança jurídica, Senador Mário Couto? O que se está cometendo neste caso é uma barbaridade, é um crime e, acima de tudo, uma insensatez. Daí por que eu me solidarizo com V. Exª. Venho acompanhando esse assunto já há algum tempo. Estive à frente da Comissão de Infra-Estrutura e promovi debates. A Drª Aparecida, que é do Aerus, tem me procurado; tenho tido contato com a Drª Graziela, que é Presidente do Sindicato, e V. Exª está coberto de razão. Não se admite um Governo que tem dinheiro para montadoras, tem dinheiro para as empreiteiras, tem dinheiro para banco, não ter dinheiro para resolver essa questão que é de extrema justiça. É um ato de piedade cristã. Muito obrigado.

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Obrigado, Senador Heráclito Fortes. V. Exª tem sido incansável nesta luta junto conosco.

O problema do Governo, Senador, é que o dinheiro dos aposentados está garantido. Eles recolheram, é o direito deles. Eles não estão pedindo que o Governo tire de algum lugar, não. Eles estão pedindo exatamente aquilo que eles, durante muito tempo de suas vidas, descontaram dos seus salários; e o Governo, sim, tira do Instituto e usa para outras tarefas.

Agora, Senador Alvaro Dias, esse Ministro da Previdência Social, minha Nossa Senhora de Nazaré! É muito fraco esse Ministro, Presidente. Presidente Lula, Ministro - se V. Exª está me ouvindo ou se tem algum assessor seu me ouvindo -, pelo amor de Deus, Ministro, renuncie ao seu mandato, renuncie ao seu cargo. V. Exª não tem capacidade, Ministro, para exercer a função de Ministro da Previdência Social. V. Exª não sabe nem o que veio dizer aqui no Senado, Ministro. É falta de capacidade mesmo, Ministro. V. Exª é muito fraco. Renuncie ao seu cargo! V. Exª está prejudicando a Nação com isto, em teimar em ficar no Ministério. V. Exª não tem condição de ser Ministro. Fraquinho, fraquinho, Senador Alvaro Dias. Fraquinho e ainda falta com a verdade, ainda falta com a verdade, Senador.

Senador, passamos uma noite intensa. Vou descer da tribuna me despedindo de V. Exª. Entrarei em tratamento de saúde a partir de amanhã. Volto depois do recesso. Quero dizer ao povo do meu Estado, aqui representado pelo Vereador Reginaldo Campos, da querida cidade de Santarém, que amamos tanto, que infelizmente já é a terceira licitação que fazem para a Santatém-Cuiabá. O Denit, até na licitação, até nas licitações, já superfatura, e o Tribunal vai lá e anula. Três licitações da BR 163 já foram anuladas.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Senador Mário Couto, V. Exª me permite um aparte?

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Vou lhe dar.

Infelizmente, o povo de Santarém sofrendo. Mas é uma cidade maravilhosa. Leve o nosso abraço fraterno com os dois companheiros que estão ao seu lado, que também são de Santarém. Não recordo os nomes, mas sei que é uma pessoa da imprensa. Leve os nossos abraços ao querido povo de Santarém. Estamos aqui rente, lutando, neste momento. Nesses meses, Vereador...

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - ...nós estamos lutando para que a Governadora se sensibilize e melhore a segurança no nosso Estado. Para V. Exª ter noção, a cada dia morrem três paraenses assassinados. A cada dia, Vereador, morrem três paraenses assassinados! E a Governadora não está nem aí. Outro dia, Senador Arthur, mortes e mortes, assaltos e assaltos no meu Estado, e ela foi passear na China. É impressionante a negligência da Governadora do Estado do Pará.

Com muita honra, ouço meu Líder.

O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Senador Mário Couto, V. Exª me disse ontem que, por razões muitos fortes - sua esposa aguarda a chegada de um filho seu -, V. Exª está antecipando seu recesso. Eu gostaria de, em nome da nossa bancada de tucanos, parabenizar V. Exª pela correção, pela bravura, pelo espírito público de sempre e dizer que V. Exª, a cada momento, cresce quando avaliamos a sua lealdade, quando avaliamos a sua dedicação ao partido, aos seus companheiros. Desejo à sua esposa todas as felicidades e à sua família e, portanto, a V. Exª. Conheço de perto todos vocês e sei que todos vocês merecem o melhor dos nossos sentimentos.

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Muito obrigado, Senador Arthur Virgílio. Saiba que, nos últimos tempos, Deus nos aproximou e eu agradeço a Deus por esta forte amizade que temos. Tenha a certeza absoluta de que eu fico muito honrado em poder ser seu amigo. Amigo de um homem de uma linha séria, um homem operoso, um homem capaz, como é V. Exª, um homem que tem muito carinho por cada companheiro. Gosto muito de V. Exª e tenho muito carinho por V. Exª. Peço a Deus que nos coloque muito tempo juntos.

Mas, descendo desta tribuna, Senador Alvaro Dias, quero dizer ao povo do Pará que não vamos, absolutamente, arredar um milímetro na questão da segurança. Haveremos sempre de lutar aqui, paraense. Nossa bandeira é a de melhorar a segurança em nosso Estado. Doa a quem doer, custe o que custar, haveremos de melhorar a segurança em nosso Estado.

Chegará o dia em que a Governadora vai reconhecer que o que estamos fazendo aqui desta tribuna não é perseguição, mas o nosso dever, nossa obrigação. Nossa obrigação é alertar a Governadora, não a estamos desprestigiando nem faltando-lhe com o respeito. Nada, absolutamente nada disso. Não queremos o pior para o nosso Estado. É nossa obrigação alertar a Governadora. Uma hora ela vai acordar, uma hora ela vai acordar e vai perceber que, em hipótese alguma, autoridade nenhuma tem o direito de abandonar a população como está abandonada a do meu Estado, principalmente no interior, onde os bandidos já chegam tomando o Município. Tomam-no por assalto, prendem o delegado, os policiais, assaltam os bancos, a população fica refém dos bandidos. Não existe isso em nenhum lugar do mundo, só no Estado do Pará!

Em nossa volta, no ano de 2009, vamos batalhar até que os paraenses possam viver em paz.

Muito obrigado, Senador Alvaro Dias.


Modelo1 4/20/245:53



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2008 - Página 49432