Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário da matéria publicada, hoje, no Jornal Folha de S.Paulo, sobre a situação dos produtores rurais.

Autor
Gilberto Goellner (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Gilberto Flávio Goellner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Comentário da matéria publicada, hoje, no Jornal Folha de S.Paulo, sobre a situação dos produtores rurais.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2008 - Página 45940
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, PRODUTOR RURAL, DIFICULDADE, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA, IMPEDIMENTO, CONCESSÃO, CREDITO AGRICOLA, INVESTIMENTO, PLANTIO, REGISTRO, DECLARAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), NECESSIDADE, PRIORIDADE, AGRICULTURA.
  • CONCLAMAÇÃO, ATENÇÃO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), ANALISE, SITUAÇÃO, AGRICULTURA, RESULTADO, CRISE, SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DE GOIAS (GO), BUSCA, SOLUÇÃO, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA AGRARIA.

            O SR. GILBERTO GOELLNER (DEM - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de ter aparteado o Senador Alvaro Dias, do Estado do Paraná, em relação ao seu pronunciamento sobre a falta de crédito para a agricultura brasileira.

            Eu gostaria de citar, rapidamente, uma matéria publicada hoje no jornal Folha de S.Paulo, no suplemento Dinheiro 1, às páginas B-1, B-3 e B-19, onde é feita uma ampla análise da conjuntura de crédito e da situação por que passam os produtores brasileiros, destacando, principalmente, a entrevista com o Governador Blairo Maggi e com o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. O Governador Blairo Maggi coloca a situação da agricultura numa situação como uma questão de estado.

            Com todas as medidas que já foram tomadas para a renegociação da dívida dos produtores, ainda persistem indecisões bancárias, ainda persiste dificuldade na renegociação. Assim, os produtores estão entrando em colapso, tendo suas máquinas apreendidas, tendo seus nomes incluídos no Serasa por prestações vencidas a menos de trinta dias, o que lhes impede a concessão de novos créditos. A dificuldade que o produtor terá então será recorrente. Se já estava ruim, agora ficará ainda pior.

            Então, eu gostaria de chamar a atenção do Governo para que o Ministério da Fazenda e o Ministério da Agricultura analisem a atual situação da agricultura e, principalmente, para que os dois Estados que o Ministro Stephanes cita como recorrentes da crise financeira, que são Mato Grosso e Goiás, recebam, então, um tratamento para uma solução definitiva dessa questão da renegociação das dívidas agrícolas.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2008 - Página 45940