Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimenta o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso pela brilhante palestra que pronunciou no Interlegis sobre o papel do Legislativo e os desafios do mundo contemporâneo.

Autor
Tião Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Afonso Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • Cumprimenta o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso pela brilhante palestra que pronunciou no Interlegis sobre o papel do Legislativo e os desafios do mundo contemporâneo.
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2008 - Página 45964
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • ELOGIO, CONFERENCIA, SENADO, AUTORIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANALISE, FUNÇÃO, LEGISLATIVO, REGISTRO, DEBATE, DESEQUILIBRIO, PODERES CONSTITUCIONAIS, HISTORIA, POLITICA PARTIDARIA, EVOLUÇÃO, DEMOCRACIA, BRASIL, SAUDAÇÃO, PRONUNCIAMENTO, QUALIDADE, CONSELHEIRO, REPUBLICA.

            O SR. TIÃO VIANA (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente Romeu Tuma, do mesmo modo que o Senador Arthur Virgílio, trago os cumprimentos ao ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso pela brilhante palestra que proferiu sobre o Legislativo e os desafios do mundo contemporâneo, quando discorreu, com absoluta autoridade e honestidade intelectual, sobre o tema, expôs a realidade do desequilíbrio entre Executivo, Legislativo e outros Poderes países afora, discorreu sobre o movimento partidário do Império até os dias atuais, sobre a República brasileira e a nossa democracia. Foi de uma honestidade intelectual exemplar, não querendo se sobrepor nem induzir qualquer manifestação de juízo de valor contra o que se pensa hoje ser esse lastimável maniqueísmo, Governo e Oposição, que não é bom para ninguém, e relevou, sobretudo, o valor do fortalecimento da instituição partidária como caminho de fortalecimento da Instituição Poder Legislativo. Ou seja, apontou-nos caminhos. Hoje, o Presidente Fernando Henrique agiu como grande conselheiro da República, na condição de ex-Presidente, o que julgo absolutamente virtuoso. E todos os Senadores e representantes públicos que ali estavam tiveram um grande aproveitamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2008 - Página 45964