Fala da Presidência durante a 217ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação ao Presidente da Coréia do Sul, Sr. Lee Myung-bak.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM.:
  • Saudação ao Presidente da Coréia do Sul, Sr. Lee Myung-bak.
Publicação
Publicação no DSF de 20/11/2008 - Página 46668
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, COREIA DO SUL, COMENTARIO, HISTORIA, PROGRESSO, POLITICA, CRIAÇÃO, CONSTITUIÇÃO ESTRANGEIRA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), RENDA PER CAPITA, POSSIBILIDADE, REDUÇÃO, EFEITO, CRISE, ECONOMIA INTERNACIONAL.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Agradeço a V. Exª, e, como dizia antes, quero saudar o Presidente Lee, da Coréia do Sul e dizer que S. Exª traz para o nosso País uma nova face da Coréia do Sul, não apenas do ponto de vista político, mas, também, do ponto de vista econômico.

            Os avanços políticos a partir da Constituição de 1948 atribuíram ao Presidente os poderes que, com o passar do tempo, principalmente depois dos anos oitenta, revestiram-se de características muito próximas àquelas das democracias clássicas ocidentais, com um relativo equilíbrio entre os três poderes e um alto grau de liberdade de imprensa.

         O atual Presidente que recebemos neste instante, para honra nossa, foi eleito pelo Grand National Party, em dezembro de 2007, e tomou posse em abril de 2008. Foi prefeito de Seul, capital, e, segundo suas propostas de campanha, promoveria, mediante reformas econômicas, um estilo empresarial de governança, o aumento drástico das taxas de crescimento econômico sul-coreano. E o Presidente vai me perdoar se estou falando nas promessas de campanha. Não é cobrança. (Risos.)

         Entretanto, devido à evolução desfavorável da conjuntura econômica internacional a partir da crise da economia norte-americana, alguns desses pontos ainda constituem um desafio que acreditamos será cumprido pelo Presidente Lee.

            Ao fazer essa saudação, quero assinalar a pujança do país presidido por V. Exª, que apresenta uma população de 49 (quarenta e nove) milhões de coreanos; uma renda per capita de US$20.000,00 (vinte mil dólares); e um crescimento do PIB, em 2007, de 5,0; constituindo-se, pois, num dos países emergentes, graças à sua alta tecnologia.

            Peço desculpa àqueles que acompanham o Presidente, porque não estão dispondo de tradução e, por isso mesmo, estão sem poder acompanhar o que eu nesta hora estou dizendo ao Presidente coreano.

            Neste instante, quero constituir uma comissão de Senadores para então deixarmos o Presidente após essa sua visita ao plenário, para honra nossa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/11/2008 - Página 46668