Discurso durante a 233ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à administração do Governador Ivo Cassol, do Estado de Rondônia. Enumeração de obras realizadas pelo referido Governo. Apelo em favor do fornecimento de energia elétrica para Distrito de Demarcação e o Distrito de Calama, em Rondônia, e pela votação da proposta de emenda à Constituição, que trata da questão dos servidores públicos de Rondônia.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA ENERGETICA. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Elogios à administração do Governador Ivo Cassol, do Estado de Rondônia. Enumeração de obras realizadas pelo referido Governo. Apelo em favor do fornecimento de energia elétrica para Distrito de Demarcação e o Distrito de Calama, em Rondônia, e pela votação da proposta de emenda à Constituição, que trata da questão dos servidores públicos de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2008 - Página 50523
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. POLITICA ENERGETICA. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • BALANÇO, GESTÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), ELOGIO, ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, ASFALTAMENTO, RODOVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIOS, AUXILIO, COMUNIDADE, RIO MADEIRA, COMPENSAÇÃO, CONSTRUÇÃO, USINA HIDROELETRICA.
  • SOLIDARIEDADE, COMUNIDADE, DISTRITO, ESTADO DE RONDONIA (RO), REIVINDICAÇÃO, ENERGIA ELETRICA, DIFICULDADE, ACESSO, DIRETORIA, CENTRAIS ELETRICAS DE RONDONIA S/A (CERON), MOTIVO, FEDERALIZAÇÃO, EMPRESA.
  • REPUDIO, PARALISAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, TRAMITAÇÃO, MATERIA, SOLUÇÃO, INJUSTIÇA, SITUAÇÃO, SERVIDOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), PERIODO, TERRITORIOS FEDERAIS.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, mais uma vez, venho à tribuna do Senado para relatar a maneira como vem governando o Estado de Rondônia o Governador Ivo Cassol: tem sido uma administração coroada de sucesso e de êxito. Aproveito a oportunidade para relatar aqui algumas obras que o Governador Ivo Cassol está fazendo para melhorar a qualidade de vida do povo do nosso Estado.

Estivemos, nesse fim de semana, na entrega da pavimentação asfáltica de uma rodovia entre o Município de Theobroma e o Município de Vale do Anari. O Governador entregou essa obra, que continua a ser executada, porque vai até o Município de Machadinho d’Oeste. Da mesma maneira, o Governador também está asfaltando a estrada que vai até o Município de Cujubim, ainda administrado pelo Partido dos Trabalhadores, e está ligando, pelo asfaltamento, a BR-421 ao Município de Buritis.

Portanto, Senador Camata - V. Exª tem raízes no nosso Estado, porque há muitos capixabas em Rondônia -, o Governador tem o desafio de ligar todos os Municípios à BR-364. Não vai ficar um Município do Estado de Rondônia sem ligação com o desenvolvimento, que é o asfalto. O Governador tem dado prioridade à pavimentação asfáltica do nosso Estado, à malha viária de Rondônia, e ainda ajuda também os Municípios do nosso Estado. Às vezes, algum prefeito tem dificuldades, algum litígio na divisa no Município, e o Governador, além de fazer seu dever de casa, ajuda os prefeitos municipais.

Nesse fim de semana, estivemos também no Município de Porto Velho, em dois Distritos: o Distrito de Demarcação e o Distrito de Calama. Sr. Presidente, em Rondônia, os ribeirinhos estão dando sua parcela - V. Exª conhece muito bem essa realidade, porque também deve haver ribeirinhos no seu Estado. Estamos construindo o Complexo do Madeira exatamente onde moram, onde vivem nossos ribeirinhos, e a maneira de compensá-los é oferecendo-lhes oportunidade, estrutura e condições para que eles possam sustentar seus familiares, suas famílias.

No fim de semana, entregamos dois tratores a estas duas comunidades: tanto ao Distrito de Demarcação quanto ao Distrito de Calama. Houve lá uma reivindicação, Sr. Presidente, muito justa por sinal: até hoje, nossos ribeirinhos sofrem com o problema da energia elétrica. Lá a energia, às vezes, ainda é obtida pelo motor, e eles passam por n dificuldades. A energia elétrica, em Rondônia, é federalizada e vem das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron).

Vim à tribuna hoje por que assumi um compromisso com a comunidade de Calama e com a comunidade de Demarcação. Estiveram conosco, nessa audiência, o Líder da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Marivaldo, e dois Pastores da Igreja Assembléia de Deus. O Clóvis esteve conosco em Demarcação, bem como o Antônio. Esteve conosco também o administrador de Calama, Antônio. Assumi o compromisso de que faria essa reivindicação desta tribuna. Não é possível mais, Senador Mesquita - também há muitos ribeirinhos no seu Estado -, permitirmos que aquelas comunidades dos ribeirinhos ainda tenham problemas com energia elétrica. Ainda não foi solucionado o problema de energia elétrica.

Hoje, qual é nosso maior problema? Antigamente, a diretoria das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) respondia pelo órgão em Porto Velho, mas, hoje, o seu Presidente mora no Rio de Janeiro! Vamos reclamar para quem? Os ribeirinhos vão reclamar para quem? Só se for para o Ministro, que está bem mais perto, em Brasília.

Então, esse é um contra-senso, e não posso permitir que o povo do meu Estado - esse que está contribuindo e vai contribuir com essa geração de energia, pois vamos gerar energia para o resto do País, não só para Rondônia - não tenha resolvido o problema de energia elétrica das suas comunidades. Assumi esse compromisso com a população. Não é obra do Governo do Estado, porque a companhia Ceron hoje é federalizada. É obra do Governo Federal.

Faço esse apelo, para que possamos resolver o problema dessas duas comunidades, tanto do Distrito de Demarcação quando do Distrito de Calama.

Sr. Presidente, aproveito ainda a oportunidade - tenho dito que, toda esta semana, vou falar sobre esse problema, que o Senador Papaléo conhece bem, pois, no seu Estado, ele foi resolvido - para tratar da questão dos servidores públicos de Rondônia. Há uma proposta de emenda à Constituição de autoria da Senadora Fátima Cleide que já foi votada no Senado, que já foi encaminhada para a Câmara dos Deputados e que, há dois anos, está paralisada naquela Casa, adormecida no gabinete ou nas gavetas do Presidente Arlindo Chinaglia. Aqui, há vários outros projetos. Inclusive, estamos fazendo vigília aqui por conta do projeto dos aposentados do Senador Paulo Paim, que também se encontra paralisado na Câmara dos Deputados.

Sei do esforço desta Mesa, sei do esforço do Presidente desta Casa, no sentido de que se votem os projetos que estão paralisados e adormecidos nas gavetas do Presidente Arlindo Chinaglia, mas não posso deixar de registrar aqui nossa indignação, a indignação dos servidores públicos de Rondônia. Já foi votada, Senador Paim, nesta Casa, a proposta de emenda à Constituição da Senadora Fátima Cleide. O Presidente da Câmara dos Deputados é do PT, é do partido de V. Exª, é o Deputado Arlindo Chinaglia. As maiores bancadas das duas Casas são a do PT e a do PMDB. Se quiserem dissolver o Congresso, dissolvem o Congresso.

Como é que não vamos votar e corrigir uma injustiça com os servidores públicos de Rondônia? O que está por trás de tudo isso? Será que é por que isso vai beneficiar mais o meu Estado, vai beneficiar mais o Governador Ivo Cassol? Será que é por que o Governador vai ter a possibilidade de fazer mais obras, o Governador vai investir mais em segurança pública, o Governador vai investir mais na nossa educação, o Governador vai investir mais na nossa agricultura, nas nossas estradas?

Isso não é possível! Não posso permitir nem aceitar isso.

Meu amigo capixaba, socorra os irmãos de V. Exª que moram em Rondônia! Ajude-nos com os Deputados do PMDB na Câmara dos Deputados, para que possamos ver, Senador Camata, esse projeto sendo votado, para que seja resgatada uma injustiça feita com os servidores públicos do Estado de Rondônia!

Muito obrigado.


Modelo1 12/12/242:39



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2008 - Página 50523