Discurso durante a 233ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro das seguintes matérias: "Lula fala demais", do jornalista Vinícius Torres Freire, e "Aposta arriscada", de Merval Pereira publicadas nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, respectivamente.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS. DIVIDA PUBLICA. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Registro das seguintes matérias: "Lula fala demais", do jornalista Vinícius Torres Freire, e "Aposta arriscada", de Merval Pereira publicadas nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 10/12/2008 - Página 50546
Assunto
Outros > BANCOS. DIVIDA PUBLICA. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, REUNIÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, DEBATE, PROPOSTA, AUTORIA, ORADOR, REFORMULAÇÃO, SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL, AUTONOMIA, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).
  • REGISTRO, ACORDO, REUNIÃO, LIDER, VOTAÇÃO, MATERIA, INCLUSÃO, PROJETO, BENEFICIO, COOPERATIVISMO, EXPECTATIVA, EXAME, PEDIDO, EMPRESTIMO, PREFEITURA, MUNICIPIO, CORUMBA (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS).
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANALISE, CRISE, ECONOMIA INTERNACIONAL, CRITICA, INCOMPETENCIA, GOVERNO BRASILEIRO, COMBATE, EFEITO, ECONOMIA NACIONAL, COMENTARIO, DEBATE, ASSUNTO, ANTONIO CARLOS JUNIOR, SENADOR.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é correto o que diz o Senador Romero Jucá. Eu não estive presente à reunião de Líderes porque eu estava preso - e com muita honra - a uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, em que se fazia a primeira parte de um seminário que discute projetos que, aliás, são de minha autoria, como o que propõe a reforma completa do Sistema Financeiro Nacional.

Hoje discutimos bastante, com o Dr. Henrique Levy e com o Professor Gonzaga Belluzzo, a autonomia do Banco Central. Foi um debate muito intenso. Fui representado na reunião pelo Vice-Líder Cícero Lucena, que se houve com a competência de sempre e fez com V. Exª e com a Liderança do Governo os acordos que cabiam.

Os acordos são precisamente esses relatados pelo Senador Romero Jucá: nós votarmos autoridades nesta semana, deixando para a próxima a decisão sobre o Tribunal de Contas da União e a Medida Provisória nº 443.

Após o destrancamento da pauta, Sr. Presidente, temos muitas reivindicações a fazer. Ouvi aqui o Senador Expedito, com muita justeza, falar no cooperativismo. Estou de acordo. O Senador Osmar Dias falou também. Estou de acordo. Mas gostaria muito de colocar como pedido também da Bancada do PSDB algo que muito de perto interessa à Senadora Marisa Serrano e ao Senador Valter Pereira, querido amigo. Queremos votar o empréstimo para Corumbá, que está pronto para ser votado.

No mais, Sr. Presidente, encerrando, o Senador Antonio Carlos Júnior vai falar, mas nós dois estamos apresentando um pedido de inserção nos Anais da Casa de dois artigos absolutamente memoráveis publicados na imprensa brasileira de hoje.

O primeiro é do Jornalista Merval Pereira, que analisa com muita clarividência a crise e a forma pouco consciente com que o Governo brasileiro a está enfrentando. O segundo, na linguagem contundente que o caracteriza, é um artigo do Jornalista Vinicius Torres Freire, da Folha de S.Paulo, também muito cáustico em relação à incapacidade de o Governo olhar com realismo uma crise que é avassaladora.

Na reunião, eu disse ao Senador Antonio Carlos, Sr. Presidente, que não havia lido os jornais. Viajei de noite para cá, não consegui dormir antes nem depois porque é uma viagem muito tormentosa esse vôo que vem da minha terra para cá, quando a opção é a madrugada. Não cheguei a ler jornal hoje, mas havia dito algo parecido no debate com os Professores Henrique Levy e Gonzaga Belluzzo. O Senador Mercadante disse: “Ah, porque o Presidente Lula tem 70% de avaliação”. E eu disse: Eu não estou discutindo isso. Não discuto se tem 70% ou se tem 97%. Não estou discutindo isso. Discuto que a mesma pesquisa diz que 78% dos brasileiros acreditam que, ano que vem, a vida melhorará, e isso não é verdade. Então há relação entre uma coisa e outra? Não sei. Também não é o que está interessando neste momento. Mas exatamente isso é tratado por Merval Pereira e por Vinicius Torres Freire com muita clarividência. Tanto que resolvemos, o Líder interino do DEM, Senador Antonio Carlos Júnior, e eu próprio, apresentar em conjunto o pedido a V. Exª de inserção nos Anais da Casa dessas duas matérias que me foram levadas pelo Senador Antonio Carlos Júnior e que merecem a leitura de todos os Senadores, merecem a atenção da Nação brasileira. Duas peças sobre as quais é efetivamente de se meditar, Sr. Presidente.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e o § 2º, do Regimento Interno)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

Lula fala demais”;

“Aposta arriscada”.


Modelo1 6/8/2410:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/12/2008 - Página 50546