Discurso durante a 234ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a situação do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, praticamente destruído pelas enchentes.

Autor
Raimundo Colombo (DEM - Democratas/SC)
Nome completo: João Raimundo Colombo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. ENSINO PROFISSIONALIZANTE. EXERCICIO PROFISSIONAL.:
  • Preocupação com a situação do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, praticamente destruído pelas enchentes.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2008 - Página 50694
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. ENSINO PROFISSIONALIZANTE. EXERCICIO PROFISSIONAL.
Indexação
  • GRAVIDADE, CALAMIDADE PUBLICA, INUNDAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, ITAJAI (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), DESTRUIÇÃO, PORTO, PERDA, PATRIMONIO, MAIORIA, POPULAÇÃO.
  • EXPECTATIVA, URGENCIA, APROVAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, DECISÃO TERMINATIVA, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, AUTORIA, ORADOR, AUTORIZAÇÃO, CRIAÇÃO, ESCOLA TECNICA FEDERAL, CONSTRUÇÃO NAVAL, MUNICIPIO, ITAJAI (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), APROVEITAMENTO, PROXIMIDADE, DIVERSIDADE, PORTO MARITIMO, QUALIFICAÇÃO, MÃO DE OBRA, AUXILIO, RECUPERAÇÃO, REGIÃO.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROPOSIÇÃO, TRAMITAÇÃO, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), REGULAMENTAÇÃO, REGULARIZAÇÃO, EXERCICIO PROFISSIONAL, ASSISTENTE SOCIAL, REGISTRO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente Gerson Camata.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o assunto que me traz hoje aqui é a cidade de Itajaí, no meu Estado. Itajaí é uma das mais antigas cidades de Santa Catarina, das mais tradicionais, das maiores e mais importantes e que, agora, foi extrema e gravemente atingida pelas enchentes. Oitenta por cento da cidade ficou alagada. O porto, sua atividade principal, foi praticamente destruído.

Isso tem tido um impacto muito forte na perspectiva de Itajaí. Seu povo é forte, saberá superar tudo isso, mas precisamos ajudar.

Itajaí, ao longo do tempo, desenvolveu seu porto, que é, hoje, o segundo maior e mais importante do Brasil, com maior número de movimento de cargas.

Esse processo todo da enchente fez com que a população ficasse um pouco entristecida, já que muita gente perdeu seu patrimônio. Percorremos várias vezes o local.

Apresentei à Comissão de Educação do Senado pedido para que fosse autorizada a implantação de uma escola técnica naval no Município de Itajaí. É claro que essa autorização não obriga o Governo a fazer, mas prioriza, aponta o caminha, mostra o que precisa e deve ser feito.

Itajaí tem renda per capita - esse é um levantamento de 2003 - de R$ 6.166,00, o que mostra que, mesmo sendo a cidade ou uma das cidades que mais cresceram em Santa Catarina, que maior desenvolvimento teve, que, nesse processo de exportação, teve sua importância potencializada, seu porto extremamente ampliado - as empresas acabaram indo para lá sediar sua matriz, como, por exemplo, a Perdigão e tantas outras -, mas, mesmo assim, a vida das pessoas melhorou pouco. Por isso, uma escola técnica teria o impacto de qualificar sua gente. O Senador Cristovam Buarque, aqui, abordava a importância dessa questão, e dou a ela exatamente essa dimensão.

Agora, já aprovado o projeto no Senado, onde teve sua tramitação concluída - tinha efeito terminativo na Comissão de Educação e, como não houve requisição para votação no plenário, o tempo venceu -, ele foi para a Câmara dos Deputados. Lá, recebeu o nº 3.918 e tem como Relator um catarinense ilustre, nosso amigo Deputado Federal Edinho Bez. Já falei com ele para possa dar ao projeto a celeridade possível, a fim de que possamos exigir do Governo uma ação imediata no sentido de que essa escola técnica possa ser, de fato, construída. A partir dali, poderemos qualificar as pessoas para este grande potencial do nosso mercado, que é o potencial naval, e aproveitar essa vocação, essa estrutura forte da comunidade de toda aquela região, porque ali temos não só o porto de Itajaí, mas o porto de Navegantes, o porto de São Francisco, o porto de Itapoá, e está saindo um outro porto, grande, na cidade de Joinville, pelo grupo Batistella; e ainda há o porto de Imbituba e o porto de Laguna.

Então, Santa Catarina tem esse grande potencial, e, com uma escola técnica qualificando e preparando as pessoas para desenvolverem esse potencial, ainda mais com uma comunidade pesqueira tão desenvolvida, estaremos aproveitando essa vantagem estratégica que a natureza dá a Santa Catarina, de tal forma a criar ali mais empregos, qualificar a população e melhorar a sua renda, melhorar, enfim, a vida das pessoas.

Essa é uma oportunidade que não podemos perder. É um momento importante, é uma ação forte, que vai, com certeza, ser aproveitada pelo povo catarinense e brasileiro, especialmente de Itajaí.

(A Presidência faz soar a campainha.)

O SR. RAIMUNDO COLOMBO (DEM - SC) - Quero me ater ao tempo, mas considero essa uma ação importante, que poderá, inclusive, sendo efetivada agora, ajudar no astral e na esperança do povo, que se recupera dessa questão.

E, ainda, só para concluir, Sr. Presidente, está tramitando na Comissão de Assuntos Sociais do Senado medida que regulariza e regulamenta a ação dos assistentes sociais, tão importantes neste momento. Estamos desenvolvendo ações para que seja votado. Já existe o parecer favorável da Senadora Serys. Com isso, poderemos votar rapidamente a matéria e trazer esse benefício a essa classe laboriosa, que presta um serviço extraordinário. Fui Secretário do Desenvolvimento Social do meu Estado, Santa Catarina, convivi com os assistentes sociais, e aprendi a admirá-los e respeitá-los muito. Eles, realmente, prestam um serviço fundamental, que, às vezes, não tem grande repercussão, não é reconhecido nas homenagens, mas que ajuda muito as pessoas a se erguerem, sobretudo em momentos difíceis, como esse por que Santa Catarina passa agora - e já passou em outras vezes.

A recuperação ali não é apenas da casa, do patrimônio, mas também do equilíbrio emocional, da força, da fé, da capacidade humana de superar todas as dificuldades. Por isso, o trabalho e a presença do assistente social são elementos fundamentais, e a regulamentação da matéria, o reconhecimento e o apoio ao trabalho deles, é o que podemos fazer por meio desse projeto de lei.

Agradeço-lhe, Sr. Presidente, pela oportunidade.


Modelo1 5/6/249:42



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2008 - Página 50694