Discurso durante a 234ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pelo fechamento do jornal A Tribuna da Imprensa, do jornalista Hélio Fernandes.

Autor
Paulo Duque (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RJ)
Nome completo: Paulo Hermínio Duque Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • Lamento pelo fechamento do jornal A Tribuna da Imprensa, do jornalista Hélio Fernandes.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2008 - Página 51174
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • COMENTARIO, INICIO, VIDA PUBLICA, ORADOR, SIMULTANEIDADE, JORNALISTA, FUNDADOR, JORNAL, TRIBUNA DA IMPRENSA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), APRESENTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, BUSCA, SOLUÇÃO, SITUAÇÃO FINANCEIRA, ELOGIO, INDEPENDENCIA, CONTRIBUIÇÃO, IMPRENSA, POLITICA NACIONAL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. PAULO DUQUE (PMDB - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente desta sessão Senador Francisco de Assis de Moraes, eu sou de um tempo - e vou revelar um segredo aqui - em que militei muito no antigo Partido Republicano do Rio de Janeiro. Naquela época, o jornalista Helio Fernandes, jovem ainda, ingressou também no Partido Republicano, fez parte da chapa de candidatos a vereador do Distrito Federal, e, pela primeira vez, foi candidato.

V. Exª sabia disso por acaso? Ele havia sido candidato pelo meu Partido na mesma chapa que eu.

Conheci-o nesta ocasião. Homem combativo, credenciado junto à Câmara Federal e sempre muito ligado ao ex-Governador Carlos Lacerda.

Um jornalista bravo, corajoso, sobretudo depois que adquiriu a Tribuna da Imprensa. Confesso que várias vezes sofri algumas remessas de estilingue de Helio Fernandes. E é por isso mesmo que, neste momento, fiz uma moção de solidariedade e enviei para o jornal Tribuna da Imprensa, porque reconheço o valor desse jornalista. Espero que ele tenha recebido isso.

Olha, talvez, o mais corajoso que tenha passado pela imprensa da cidade do Rio de Janeiro. Porque enfrentar as Organizações Globo, ter enfrentado o jornalista Roberto Marinho, não é brincadeira. E mais: ele não teve nenhuma dúvida em enfrentar, no jornal dele, o nosso antigo Antonio Carlos Magalhães, que era sabidamente um homem também corajoso e com poderes muito grandes na República, em várias épocas. Então, Helio Fernandes, por isso, merece a minha consideração e a minha admiração porque era um homem valente. E o valente sempre merece a nossa consideração e a nossa admiração.

Eu me associo às palavras de V. Exª. Acho que a lembrança de V. Exª é oportuna, justa e muito certa. Pode V. Exª estar seguro da certitude do seu procedimento, com o qual concordo plenamente . Gostaria até de assinar o que V. Exª vai remeter para o jornalista Helio Fernandes.

Muito obrigado.


Modelo1 4/29/244:24



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2008 - Página 51174