Discurso durante a 234ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Uma crise e muitos mitos", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 23 de outubro último. Registro da matéria intitulada "Construção civil reage e diz que não precisa de 'salvação'", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 23 de outubro último. Registro da Carta ao Leitor intitulada "Uma questão institucional", publicada na revista Veja, edição de 22 de outubro último.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Registro do artigo intitulado "Uma crise e muitos mitos", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 23 de outubro último. Registro da matéria intitulada "Construção civil reage e diz que não precisa de 'salvação'", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 23 de outubro último. Registro da Carta ao Leitor intitulada "Uma questão institucional", publicada na revista Veja, edição de 22 de outubro último.
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2008 - Página 51189
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, O ESTADO DE S.PAULO, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, DEPUTADO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), CRITICA, GREVE, POLICIA CIVIL, FALSIDADE, DADOS, DIVULGAÇÃO, GREVISTA, REFERENCIA, SITUAÇÃO, SALARIO, AMBITO ESTADUAL, COMENTARIO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE, ENTIDADE, CONSTRUÇÃO CIVIL, RECLAMAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), AUTORIZAÇÃO, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), AQUISIÇÃO, BANCOS, COBRANÇA, CREDITOS, SETOR, DENUNCIA, IMPUNIDADE, AGENTE, POLICIA FEDERAL, AGENCIA BRASILEIRA DE INTELIGENCIA (ABIN), IRREGULARIDADE, ESCUTA TELEFONICA, INEXATIDÃO, DEPOIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Uma crise e muitos mitos”, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo em sua edição de 23 de outubro de 2008.

O artigo do deputado estadual pelo PSDB (SP) Sidney Beraldo critica a greve da policia civil em São Paulo e destaca pontos divulgados pelos grevistas que o deputado afirma serem “mentirosos”. “"Há 14 anos não se dá reajuste para a polícia paulista." Falso. Desde 1995, o menor salário dos delegados subiu 215% ou 26% acima da inflação. Em dez anos, o total de salários pagos na segurança subiu 117%; o número de servidores cresceu menos de 13%. Os salários são altos? Não. Tudo o que o governo pode desejar é aumentá-los, em todas as áreas. Mas, para isso, depende da arrecadação. "São Paulo paga o pior salário do Brasil para a Polícia Civil." Falso. Essa idéia partiu de reportagens que se referiram aos salários de início de carreira, R$ 3.708, pagos a apenas 15 delegados de um total de 3.500."São Paulo é o Estado mais rico do país e deveria pagar os maiores salários." É um argumento que satisfaz o bom senso, mas violenta os fatos. A receita tributária disponível para o governo do Estado, quando se leva em conta o número de habitantes, é a décima do país. Em São Paulo, o governo federal arrecada 42% dos seus tributos, mas não transfere quase nada de volta, enquanto os Estados menos desenvolvidos recebem transferências elevadas.

Como segundo assunto, gostaria de fazer o registro da matéria intitulada “Construção civil reage e diz que não precisa de ''salvação''”, publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, em sua edição de 23 de outubro de 2008.

A matéria destaca que o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão, afirmou, ontem, na abertura do 80º Encontro Nacional da Indústria da Construção, em São Luís (MA), que pretende pressionar o governo federal para que seja revista a medida provisória que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa a adquirirem participações em instituições financeiras no País.

Segundo Simão, a MP vem na contramão de tudo o que a entidade vinha negociando com o governo federal. "Precisávamos de medidas de liberação de crédito a um juro mais baixo, para permitir o investimento nas empresas no setor ou fusões de companhias. Essa foi uma medida equivocada do governo federal, principalmente em um momento de insegurança e de incerteza. O governo ainda não me convenceu de que essa medida vai ajudar nosso setor. Por isso, farei o máximo para o governo rever essa medida", disse. Para ele, as empresas brasileiras "não precisam de salvação" e sim de maior oportunidade ao crédito.

            Em terceiro lugar, gostaria de registrar a Carta ao Leitor intitulada “Uma questão institucional”, publicada pela revista Veja em sua edição de 22 de outubro de 2008.

A Carta chama a atenção para a impunidade na esfera política e é uma chamada de página para a entrevista do deputado Marcelo Itagiba, presidente da CPI dos Grampos. “Em entrevista a VEJA, o presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba, do PMDB do Rio de Janeiro, diz não ter mais dúvidas de que agentes da Polícia Federal e da Abin usaram um esquema paralelo em suas investigações e com ele desenvolveram ações clandestinas. Itagiba afirma que, em seu depoimento à CPI, Paulo Lacerda mentiu aos deputados.”

            Sr. Presidente, para concluir, requeiro que as referidas matérias passem a integrar os Anais do Senado Federal.

 

********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR FLEXA RIBEIRO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Uma crise e muitos mitos”,

““Construção civil reage e diz que não precisa de ''salvação''””;

“Uma questão institucional”.


Modelo1 12/24/248:39



Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2008 - Página 51189